Skip to main content
search

Sempre que eu viajo para um mesmo lugar mais de uma vez, volto com a impressão de que a última experiência foi melhor que a anterior. Com o Pantanal, que fui agora pela terceira vez, senti bem isso.

Não que as outras viagens para lá não tenham sido incríveis, foram e muito! Mas essa em especial me trouxe uma compreensão muito maior do que realmente é o Pantanal. Quando falamos de Pantanal, estamos falando de uma área de mais de 150.000 km², com uma fauna e flora tão exuberante e diversa que, em 2000, foi declarada Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela Unesco. 

Viagem ao Pantanal em família

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo – daí, o seu nome: uma referência a pântano. Ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e se estende pela Bolívia e Paraguai. 

Viagem em família para o Pantanal: uma experiência inesquecível

A primeira coisa que quero ressaltar de uma viagem para o Pantanal é que é uma experiência super indicada para famílias com crianças. Nós fomos para comemorar o aniversário de 12 anos da minha filha Janaina. Foi uma delícia! 

Além de contemplativa, é uma viagem muito educativa e enriquecedora. Em um dia de passeio, compramos um livro de pássaros para a Jana, assim ela podia ir lendo e aprendendo sobre as espécies que via no decorrer da viagem. Não imaginei que ela fosse gostar tanto, foi uma surpresa tanto para mim quanto para ela. 

Não é uma viagem ativa como a da Chapada dos Veadeiros, que fomos no aniversário dela no ano passado. É uma viagem com atividades, mas é tudo muito tranquilo. À tarde podemos ler, descansar, nos reconectar realmente com a natureza e, no final da tarde, quando o sol baixa, saímos para fazer os passeios. É uma experiência de férias mesmo, sabe? 

Outra dica legal de trazer aqui é em relação às fazendas. Quando estiver planejando sua viagem para o Pantanal, faça uma boa avaliação da fazenda onde irá ficar. Isso porque a experiência muda significativamente de um lugar mais próximo para outro mais afastado. A quantidade de animais que você irá encontrar em uma fazenda mais distante da cidade, longe do barulho, é muito maior do que em uma fazenda que está a uma distância menor. 

Eu já estive em fazendas mais próximas, em Campo Grande, e desta vez, fomos para uma fazenda a seis horas de distância da estrada de asfalto. A fazenda tinha mais de 25.000 hectares, com áreas preservadas e vazantes dentro. Fomos sortudos e logo na chegada já nos deparamos com uma onça-parda. Dá pra acreditar?

Além do safári, tem opções de caminhada, passeio de barco, canoagem, passeio a cavalo (para quem gosta de cavalgada, o Pantanal é um prato cheio!), pesca, piquenique… Enfim, tem muita coisa para fazer! E em todas as atividades você irá encontrar algum tipo de bicho. Nós vimos cervos, onça-parda, tucanos, capivaras, jacarés, o Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, e vários outros. 

Foi uma experiência e tanto estar com a minha família nesse lugar tão único, cheio de vida, paisagens incríveis, muita natureza, ar puro, pessoas incríveis e boas energias. Como sempre digo e realmente acredito, as viagens são os melhores presentes que podemos dar a quem amamos. Com certeza, voltaremos em breve!

E você? Tem vontade de conhecer o Pantanal? 

Deixe um comentário

Close Menu