Skip to main content
search

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí, embora ainda seja pouco popular para o turismo, é mundialmente famoso entre estudiosos e pesquisadores em razão da sua enorme quantidade de sítios com pinturas rupestres pré-históricas, que representa uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo.

Além de ter um importante valor histórico e cultural, a região também tem como atrativo belezas naturais exuberantes, como cânions profundos, vegetação verde mesmo em meio à caatinga, grutas e serras.

Se você nunca tinha escutado falar sobre esse destino ou não imagina tudo que pode encontrar por lá, confira 5 motivos para você conhecer o lugar:

1. Museu do Homem Americano

Localizado na sede da FUMDAM, Fundação Museu do Homem Americano, o museu foi criado justamente para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região. A exposição permanente reúne mais de 40 anos de pesquisas arqueológicas e mostra a evolução dos hominídeos e as teorias de povoamento da América, seguida da vida do Homo sapiens na região durante o Pleistoceno e o Holoceno.

Museu do Homem Americano, um destino pouco visitado, mas mundialmente conhecido

2. Visita Noturna à Pedra Furada

Imagine como seria visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara durante a noite! Isso é possível no Boqueirão da Pedra Furada, um lugar com grande concentração de pinturas rupestres. Durante a visita, que dura 40 minutos, há iluminação especial sobre os paredões, que permite uma visão privilegiada desses registros. Mas as luzes logo são desligadas para não prejudicarem o ambiente preservado e a vida silvestre.

Pedra Furada, um destino pouco visitado, mas mundialmente conhecido

3. Baixão das Andorinhas

Depois de uma pequena subida, você chega a um lugar com uma paisagem incrível. E, se for por volta das 17h30, você entenderá o porquê do nome. Todos os dias, ao entardecer, as andorinhas da região, geralmente em bando, descem aos abrigos dos cânions e fazem um espetáculo à parte para os visitantes que ainda podem contar com um lindo pôr do sol. 

Baixão das Andorinhas, um destino pouco visitado, mas mundialmente conhecido

4. Museu da Natureza

Recentemente inaugurado, o Museu da Natureza propõe ao visitante um passeio diferente pelo passado até chegar à contemporaneidade. Pensado para estimular todos os sentidos, uma narrativa é apresentada ao longo da exposição ao abordar o tema da criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e flora.

Museu da Natureza, um destino pouco visitado, mas mundialmente conhecido

5. Fábrica de Cerâmica

Uma oficina artesanal, que também funciona como loja, que produz peças de cerâmica com pinturas rupestres da Serra da Capivara. São objetos utilitários, de decoração ou para presentes. Quem passa por lá não resiste às peças super exclusivas e originais e leva consigo um pouco daquele lugar incrível, além, é claro, das recordações.


Créditos da foto: Site Cerâmica Serra da Capivara

Ficou com vontade de visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara? Clique aqui e fale com os nossos especialistas. Conte com o atendimento personalizado da Adventure Club para tirar suas dúvidas e saber mais sobre esse roteiro.

Deixe um comentário

Close Menu