Skip to main content
search

A maneira como as pessoas se sentem pode estar diretamente relacionada às cores que predominam no ambiente. Isso é o que revelam alguns estudos sobre o tema, mostrando como as cores são capazes de influenciar nas emoções, sentimentos e desejos de cada um.

Se pensarmos em ambientes de relaxamento, como o quarto em que dormimos, por exemplo, o ideal é que a cor predominante seja clara, como um azul ou verde claro. Mas se pensarmos em energia, ânimo, criatividade e inspiração, nada como estarmos em um local alegre e cheio de vida, não é? 

Então, que tal conhecer alguns dos atrativos mais coloridos ao redor do mundo?

De belezas naturais a construções grandiosas, as cores dão um verdadeiro show nestes 6 pontos turísticos:

1. Caño Cristales – Colômbia

Não à toa, Caño Cristales é considerado por muitos o rio mais bonito do mundo. Suas águas, claras e limpas, apresenta cinco cores diferentes amarelo, azul, verde, vermelho e preto. Consegue imaginar um rio colorido?

Esse espetáculo da natureza acontece em razão de uma combinação de algas com minerais, além da presença de uma planta que só floresce nesse rio, a Macarenia Clavigera. Mas atenção: entre os meses de dezembro e maio, o Caño Cristales é um rio comum como qualquer outro. O efeito acontece de junho a novembro.

Caño Cristales - Colômbia

Foto: Mario Carvajal / Wikimedia Commons

2. Vinicunca – Peru

Rainbow Mountain, Montanha Arco-Íris, Montanha Colorida, Montaña de 7 Colores e Vinicunca (como é chamada pelos povos que vivem perto da montanha)… O nome pode até variar, mas se tem algo que é de comum acordo entre os visitantes é o quão preciosa é essa montanha.  

Segundo os moradores da região, a montanha era coberta por gelo e neve, que derreteram há não muito tempo, revelando essa atração. Suas cores, que variam entre marrom, turquesa, vermelho e dourado, acontecem devido à reação de vários minerais à água e ao oxigênio, o que não acontecia quando estavam protegidos pelo glacial.

A Vinicunca está em uma área de mineração e seria explorada em breve por uma empresa canadense. Porém, no ano de 2018, após protestos, o governo anulou a concessão à empresa e tornou a região um dos principais pontos turísticos do Peru, o que deu à comunidade a oportunidade de gerar renda com o aumento do turismo no local.  

Montanha Colorida - Peru

3. Bairro Bo-Kaap – África do Sul

Bo-Kaap, um dos bairros mais antigos de Cape Town, embora hoje seja um lugar alegre e colorido, é marcado por tristes histórias em seu passado. Seus primeiros ocupantes eram escravos trazidos das colônias holandesas do Sudeste Asiático e do subcontinente indiano e, posteriormente, imigrantes muçulmanos. 

Durante os anos do apartheid, o bairro era visto de forma muito negativa. Foi então que, no fim do regime, os moradores decidiram colorir as fachadas de suas casas como um símbolo da diversidade racial. Até hoje, quando querem mudar as cores, os vizinhos combinam entre si para não repetirem as cores.

Bairro Bo-Kaap na África do Sul

4. Miracle Garden – Dubai

O maior jardim de flores naturais do mundo fica em um local nada esperado: no meio do deserto. O Dubai Miracle Garden tem 72 mil metros quadrados e mais de 150 milhões de flores que formam arcos, mosaicos, túneis e cascatas. 

A cada temporada, são apresentadas novas atrações e atividades para todas as idades. Entre as mais procuradas pelo público estão o Airbus A380 da Emirates, o relógio de flores, o corredor de corações, a reprodução do Burj Khalifa e a Avenida da Disney. 

O maior jardim de flores do mundo

5. Mesquita Nasir-ol-molk – Irã

Todas as manhãs, quando os primeiros raios de luz atravessam os vitrais da Mesquita Nasir-ol-molk, também conhecida como Mesquita Rosa, em Shiraz, o salão principal fica inteiro iluminado com as cores do arco-íris. Um verdadeiro espetáculo de cores!

Importante reforçar que se trata de uma atração que acontece exclusivamente nas primeiras horas da manhã, por isso, se você chegar ao meio dia, por exemplo, não conseguirá contemplar esse show de luzes. Mesmo assim, com certeza não será um passeio perdido, já que, além dos tons vibrantes, o ambiente é rico em detalhes e adornos arquitetônicos. 

Mesquita Nasir-ol-molk no Irã

6. Pelourinho – Bahia, Brasil

Localizado no centro histórico de Salvador e declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, o Pelourinho é mundialmente conhecido pelas ladeiras de paralelepípedo, igrejas e construções barrocas cheias de cor que dão o maior charme às ruas.  

Além de uma verdadeira viagem ao passado, o Pelourinho ou Pelô, como é carinhosamente chamado, oferece aos seus visitantes o melhor da cultura, arte, música e gastronomia baiana: são diversas opções de bares, restaurantes, artesanatos, teatros, igrejas e museus como a Fundação Casa de Jorge Amado e a Igreja do Rosários dos Homens Pretos.

Pelourinho em Salvador - Bahia

Que tal esse tour cheio de cor?

Conhece alguma dessas atrações? Já visitou algum outro local super colorido que deveria entrar na lista? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Close Menu