Skip to main content
search

Planejar uma viagem do zero, para algumas pessoas, pode ser um desafio. Montar o roteiro, comprar as passagens e escolher as hospedagens são algumas das etapas que os viajantes precisam considerar antes de embarcar. 

No entanto, com um checklist em mãos, a organização fica muito mais fácil! E é exatamente para isso que estamos aqui. Reunimos algumas dicas importantes, em um modelo “passo a passo” para você seguir. Afinal, um bom planejamento é fundamental para que todos curtam a experiência da melhor forma, mesmo antes de a viagem começar. 

Vamos lá?

1. Defina o tempo disponível para a viagem

Antes de escolher o destino, o mais recomendável é analisar quanto tempo você tem disponível para viajar. Isso porque existem lugares que podem ser facilmente desbravados em cinco dias, por exemplo, e outros que mesmo em 10 dias você irá conhecer muito pouco do que ele tem a oferecer. 

Considere o tempo livre para conhecer os atrativos mais o tempo de deslocamento da sua cidade de partida, seja ele feito de avião, de carro ou qualquer outro meio de transporte. É sempre legal reservar pelo menos um dia extra além do que for definido no roteiro, tanto antes de embarcar quanto ao retornar para casa. Assim, você evita possíveis imprevistos e aproveita a viagem com mais tranquilidade.

2. Escolha o destino

Depois de definir a quantidade de dias da viagem, é hora de escolher o destino.

Com tantos destinos incríveis para conhecer no Brasil e mundo afora, nem sempre é fácil escolher para onde ir. Para facilitar esse processo, temos uma dica: tenha em seu celular uma lista com todos os destinos que você gostaria de conhecer e a atualize de tempos em tempos, adicionando novos lugares e excluindo os locais já visitados. Dessa forma, quando surgir a oportunidade de viajar, você terá uma referência fácil para consultar.

Qual o destino da sua próxima viagem?

Faça algumas perguntas: para a próxima viagem, prefere um destino quente ou frio? Está pensando em uma viagem nacional ou internacional? Pretende explorar várias cidades ou ficar em um único local? Qual o orçamento disponível? Qual o tipo de viagem que deseja ter? As respostas fornecerão direcionamentos valiosos em relação à escolha do destino.

Outro ponto crucial a ser considerado na escolha do destino é o mês planejado para a viagem. Isso porque, dependendo do lugar, a época pode ter um impacto significativo. Em alguns destinos, é mais apropriado viajar durante o verão; em outros, os meses de inverno são mais recomendados. Há, ainda, lugares que podem ser visitados o ano inteiro.

3. Defina o seu orçamento

É muito difícil saber exatamente quais serão as nossas despesas durante uma viagem, porém é possível ter uma média considerando os principais gastos como passagens, hospedagens e seguro viagem. As passagens aéreas costumam ser um dos itens mais caros de qualquer viagem, portanto se prepare para ter os maiores gastos com elas. 

Depois de colocar no papel os custos mais elevados, calcule um valor base para gastar por dia com alimentação, transporte, compras e outros itens que achar necessário, tendo em mente o valor total que estipulou para gastar com a viagem. Importante sempre considerar uma “margem de erro” e viajar com um dinheiro extra, pois imprevistos podem acontecer.

4. Verifique a documentação necessária

Se você for viajar para dentro do país, só será necessário carregar um documento com foto, que pode ser RG ou CNH, e a CNH caso pretenda dirigir. Se for uma viagem internacional, é preciso verificar quais os documentos exigidos pelo país. 

Documentação necessária para viajar

Dependendo do destino, passaporte, visto, certificado internacional de vacinação e seguro viagem com um valor estipulado como cobertura médica podem ser documentos obrigatórios. Por isso, verifique a documentação necessária com bastante antecedência para evitar contratempos.

5. Monte o roteiro da viagem

Chegando à nossa quinta dica de “como planejar uma viagem”, aparece aqui um dos momentos preferidos entre os viajantes: o planejamento do roteiro.

Antes mesmo de adquirir as passagens, é interessante saber como será o roteiro. Dessa forma, você pode planejar todos os locais a serem visitados (ou pelo menos a maior parte deles) e comprar as passagens internas, caso necessário.

Como montar roteiros de viagem

Para montar um roteiro de viagem, comece pesquisando os principais pontos turísticos do destino e também outros atrativos menos visitados. Assim, você consegue conhecer o lugar de diferentes formas e ter uma visão mais ampla do que ele tem a oferecer.

Busque passeios, paisagens naturais, lugares históricos, atrações culturais, restaurantes e mercados locais. Escolha os seus preferidos e anote a localização para otimizar o tempo da viagem e conseguir visitar o máximo de lugares. 

Depois, você pode criar uma planilha ou usar um caderno para anotar os pontos mais importantes do seu roteiro:

  • Horários de voos
  • Check-in e check-out dos hotéis/pousadas; 
  • Horários de saída e retorno dos atrativos (quando houver); 
  • Locais que irá visitar; 
  • Anotações extras, como a escolha adequada de roupas para cada lugar.

A dica é usar o roteiro como uma base para não se perder com tanta informação, mas manter a flexibilidade para talvez mudar os planos. Às vezes, pode acontecer de um atrativo estar temporariamente fechado, por exemplo, ou você decidir substituir uma atração por outra. Boas surpresas, inclusive, acontecem assim!

6. Compre as passagens aéreas e defina os meios de locomoção

Quanto antes você comprar as passagens aéreas, melhores preços irá encontrar. Consulte diferentes sites e ative o alerta de preços para monitorar as ofertas, pois os valores costumam variar de um dia para outro. Se encontrar uma promoção que valha a pena, não demore para garantir o seu lugar, pois rapidamente ela pode esgotar. 

Compra de passagens aéreas

Uma boa dica é reservar alguns dias para mapear os valores das passagens, assim você consegue ter uma boa noção das variações nos preços. 

Nessa etapa da viagem, também é interessante pensar e avaliar os meios de transporte que serão utilizados durante a viagem. Você pretende alugar um carro, usar o transporte público ou pegar um voo interno? Dependendo, é possível também já garantir esses deslocamentos ainda estando no Brasil.

7. Reserve as hospedagens

Destino definido e passagens compradas, é hora de escolher os melhores lugares para se hospedar. Para fazer uma boa escolha, atente-se à localização – fator muito importante –, estilo da hospedagem, serviços inclusos, avaliações de outros hóspedes e o tipo de viagem que deseja ter. 

Se estiver com a família, por exemplo, um hotel com um quarto espaçoso e confortável talvez seja a melhor opção. Se for uma viagem em casal, uma pousada charmosa e romântica pode ser a melhor escolha.

8. Contrate um seguro viagem

Em alguns países, o seguro viagem é obrigatório, enquanto em outros é opcional. No entanto, mesmo que opcional, é importantíssimo contratá-lo. É claro que esperamos que a viagem ocorra sem problemas ou contratempos, mas a verdade é que não há como saber se algum imprevisto irá acontecer. 

Se você precisar de serviços médicos ou hospitalares em outro país, provavelmente os gastos serão gigantescos. Contudo, com o seguro, você consegue marcar uma consulta sem pagar nenhum valor adicional, desde que tudo esteja dentro das coberturas estipuladas no contrato. Você escolhe o seguro viagem de acordo com as suas necessidades. Revise todos os termos e verifique o que está ou não incluso antes da contratação.

9. Hora de arrumar as malas

Na hora de arrumar as malas, é comum bater a dúvida do que levar, principalmente se a viagem for para algum destino frio.

Dicas para arrumar as malas

De forma geral, você pode pensar nos detalhes mais importantes: 

  • O seu destino é frio ou quente? 
  • Por quantos dias irá viajar?
  • Quais tipos de roupa precisa levar? 
  • Tem algum evento especial, como um jantar?
  • Qual mala é ideal para levar?

Clientes da Adventure Club recebem um material com dicas para arrumar as malas, além de benefícios exclusivos para usar em lojas parceiras de roupas, equipamentos esportivos e aluguel de malas.

Agora que você conferiu as nossas dicas de “como planejar uma viagem”, temos outra dica!

A Adventure Club, agência de viagens com mais de 26 anos de mercado, pode fazer tudo isso para você! Nós montamos todo o roteiro, incluindo os “cartões-postais” e outros atrativos mais “secretos” dos destinos, selecionamos as melhores hospedagens, damos dicas de como organizar a mala e otimizamos o seu tempo para que você aproveite cada momento da viagem. 

Entre em contato com a nossa equipe e comece agora mesmo a planejar uma viagem inesquecível! 

 

Deixe um comentário

Close Menu