Skip to main content
search

A Islândia é um país nórdico localizado na parte insular do continente europeu, bem próximo à Groenlândia, e reserva boas e inesquecíveis experiências turísticas – que tal um sobrevoo em uma cratera cuspindo fogo ou uma caçada à aurora boreal, por exemplo? Conheça a seguir mais detalhes sobre o que ver, o que fazer e quais lugares visitar na Islândia.

Cavernas de Gelo Vatnajokull, Islândia

Localizadas em uma geleira que está presente em quase 8% de todo o território da Islândia, as cavernas de gelo Vatnajökull têm uma beleza encantadora.

Turismo na Islândia: o que fazer na Terra do Gelo e Fogo

O que fazer na Islândia?

A Islândia abriga diversas paisagens incríveis, que combinam geleiras, montanhas, vulcões (ativos, há aproximadamente 30), cachoeiras, praias de areia preta vulcânica, rios, planaltos e piscinas naturais. 

A geleira de Vatnajökull, localizada na região sudeste, é a maior massa de gelo de toda a Europa, com mais de 8.100 quilômetros quadrados que cobrem 8% de todo o país. No interior, vale a pena visitar o Hvannadalshnúkur, um monte com mais de dois mil metros de altitude, considerado o ponto mais alto da ilha. 

Outra boa dica de passeio é o Parque Nacional Thingvellir e suas famosas e impressionantes falhas geológicas. A maior delas, Almannagjá, é resultado de constantes derivas continentais (movimentação dos continentes) e de terremotos que atingiram a ilha.

Algumas destas falhas geológicas abrigam enormes lagos de água cristalina que seguem até o oceano. É o caso de Nikulásargjá, onde há uma tradição afirmando que, se uma pessoa jogar uma moeda no fundo do lago e fizer um desejo, ele se tornará realidade. 

Outras paradas obrigatórias no Parque Nacional Thingvellir são a cascata de Gullfoss e os impressionantes gêiseres de Haukadalur, que explodem do interior da terra e criam um espetáculo impressionante.

Gêiseres de Haukadalur, Islândia

A duração das erupções dos gêiseres do Vale Haukadalur varia de 3 a 6 minutos.

Turismo na Islândia: Reykjavík, Golden Circle Route e Aurora Boreal

Com pouco mais de 120.000 habitantes, Reykjavík – a capital da Islândia – reserva diversas atrações para o turista. O museu a céu aberto de Árbæjarsafn, por exemplo, é a melhor opção para conhecer a história da ilha.

Outras atrações turísticas bastante populares são as águas termais de Blue Lagoon, um spa ao ar livre que reúne muitos visitantes, e a Golden Circle Route, que começa em Reykjavík e dá uma volta percorrendo 300 km por vilarejos e cidades históricas, terminando em Reykjavík.

A aurora boreal é uma marca desta região do mundo e pode ser vista principalmente nos meses que vão de outubro a março, justamente durante o inverno na Islândia. Trata-se de um espetáculo incrível, gerado por uma explosão solar na qual bilhões de partículas energizadas são disparadas no espaço.

Aurora boreal na Islândia

Diferentemente do Canadá e da Noruega, os turistas não precisam fazer grandes jornadas para a contemplação das auroras boreais na Islândia.

3 motivos para você viajar para a Islândia

Agora que você descobriu algumas atrações turísticas da Islândia, já sabe que motivos não faltam para conhecer o país. Mas, a seguir, você confere mais 3 razões para planejar uma viagem à Terra do Fogo e Gelo.

1. Experiências que agradam toda a família

A Islândia tem atrativos e experiências para todos os gostos, estilos e idades de viajantes. Das belezas naturais às programações culturais, qualquer passeio pelo país rende boas memórias, momentos marcantes e experiências diferentes. Caçar aurora boreal, observar baleias selvagens em seu habitat natural e conhecer a vida cultural de Reykjavik são boas sugestões do que fazer com toda a família.  

Reykjavik, capital da Islândia

2. Atrações diferentes a cada estação

Já aconteceu de você começar a planejar uma viagem e desistir porque a época não seria propícia para aquele destino? Isso não acontece com a Islândia. O país pode ser visitado o ano inteiro e, melhor ainda, oferece atrações específicas em cada estação – principalmente no verão e no inverno, que têm características bem marcadas.  

No inverno (de novembro a março), você pode conhecer as cavernas de gelo naturais, andar de snowmobiling em geleiras, tomar banho em uma fonte termal, passear de carro para ver as cachoeiras cobertas de neve, apreciar as paisagens branquinhas e caçar aurora boreal. Já no verão (de junho a agosto), que tem os dias mais longos, você pode fazer trilhas, visitar cachoeiras, fazer visitas noturnas a gêiseres, caminhar nas montanhas e ainda ter a oportunidade de presenciar o fenômeno do sol da meia-noite. 

3. Boa estrutura para receber viajantes 

Com um número cada vez maior de visitantes, a Islândia tem encontrado formas de desenvolver e fortalecer o setor turístico em diferentes aspectos. Um exemplo é o maior investimento em redes hoteleiras nos últimos anos e maior número de companhias aéreas com serviços regulares em Reykjavik.

Quer viajar para a Islândia? Conte com a Adventure Club, agência de viagens especialista em destinos de natureza

Acesse o nosso site e confira os nossos roteiros para a Islândia. Aqui, você encontra um atendimento personalizado desde o planejamento até a volta da sua viagem.

Deixe um comentário

Close Menu