Skip to main content
search

O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí, reúne o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas. Criado em 1979 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991, o parque tem como principal porta de entrada o município de São Raimundo Nonato. 

O surgimento e a importância do Parque Nacional Serra da Capivara 

O surgimento do Parque Nacional Serra da Capivara remonta à década de 70, quando a arqueóloga Niède Guidon chegou à região e revolucionou o que até então se sabia sobre a presença humana no continente americano.

Após anos de pesquisas e escavações, a arqueóloga e sua equipe encontraram vestígios que confirmam que os nossos antepassados viveram na região há mais de 50 mil anos, contrariando a teoria de que teriam chegado ao continente americano há aproximadamente 14 mil anos.

Serra da Capivara, no Piauí

Como chegar na Serra da Capivara? 

Para visitantes que partem de estados mais distantes, a maneira mais comum de chegar à Serra da Capivara é aterrissar na capital Teresina ou em Petrolina e, dessas cidades, deslocar-se para São Raimundo Nonato, a principal porta de entrada para o parque. Teresina está a pouco mais de 500 km de São Raimundo, e Petrolina, a aproximadamente 300 km. 

Outra opção é chegar diretamente a São Raimundo Nonato. O município inaugurou um aeroporto que já conta com voos operados pela companhia aérea Azul. As aeronaves são menores e os voos têm um custo mais alto que as rotas tradicionais, mas a viagem é mais rápida e menos cansativa. 

Para visitar o parque e conhecer seus atrativos, é necessário estar na companhia de um guia. A Adventure Club trabalha em conjunto com grandes operadores e especialistas locais, tornando sua viagem confortável e enriquecedora.

Viagem para a Serra da Capivara com a Adventure Club

Confira os nossos roteiros para a Serra da Capivara

Qual a melhor época para viajar para a Serra da Capivara?

Antes de planejar a sua viagem à Serra da Capivara, é importante saber que a região apresenta duas estações distintas e bem definidas: a de seca e a de chuvas. 

A de seca, localmente conhecida como “verão”, ocorre entre os meses de maio e novembro. Esse costuma ser o período preferido entre os viajantes, pois os dias são melhor aproveitados embora o sol forte contribua para aumentar a sensação de calor. A vegetação é variada e colorida, com cores quentes e tons terrosos. 

A época de chuvas, conhecida na região como “inverno”, acontece entre os meses de dezembro e abril. Em pouquíssimo tempo, o que era seco ganha vida. A vegetação nesse período é tomada por folhas, tornando o ambiente mais sombreado para as caminhadas, e o cenário fica predominantemente verde. 

O que fazer na Serra da Capivara? 

Com uma área de aproximadamente 130.000 hectares, há muito o que fazer e conhecer na Serra da Capivara. Confira a seguir alguns dos principais atrativos!

1. O maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil

Sem dúvidas, o principal atrativo e motivo pelo qual chegam visitantes, pesquisadores e historiadores ao Parque Nacional Serra da Capivara são os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres presentes no local.

Pinturas Rupestres na Serra da Capivara

O passeio normalmente começa pelo Desfiladeiro da Capivara, o primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito, é possível visitar vários sítios arqueológicos para observar as pinturas rupestres. 

Alguns pontos importantes deste circuito são a Toca da Entrada do Pajaú, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram na região, e a Toca do Paraguaio, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde, após uma escavação, foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. 

A programação segue com visita a outros circuitos, como Serra Branca e Sítio do Meio, chegando ao Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque. Além dos sítios arqueológicos, lá se encontra a famosa Pedra Furada, monumento geológico e cartão-postal do parque.

Pedra Furada, na Serra da Capivara

É imperdível fazer o passeio noturno ao Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). 

Confira o Diário de Bordo da nossa diretora, Eliane Leite: Serra da Capivara: uma surpresa além do esperado

2. Belezas naturais que não ficam para trás

Além dos tesouros históricos e arqueológicos, o Parque Nacional Serra da Capivara impressiona seus visitantes com as suas belezas naturais. A região é repleta de vales, montanhas, cânions, cavernas e fauna e flora típicas da Caatinga. 

Belezas naturais da Serra da Capivara

Alguns locais com grande destaque são a Pedra Furada, citada aqui anteriormente, a Toca do Pedro Rodrigues, que oferece uma vista panorâmica belíssima, e o Baixão das Andorinhas, de onde o visitante é contemplado com uma bela vista de um cânion e tem a oportunidade de ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza.

Leia também: Trilhas na Serra da Capivara para desbravar tesouros arqueológicos e naturais 

3. Fauna e flora típicas do bioma Caatinga

A Serra da Capivara está inserida em uma região de bioma Caatinga, cujas principais características são clima semiárido, temperaturas elevadas e vegetação rasteira.

Algumas das plantas mais comumente encontradas no bioma são mandacaru, jurema-preta, barbatimão, aroeira, angico e carnaúba. Já em relação à fauna, é possível encontrar capivaras, cotias, tamanduás, gaviões, mocós e outras espécies de animais importantes para o ecossistema local, além de uma grande diversidade de pássaros. 

Para conhecer a fauna e a flora da Serra da Capivara de uma forma muito especial, é imperdível visitar o Museu da Natureza, uma exposição que mostra a criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e da flora, resultando no que temos no momento atual.

4. Museu do Homem Americano

O Museu do Homem Americano tem como propósito divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na Serra da Capivara. 

A exposição apresenta os resultados de mais de quatro décadas de pesquisas realizadas na região do parque, começando com uma visão da evolução dos hominídeos e a amostra das teorias sobre o povoamento da América. Em seguida, são abordados aspectos da vida do Homo sapiens na região durante o Pleistoceno e o Holoceno. 

Seguindo o percurso, o visitante conhece a história da escavação arqueológica do sítio do Boqueirão da Pedra Furada, que revelou a presença humana na região desde o Pleistoceno. 

No mezanino, são exibidos instrumentos pré-históricos, esqueletos e urnas funerárias. Nas últimas salas, são apresentados os ossos, as imagens desenhadas e a descrição da megafauna que viveu na região. Para encerrar, a exposição traz amostras da biodiversidade atual. 

Confira os nossos roteiros para a Serra da Capivara

5. Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara

A Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara é um projeto idealizado pela arqueóloga Niède Guidon como alternativa de trabalho e fonte de renda para as famílias da região. Hoje, os produtos são comercializados em grandes lojas do Brasil como Tok&Stok e Etna e exportados para países como Itália, Espanha e Estados Unidos.

Cerâmica da Serra da Capivara

Os visitantes podem visitar o local, que está situado no povoado Barreirinho, e adquirir canecas, pratos, copos, porta-incenso e diversos outros produtos feitos artesanalmente e inspirados nas pinturas rupestres. Ótima oportunidade para levar para casa uma peça cheia de personalidade e apoiar a cultura local. 

O que levar na mala em uma viagem à Serra da Capivara? 

De forma geral, alguns itens são indispensáveis em uma viagem para a Serra da Capivara, como: 

  • Roupas leves e confortáveis
  • Calçados confortáveis e, de preferência, específicos para caminhadas, como botas de trekking
  • Chapéu ou boné para proteger o rosto e a cabeça do sol forte
  • Protetor solar 
  • Repelente de insetos

Agora que você descobriu (quase) tudo que precisa saber sobre a Serra da Capivara, no Piauí, deve ter ficado com vontade de viajar para lá, certo?

Se sim, conte com a Adventure Club para planejar essa viagem! Nossos roteiros são feitos em parceria com grandes especialistas e parceiros locais. Fale com a nossa equipe e confira mais informações e detalhes dos nossos roteiros para a Serra da Capivara.

Deixe um comentário

Close Menu