Skip to main content
search

O Ramadã, ou Ramadão, é o nono mês do calendário islâmico e o período mais sagrado para os muçulmanos. Nele, os fiéis jejuam do nascer ao pôr do sol (o jejum inclui privação de comida, bebida, fumo e atividades sexuais), fazem orações e refletem sobre seus comportamentos como forma de crescer espiritualmente e fortalecer a comunhão com Alá.

Mês sagrado do Ramadã: um período dedicado a orações e boas ações

Os muçulmanos aproveitam as refeições, realizadas antes do nascer do sol e depois do pôr do sol, para se unir a outras pessoas da comunidade. A primeira refeição, geralmente feita às 4h, é chamada Suhur. Ela acontece antes da primeira oração do dia, chamada Fajr. Depois da Suhur, os fiéis voltam a comer somente por volta das 19h30; essa refeição é chamada Iftar e acontece logo depois da oração do pôr do sol, Maghrib.

Saiba mais sobre o Ramadã e como é viajar para países islâmicos durante o mês sagrado

Quando acontece o Ramadã?

O início e o fim do Ramadã variam a cada ano porque o calendário islâmico segue as fases da lua. As datas são determinadas a partir de uma comissão de avistamentos lunares. Em 2022, o Ramadã aconteceu de 1 de abril a 1 de maio. Em 2023, de 22 de março a 21 de abril.

O Ramadã começa no dia seguinte ao avistamento da lua crescente. Após o último dia do período, os muçulmanos comemoram com o Eid al-Fitr, o “festival de quebra de jejum”, que começa com orações comunitárias ao amanhecer. Essa celebração dura três dias e é caracterizada por orações, troca de presentes, mensagens de paz e refeições especiais entre amigos e familiares.

Ramadã: o jejum é feito entre o nascer e o pôr do sol

Viajar ou não durante o Ramadã? 

Viajar durante o mês de Ramadã traz experiências muito autênticas para quem deseja conhecer mais sobre a religião e cultura islâmica. Presenciar o mês sagrado é uma grande oportunidade para observar a devoção e a generosidade dos muçulmanos, bem como para aprender mais sobre as suas crenças e práticas religiosas.

Além disso, viajar durante o Ramadã tem o benefício de encontrar pontos turísticos mais vazios e preços de hospedagem mais acessíveis, uma vez que muitas pessoas preferem visitar os países islâmicos durante os outros meses do ano. 

Leia também: Marrocos: um país vibrante e apaixonante 

Viajar para o Marrocos no período de Ramadã é uma experiência singular

Por outro lado, em termos turísticos, esse período também pode vir com algumas inconveniências, como:

– Restaurantes, lojas e outros estabelecimentos costumam fechar durante o dia ou ter seus horários de funcionamento alterados.

– Os visitantes não têm obrigação de aderir ao jejum, mas em respeito às práticas do Islamismo devem adaptar as suas atitudes em público. Comer, beber ou fumar entre o nascer e o pôr do sol não é bem visto. 

– A atenção às vestimentas deve ser redobrada durante o Ramadã. Especialmente mulheres podem ser aconselhadas a se vestirem de forma que cabelos, ombros, braços e pernas fiquem cobertos.

É importante saber que alguns países podem ter orientações específicas para os turistas durante o período de Ramadã, portanto, antes de viajar, é legal se familiarizar com elas. De qualquer forma, em caso de dúvidas enquanto estiver viajando, basta recorrer ao seu guia local. 

Países como Egito, Marrocos, Irã e Jordânia celebram o Ramadã.

Petra, na Jordânia.

Quer viajar para um país que pratica o Ramadã?

Se você ficou com alguma dúvida quanto a viajar na época do Ramadã, entre em contato com a Adventure Club. Nós vamos te direcionar aos melhores destinos, atrativos e hospedagens, tornando a sua experiência durante o mês sagrado ainda mais significativa. 

Deixe um comentário

Close Menu