Skip to main content
search

Visitar a maior planície alagada o mundo é a certeza de se deparar com cenários de tirar o fôlego e uma fauna tão rica que no primeiro piscar de olhos, podemos perder animais só encontrados por ali.

Com mais de 150 mil quilômetros quadrados, a planície aluvial já é tema recorrente do nosso blog, mas você sabe qual é a melhor época para visitar o Pantanal e conhecer todas as suas curiosidades?

Por isso, antes mesmo de comprar as passagens e escolher as atividades que vai realizar por lá, é preciso que você entenda uma coisa: o Pantanal muda de cenário conforme a estação. Por isso, a paisagem no período de seca pode ser bem diferente da que você encontra durante as cheias.

Como eu costumo dizer, não há um período certo ou errado para ir ao Pantanal, o que existe é o tempo ideal para que você aproveite o que mais tem vontade. Quer saber como? Eu posso te ajudar!

Período de seca

Quando a chuva cessa o volume do rio diminui e esse é o melhor momento para avistar os animais presentes na região. Para se ter uma ideia, existem 113 espécies de répteis, 463 de aves e 132 espécies de mamíferos na região. Não é à toa que o Pantanal é um dos biomas mais completos do País.

Durante os meses de maio, agosto e setembro, os mamíferos saem em busca de alimentos, já as aves estão no período de acasalamento e é mais fácil vê-las. Por isso, quem gosta de fazer caminhadas ecológicas, safaris fotográficos ou até mesmo focagem (ideal para ver os animais de hábito noturno), esse é o momento ideal para visitar esse santuário ecológico.

Além disso, quem escolhe o tempo de seca se surpreenderá com outro momento mágico, a florada dos ipês, que enchem a paisagem e as deixam com um colorido entre rosa e amarelo. Garanto que é lindo, e único!

Período de chuva

No entanto, quem quer aproveitar ao máximo a maior planície alagada do mundo deve escolher os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março ou abril. Nessa época, as plantas ganham uma cor especial e se enchem de vida, é como se a vegetação pudesse conversar alegremente.

É nesse momento que jacarés, patos e cegonhas aparecem nas terras com menos elevação em busca dos peixes que ficam presos por ali. As plantas aquáticas, como a Vitória Regia, podem ser vistas em seu esplendor e os turistas podem aproveitar os passeios de barcos e chalanas, ideais para quem quer explorar a vida aquática da região.

Agora que você já sabe qual a melhor época para você visitar o Pantanal, acesse o site da Adventure Club e escolha o roteiro com o qual mais se identifica.

2 Comentários

  • Monica Altieri rosa disse:

    Olá
    Poderia me ajudar informando a melhor época para se conhecer o Pantanal?
    As diferenças entre a época das chuvas e estiagem para se fazer turismo …
    No aguardo
    Monica e Milton

Deixe um comentário

Close Menu