Skip to main content
search

Para aqueles que amam se movimentar e estar em contato com a natureza, fazer trekking nas montanhas é uma das atividades que mais trazem bem-estar, autoconhecimento e sensação de completude. Mas para isso alguns pontos devem ser levados em consideração.

Se ao pensarmos em pequenas caminhadas já é necessário contar com um certo nível de planejamento, preparo físico e conhecimento do local, quando falamos em trekking nas montanhas esses cuidados devem ter uma atenção ainda mais especial. Vamos conferir algumas dicas?

3 dicas para um trekking nas montanhas seguro e bem aproveitado

1. Guia experiente e com bastante conhecimento local

Este, sem dúvidas, é um dos pontos-chave para uma boa experiência de trekking: escolher um guia experiente e que conheça bem o local. Dependendo do tamanho do grupo, é comum que mais de um guia faça o acompanhamento, pois, caso ocorra algum problema ou alguém precise ficar no meio do caminho, um fica e o outro segue.

Trekking em montanha deve sempre ser feito com guia

2. Vestuário e calçado adequados 

Além de estar na companhia de um guia que conheça bem a região, vestir-se com roupas e equipamentos adequados é outro ponto fundamental para um trekking em montanhas. O melhor sistema de proteção contra o frio e vento em montanhas é o de “camadas”, que consiste em vestir-se, normalmente, com três camadas de roupas – cada uma com uma finalidade.

3. Alimentação e hidratação: pontos fundamentais

Alimentar-se bem e ingerir bastante água durante a atividade – e também semanas antes –  é outro ponto fundamental para uma boa experiência de trekking. É preciso considerar o tempo e intensidade de trilha para avaliar a melhor alimentação, mas, em geral, a comida deve ser leve e calórica para garantir disposição e energia.

Quer exemplos do que levar? Os 4 melhores lanches para levar em uma trilha 

3 sugestões de roteiros de trekking nas montanhas

1. Trekking na Carretera Austral

A Carretera Austral, no sul do Chile, é considerada uma das estradas mais lindas do mundo. No nosso roteiro Trekking na Carretera Austral, a proposta é conhecer alguns dos seus principais atrativos em uma programação que mescla trekkings e ice trekking. 

Trekking nas montanhas: Carretera Austral

Todas as paisagens ao longo do caminho são deslumbrantes, mas alguns pontos merecem destaque, como o Cerro Castillo, o Glaciar Exploradores e as Capillas de Mármol – estas últimas, cartão-postal da região. Nível de dificuldade deste roteiro: moderado.

2. Trekking Los Glaciares

O extremo sul da Patagônia Argentina reserva algumas das belezas naturais mais magníficas da América do Sul. No nosso roteiro Trekking Los Glaciares, o ponto inicial é a cidade de El Calafate, porta de entrada para o majestoso Glaciar Perito Moreno. De lá, partimos para El Chaltén, principal destino de trekking da Argentina. 

Trekking nas montanhas: El Chaltén

Dentre os inúmeros trekkings disponíveis a partir dessa pequena cidade, faremos o famoso Trekking Laguna de Los Tres, que nos conduz ao pé do fabuloso Monte Fitz Roy, o Trekking base do Cerro Torre, em que caminhamos até a belíssima Laguna Torre, e o Trekking Laguna del Desierto, uma caminhada mais tranquila. Nível de dificuldade deste roteiro: moderado/difícil.

3. Trekking nos Alpes Julianos

A Eslovênia é um dos menores e mais belos países da Europa. Com lagos de águas transparentes, cavernas, reservas florestais e montanhas, é um destino muito indicado para quem gosta de trekking e contato profundo com a natureza. 

Trekking nas montanhas: Eslovênia

No nosso roteiro Trekking nos Alpes Julianos, fazemos belas caminhadas na fronteira norte com a Áustria e nas principais trilhas do Parque Nacional Triglav, o único parque nacional do país. Além dos trekkings – em média, caminha-se cerca de 12km por dia –, há a oportunidade de fazer o famoso rafting no Rio Soca. Nível de dificuldade deste roteiro: moderado.

3. Trekking nas Dolomitas

Situada no norte da Itália, a cidade de Cortina d’Ampezzo é a base para conhecer uma das formações rochosas mais exóticas do mundo: as Dolomitas.

Trekking nas Dolomitas, Itália

De beleza ímpar e com centenas de opções de trilhas, hikings, travessias, escaladas, vias ferratas e excelentes locais para pedalar, as Dolomitas surpreendem qualquer pessoa com espírito aventureiro, com a vantagem de ficar hospedado em um dos lugares mais encantadores da Itália.

Pontos principais do nosso roteiro de Trekking nas Dolomitas: Cortina d’Ampezzo, Selva di Cadore, Lavaredo, Monte Cristallo, Croda da Lago, Lago Misurina, Passo Giao e Ferrata dell’ Averau.

Já fez algum desses trekkings? Tem vontade de fazer?

Para mais informações ou outras sugestões de roteiros, entre em contato com a nossa equipe. Somos especialistas em destinos de natureza e temos programações que atendem a todos os públicos; de todas as idades e perfis.

Parceria Adventure Club e Mundo Terra

A Adventure Club é parceira da Mundo Terra, loja brasileira referência em artigos esportivos. Lá, você irá encontrar tudo que precisa para trekking e outras atividades na natureza. Todos os nossos clientes contam com benefícios exclusivos para adquirir produtos nas lojas físicas ou online. 

Deixe um comentário

Close Menu