Skip to main content
search

A fundação de Cártago remete à princesa fenícia conhecida como Elissa (também chamada de Dido), no ano 800 a.C. Historicamente, Cártago marca o início da história da Tunísia, situando-se junto a uma belíssima costa banhada pelo calmo e esplendorosamente azul Mediterrâneo.

As inúmeras ruínas de Cártago estão espalhadas por uma extensa área, contemplando doze pontos de visitação imprescindível, com vários sítios arqueológicos que reúnem vestígios romanos, vestígios e relíquias cartagineses, moradas de embaixadores, entre outros.

Culturalmente, Cártago é muito rica e diversificada, uma vez que as inúmeras invasões e domínios que se sucederam exerceram influências determinantes, tais como as Guerras Púnicas, a integração ao Império Romano, que tornou a cidade um forte centro intelectual e cultural, além de invasões árabes e bizantinas.

Salienta-se ainda que, devido à riqueza cultural e a enorme quantidade vestígios arqueológicos ali encontrados, desde o anos de 1979 Cártago é reconhecida pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Da forte influência cartaginense, ainda que muito tenha sido perdido ou destruído ao longo do tempo, destaca-se um obrigatório ponto de visitação turística: o “tophet”; santuário repleto de pedras tumulares e moradias.

Já da época romana, a forte influência e cultura ainda pode ser visitada, uma vez que os vestígios e relíquias são bastante impressionantes. Destaque para as incríveis “Termas de Antonio”.

As Termas de Antonio, por sinal, é o ponto mais bem preservado do distante passado romano de Cártago. Grandiosa, as termas já foram classificadas como “o maior banho público de toda a África”; além de ser também o terceiro maior banho público já construído pelo Império Romano.

A localização das Termas de Antonio é também outro ponto a ser destacado, uma vez que se encontra estrategicamente dentro de um suntuoso jardim, com colunas e paredes colossais em meio a um conjunto de arcadas subterrâneas.

A visitação das Termas de Antonio, da acrópole e do teatro romano ali presente dá aos turistas uma boa impressão da grandiosidade do Império Romano, assim como dá importância estratégica que esse dava a Cártago.

Deixe um comentário

Close Menu