Skip to main content
search

Viajar para a Amazônia é uma experiência que indico para todos, seja em família, sozinho ou com amigos. Isso porque esse roteiro reserva ótimas aventuras e ricos conhecimentos sobre a flora do local, como que tipos de mata compõem a Floresta Amazônica.

Entenda mais sobre as curiosidades dessa mata que pode ser o cenário perfeito para dias incríveis!

Conheça que tipos de mata compõem a Floresta Amazônica

Você deve se perguntar “por que é importante saber que tipos de mata compõem a Floresta Amazônica?”. Posso afirmar que conhecer um novo lugar requer muito mais do que ir até ele e ter experiências superficiais.

Quanto mais você souber sobre as particularidades, mais vai estar aberto para viver momentos emocionantes. Até porque ter conhecimentos embasa de maneira mais clara suas vivências e ajuda a extrair o melhor do que os guias vão repassar.

Não é incrível pensar que a maior biodiversidade do mundo faz parte do nosso país e que conhecer esse destino está a nosso alcance? Você pode escolher roteiros que te leve para passeios de barco e até dentro da selva. São muitas possibilidades e o melhor de tudo é que você pode criar um planejamento personalizado!

lago de vitoria regia

Mata de terra firme

É encontrada nos baixos planaltos sedimentares e não sofrem inundações, por isso o nome de mata de terra firme. Compõe a maior parte da floresta e sofre muito extrativismo. Fazem parte desses vegetais: castanheiras, guaranazeiros e quarubas.

Mata de Igapó

Esse tipo de mata se adapta bem à umidade e predomina nas proximidades de rios, de forma submersa ou até na superfície. Como a chuva é constante nesse local, as plantas Igapós passam boa parte do ano sob à água. Alguns exemplos das que compõem a mata de Igapó, são: vitórias-régias, bromélias e orquídeas.

Mata de Várzea

Por ficarem em superfícies mais altas, as matas de várzea não ficam inundadas permanentemente, como as de Igapó. No entanto, também recebem bastante chuva. São exemplos dessas plantações: andirobas, seringueiras e jatobás.

Melhor época para conhecer as belezas naturais da Amazônia

A Amazônia apresenta duas estações distintas: extremo verão e extremo inverno. Na primeira, as chuvas são menos intensas. Na segunda, com maior intensidade, o clima fica agradável com a umidade elevada. Além disso, a cheia das águas proporcionam vistas mais lindas e passeios de canoa e barco pelos braços dos rios que em outros períodos não são possíveis.

O período de chuvas mais intensas é de fevereiro a maio, mas vale enfatizar que em todas as épocas a Amazônia apresenta uma beleza incrível!

Acesse o site da Adventure Club, converse com um de nossos consultores e escolha o roteiro ideal para você aproveitar passeios emocionantes!

Deixe um comentário

Close Menu