Skip to main content
search

Não há dúvidas de que o turismo foi um dos segmentos mais impactados pela pandemia da Covid-19. Segundo informações do Sebrae, com base em dados da Organização Mundial do Turismo, o volume de viagens internacionais caiu mais de 70% em 2020. Depois desse levantamento, em outubro de 2020, países europeus enfrentaram a segunda onda, e as restrições intensificaram-se ainda mais. 

No entanto, dentro desse desafiador cenário, um ponto bastante positivo também merece destaque: o turismo foi o setor que mais se digitalizou para enfrentar as crises econômica e sanitária no país, reinventando-se para promover experiências ainda melhores considerando esse longo período em que estamos confinados. 

Segundo a 11ª edição da pesquisa O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 85% das empresas que atuam no turismo se digitalizaram. O número é superior à média geral, que é de 67%, e seis pontos percentuais acima do segundo colocado, que é o setor de pet shops.

Turismo na Pandemia, se reinventando

Tecnologia e boas práticas para um turismo seguro

Selo Turismo Responsável 

O Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável, um programa que define boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo devem estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). 

Retomada do Turismo 

A Retomada do Turismo é uma aliança nacional que reúne poder público, iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S, que inclui o Sesc, o Senai, o Sesi e o Sebrae, coordenada pelo Ministério do Turismo, para diminuir os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Parâmetros a serem seguidos para a Retomada do Turismo:

  • Considerar os protocolos de biossegurança para os prestadores de serviços turísticos, turistas e comunidades receptoras;
  • Incentivar a conduta responsável de cada indivíduo, como prevenção à disseminação da Covid-19;
  • Incentivar as viagens pelo Brasil, em especial as viagens a lazer, de forma responsável e segura;
  • Definir medidas para a retomada do turismo de negócios e eventos, como feiras e congressos e convenções; 
  • Adotar medidas para melhor distribuição de turistas pelo país, priorizando o turismo em áreas naturais.

Protocolo Safe & Clean 

O Protocolo Safe & Clean reúne um conjunto de procedimentos e medidas preventivas à Covid-19 elaborados pelos representantes da hotelaria do Circuito Elegante, a partir de ampla pesquisa sobre os protocolos técnicos e recomendações da OMS, Anvisa e as melhores práticas do setor turístico mundial. Dentre os diversos protocolos a serem seguidos, encontram-se: mais segurança nos processos de check-in e check-out; maior cuidado com a limpeza e higienização dos quartos; maior frequência na higienização das áreas comuns.

Confira quais são as tendências para as viagens pós-pandemia

Está claro que os hábitos e protocolos de higiene e segurança adquiridos durante a pandemia irão permanecer. No novo cenário, os viajantes, e consumidores de uma forma geral, querem se sentir mais seguros. 

Para isso, procedimentos que reduzem o contato pessoal se fazem mais do que necessários. Check in e check out por assistentes virtuais e pagamento sem a inserção de senhas e códigos, por exemplo, são bons exemplos da tecnologia sem contato, cada vez mais exigidas pelo consumidor. 

Pronto para retomar as viagens?

Qual o destino que você mais sonha em conhecer? Entre em contato com nossa equipe!

Deixe um comentário

Close Menu