Skip to main content
search

A área de serras de mais de 1.500 quilômetros quadrados situada no centro da Bahia é conhecida em todo o mundo por sua beleza estonteante e pelas diversas opções de aventura ofertadas aos turistas que gostam de desafios.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina abrange nada menos do que 24 cidades, sendo que 10 delas possuem infraestrutura completa para hospedar os milhares de turistas que visitam todo ano esse verdadeiro paraíso.

Cenários de quedas d´água impressionantes e grutas e poços de tirar o fôlego são os principais atrativos da região, mas os aventureiros por trilhas, tanto a pé quanto de bike também possuem diversas opções para aproveitar. Mas você sabe qual a melhor época para viajar para esse pedaço baiano?

Se a resposta for não, não se preocupe! Nós vamos te ajudar a encontrar os melhores meses para quem quer aproveitar a natureza, as trilhas e vistas do alto da serra ou simplesmente para lavar a alma em uma queda d´água impressionante.

Trekking na Chapada Diamantina

Um destino que deve estar na lista dos desejos de todo trekker, pelas paisagens de tirar o fôlego, natureza intocada e, também, pela história e mística, sem dúvida é a Chapada Diamantina.

Para quem deseja aproveitar o verde

 A verdade é que a Chapada Diamantina não possui um período específico ou “a melhor época para viajar”. Como está localizada no clima semiárido o sol aparece o ano todo, o que muda são apenas as chuvas, que costumam ser intensas na primavera e verão (novembro a janeiro) e cessam durante o inverno e outono (maio a agosto).

No entanto, quem quer aproveitar ao máximo a natureza, verde e exuberante, deve escolher os meses de março e abril para aproveitar a região. Os meses sucedem as grandes chuvas e por isso é quando as árvores, flores e a fauna estão mais à mostra para os visitantes.

Cachoeiras com maior volume de queda

Se você e seus amigos estão mesmo em busca de quedas d´água espetaculares, o melhor período para a viagem é nos meses de novembro a janeiro. Por conta das chuvas, o volume dos rios sobe e o reflexo aparece nas quedas d´água espetaculares, como a da Cachoeira do Buracão.

Nessa época, as trilhas costumam ficar um pouco desafiadoras, já que a lama se torna presente, por isso, não esqueça de usar botas apropriadas e ter atenção redobrada.

Poços de um azul intenso

Quem quer conhecer o Poço Encantado ou o Poço Azul, o melhor é programar a viagem para os dias em que a luz do sol é mais intensa, assim os raios solares tem mais força e amplitude para invadirem as frestas e refletirem seu azul intenso nas águas.

No Poço Azul a melhor época é entre fevereiro e outubro e os horários de maior intensidade são entre 12h30 e 14h. Já o Poço Encantado fica ainda mais bonito entre abril e setembro entre às 10h e 13h30.

Gostou do conteúdo e não vê a hora de viajar? Então acesse o site da Adventure Club e encontre roteiros exclusivos para você e seus amigos.

Deixe um comentário

Close Menu