Skip to main content
search

O Bioma de savana estépica é um dos destinos mais procurados por aventureiros que curtem o contato constante com a natureza e a possibilidade de avistar uma grande quantidade de animais em um só lugar.

Conheça 4 projetos que atuam em prol da conservação do Pantanal

Curiosidades surpreendestes sobre o Pantanal que você nem imaginava

Com temperaturas que variam de 32ºC no verão e 21ºC no inverno, o Pantanal tem mais de 60% de sua extensão no estado do Mato Grosso do Sul e é uma das planícies mais extensas de todo o mundo.  Mas as curiosidades a respeito dessa área deslumbrante são tantas, que não há um único turista que não saia dali boquiaberto com a quantidade de conhecimento que adquire.

Pensando nisso, decidimos registrar 6 curiosidades que te ajudarão a entender um pouco o fascínio de quem navega pelas águas do Pantanal.

Volume de água

Na época da cheia, mais de 80% da extensão pantaneira é inundada. Se fizer um comparativo, é como se Portugal, Holanda, Suíça e Bélgica ficassem completamente submersas. Grande parte dessa água vem do Rio Paraguai, que despeja por dia mais de 178 bilhões de litros no Pantanal.

Fauna e Flora

Na região foram catalogadas 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas, o que torna o Pantanal um dos locais com a maior diversidade vegetal de todo o mundo.

Quanto às espécies de animais, o número também impressiona: 6.656 aves, 53 anfíbios, 325 peixes, 98 répteis e 159 mamíferos. Com isso, a região do Pantanal possui, sozinha, um número maior de espécies de peixes do que todo o continente europeu.

O maior morcego das Américas

Entre os animais, o Pantanal conta com o maior morcego de todo o continente americano. O mamífero chega a um metro de envergadura e pode pesar até 250 gramas.

A grandeza do Tuiuiú

A ave símbolo do Pantanal mede nada menos do que 1 metro e 60 centímetros de uma ponta a outra de suas asas. Também conhecido como Jaburu, ele é o pássaro mais associado à paisagem, já que costuma se exibir com graça para os turistas.

Tuiuiú - A ave símbolo do Pantanal

A serpente pantaneira 

Atrás apenas da Piton Real, a Sucuri pantaneira já foi protagonista de filme de terror por conta de seu tamanho – são mais de 9 metros de comprimento. O que muita gente não sabe é que a maior parte de sua alimentação é de peixes regionais.

O maior peixe da região

O maior peixe da região pode chegar aos impressionantes 12 quilos e 1,5 metros de comprimento. Trata-se de uma espécie chamada Jaú.

Ficou curioso para conhecer toda essa diversidade? Acesse a Adventure Club e encontre roteiros feitos especialmente para quem quer explorar essa região.

Deixe um comentário

Close Menu