Skip to main content
search

Falar do Marrocos… A primeira palavra que me vem é surpresa. 

Eu fiquei surpresa com tudo que descobri porque, por mais que a gente trabalhe bastante com o destino, ouvir e entender é totalmente diferente de ir, conhecer, sentir e viver. Poder vivenciar o Marrocos durante alguns dias me trouxe muitas experiências maravilhosas.

O Marrocos foi uma surpresa crescente.

Chegamos em Casablanca e foi bom. Fomos para Fes e foi ótimo. Em Rabat, melhor ainda. Em Marrakech, tudo incrível. Mas quando fomos para o Deserto de Agafay a experiência foi sensacional!

O deserto de Agafay apareceu na lista dos “23 melhores lugares para ir em 2023” pelos editores da Condé Nast Traveler. O destino de fato citado foi Marrakech, que, como a editora descreve, “tem uma energia vertiginosa que o atrai, o faz girar e o deixa querendo mais”. A partir de lá, são indicadas diversas hospedagens, incluindo o Habitas Caravana Agafay, onde me hospedei.

Inspirado no famoso festival Burning Man, no melhor estilo boho, esse oásis se encontra a cerca de uma hora do centro de Marrakech, com vista para as impressionantes montanhas do Atlas. O interessante é que a imagem de deserto à qual estamos acostumados, como o Saara, em Agafay não existe: em vez de dunas ondulantes, encontramos dunas rochosas.

Mas voltando ao tema do encantamento e da surpresa, penso que isso também está muito ligado à forma como você viaja. Por mais que a gente vá para um destino e ele seja de fato surpreendente, maravilhoso, mágico e lindo, é a forma como você viaja que torna a experiência autêntica.

Eu acho que temos que focar sempre no melhor, obviamente, e isso não está necessariamente voltado ao mais caro. Mas escolher onde você se hospeda, quais restaurantes conhece, que atrativos visita e, o mais importante, quem te acompanha faz total diferença. Nesse caso, falo sobre os guias.

Pessoas apaixonadas pelo seu local e sua história

Uma pessoa que é apaixonada pelo seu local e sua história, que te dê dicas valiosas dos lugares, daquelas que você não encontra em nenhum site de pesquisa, que saiba falar seu idioma ou algum idioma próximo e que perceba os diferentes perfis e toda a dinâmica do grupo, na minha visão, é o que muda tudo.

É claro que também vai dar certo se você buscar informações em blogs, se fizer reservas em plataformas online de hospedagem e escolher passeios menos privativos, mas acredite: cada pequeno detalhe e todo cuidado que nossos operadores locais proporcionam aos nossos passageiros fazem a diferença. Isso sem falar no conhecimento e na segurança. 

Então, fora todo o contexto, acho que é essa forma mais exclusiva e intimista de viajar, que nós da Adventure Club tanto prezamos, sempre acompanhados de guias locais experientes, que torna a viagem tão enriquecedora. Você conhece, você vê, você aprende e, principalmente, você sente.

Islamismo e seus cinco pilares principais

Quase tudo no Marrocos tem como base a religião, que é o Islamismo. Já tinha lido sobre os cinco pilares principais, mas confesso que não me lembrava mais. Com a explicação do nosso guia, pude relembrar e – melhor ainda – presenciar um pouco disso. Se você também tem essa curiosidade, vou compartilhar o que ele nos contou.

1. Shahada. A Shahada é naturalmente feita pelo muçulmano todos os dias, durante as orações e súplicas. Ela consiste em dizer “Não há divindade além de Allah e Muhammad é mensageiro de Allah”.

2. Salat ou Oração. O Salat é a oração obrigatória dos muçulmanos, feita cinco vezes ao dia em horários específicos, de acordo com a posição do sol.

3. Zakat. O Zakat é uma doação feita por aqueles que têm capacidade de pagá-la. Geralmente, são instituições que fazem a distribuição dos valores entre pobres e necessitados.

4. Jejum no mês do Ramadan. O jejum no mês do Ramadan dura todo o mês lunar do Ramadan, começando antes do nascer do sol e encerrando após o sol se por. É um mês dedicado a rezas, boas ações, disciplina, caridade e generosidade.

5. Hajj ou Peregrinação à Meca. A viagem de peregrinação à Meca deve ser feita pelo menos uma vez na vida pelos muçulmanos aptos para isso. Na peregrinação, vários rituais são praticados.

Comida marroquina: muitas cores, aromas e sabores

No Marrocos, se come muito bem. Sabemos que os países árabes têm uma comida fantástica mesmo, mas no Marrocos tem muitas frutas e verduras frescas. As pessoas têm por hábito comprar tudo para as refeições do dia e não para o mês como costumamos fazer. Então é tudo muito fresco e delicioso. A minha comida preferida foi frango com limão, um sabor maravilhoso.

Dúvida muito comum: o Marrocos é restritivo com as mulheres?

Tá aí outra surpresa. Enquanto eu estava viajando, muitas mulheres me perguntaram se me senti desconfortável em alguma situação. E a verdade é que não.

Quando parei para perguntar ao nosso guia sobre como era para as mulheres em relação às roupas etc, ele ficou até surpreso e me perguntou “Você sabia que o trecho Casablanca/Miami é feito por duas mulheres pilotos?”. Em resumo, as mulheres marroquinas são e estão tranquilas, têm voz e são muito respeitadas. Disse que essa questão do machismo e do desrespeito é algo que ficou no passado.

Eliane Leite, diretora da Adventure Club, em viagem ao Marrocos

As mulheres não são obrigadas a cobrir a cabeça ou andar de burca; só se quiserem por tradição. Elas só precisam cobrir o colo e a cabeça ao entrar em uma medina para rezar porque faz parte da religião. E realmente, em todos os lugares, há mulheres trabalhando. 

Existem os extremistas? Sim! Como em qualquer religião ou partido político, por exemplo, mas isso não pode ser tomado como base. Muitas questões fazem parte da cultura. Então, se você que é mulher tem algum receio quanto a viajar para o Marrocos por conta disso, digo pela minha experiência que em nenhum momento me senti mal ou desrespeitada. Mas, claro, não esteja sozinha e, como sempre digo, com um guia muito bom! 

O Marrocos é um país que te abraça

Eu voltei totalmente encantada com o Marrocos.

Todas as pessoas que conheci – homens e mulheres – demonstraram muito respeito, tanto entre eles mesmos quanto com os turistas e os lugares. Você não vê moradores de rua, sujeira na rua, mau cheiro… É tudo muito organizado, limpo e cuidado. 

Viajar para o Marrocos com um guia especialista faz toda a diferença

As pessoas, os sons, os aromas, os sabores, as cores, as músicas, as vestimentas… Tudo, absolutamente tudo, no Marrocos me surpreendeu. É muito lindo ver a paixão que eles têm pelo país, o respeito pela religião, o cuidado em receber bem quem chega e a vontade de compartilhar a sua história.

Deixe um comentário

Close Menu