Skip to main content
search

Assim como define o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Turismo de Base Comunitária “é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, dos recursos da Unidade de Conservação”.

Ainda de acordo com o ICMBio, o Turismo de Base Comunitária tem como princípios: conservação da sociobiodiversidade, valorização da história e da cultura, protagonismo comunitário, equidade social, transparência, partilha cultural, educação, dinamismo cultural, entre outros.

O que é Turismo de Base Comunitária?

Turismo de Base Comunitária: conservação ambiental, valorização cultural e sustentabilidade social

Também chamado de turismo comunitário ou solidário, o Turismo de Base Comunitária, portanto, surgiu como um meio de promover um turismo mais justo e responsável — em termos ambientais, culturais e sociais. 

Nesse modo de fazer turismo, há uma verdadeira interação entre visitantes e visitados. A ideia é que viajantes, ao mesmo tempo em que vivem uma experiência transformadora ao conhecer tão intimamente o modo de vida e a cultura do lugar, gerem impactos positivos para as populações locais que os recebem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do destino. 

Para quem é indicado o Turismo de Base Comunitária?

As expedições de Turismo de Base Comunitária são oportunidades de conhecer biomas paradisíacos, pessoas incríveis, ajudar (mesmo que indiretamente) no desenvolvimento socioeconômico de comunidades brasileiras e ressignificar a relação que temos com o país.

São indicadas para todos aqueles que buscam se envolver e interagir positivamente com o destino visitado por meio de experiências que promovem imersão cultural, responsabilidade social, consciência ambiental e respeito às tradições locais.

Onde encontrar projetos de Turismo Comunitário?

Grande Sertão Veredas - Turismo de Base Comunitária

  • Grande Sertão Veredas | Turismo de Base Comunitária

Na divisa entre Minas Gerais e Bahia, está o cenário retratado no clássico da literatura brasileira de autoria de João Guimarães Rosa. Muitas vezes esquecido ou subestimado pelos brasileiros, o sertão reserva um oceano de cultura e riquezas naturais. Além das referências à obra Grande Sertão: Veredas, teremos o privilégio de vivenciar bem de pertinho a cultura sertaneja e quilombola.

Saiba mais sobre esse roteiro

Geoparque Seridó: Sertão do Rio Grande do Norte - Turismo de Base Comunitária

  • Geoparque Seridó: Sertão do Rio Grande do Norte | Turismo de Base Comunitária

O território do Geoparque Seridó fica no semiárido nordestino. Nessa expedição de Turismo de Base Comunitária, passaremos pelos municípios de Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Lagoa Nova e Cerro Corá, territórios que guardam um patrimônio geológico inigualável. 

Saiba mais sobre esse roteiro

Aldeia Shanenawa - Turismo de Base Comunitária

  • Amazônia: Aldeia Shanenawa | Turismo de Base Comunitária

Os Shanenawa, conhecidos como o povo do pássaro azul, habitam a região centro-norte do Acre, à margem esquerda do rio Envira, no município de Feijó. Nesta experiência única de Turismo de Base Comunitária, a grandiosidade da maior floresta tropical do planeta se une à riqueza cultural dos povos indígenas amazônicos. 

Saiba mais sobre esse roteiro

Chapada dos Veadeiros - Turismo de Base Comunitária

  • Chapada dos Veadeiros | Turismo de Base Comunitária

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos para se fazer turismo no Brasil. Ir para lá é ter a certeza de sair apaixonado por cada cenário que recobre esse pedacinho mágico no interior de Goiás. Com essa nossa programação, além de revigorantes banhos de cachoeiras, passeios pelos cânions e um pôr do sol espetacular aos finais de tarde, faremos um verdadeiro mergulho na cultura indígena.

Saiba mais sobre esse roteiro

Chapada Diamantina - Turismo de Base Comunitária

  • Chapada Diamantina: Turismo de Base Comunitária

A 430 km de Salvador, iremos vivenciar uma experiência única na Chapada Diamantina, um dos destinos brasileiros que mais surpreendem com suas belezas naturais. Além de montanhas, cachoeiras, cavernas e cenários de tirar o fôlego, a cultura e religiosidade afro-brasileira em quilombos, assentamentos e comunidades tradicionais nos esperam. 

Saiba mais sobre esse roteiro

Amazônia: Rio Tapajós - Turismo de Base Comunitária

  • Amazônia: Rio Tapajós | Turismo de Base Comunitária

Navegando pela Floresta Nacional dos Tapajós e Alter do Chão, encontraremos um cenário surreal e de beleza quase inacreditável, que combina a densa floresta tropical e árvores milenares com paradisíacas praias de água doce do Rio Tapajós. As comunidades ribeirinhas de Maguari e Jamaraquá irão nos receber de braços abertos, com toda a hospitalidade e carinho característicos da região.

Saiba mais sobre esse roteiro

Estela Rodrigues, consultora da Adventure Club, participou de uma Expedição de Turismo Comunitário na Amazônia em outubro de 2021. Às margens do Rio Tapajós, ela teve a oportunidade de mergulhar no dia a dia da Comunidade de Maguari.

“Ao longo da vivência, foram aplicadas mentorias com o tema “Desenvolvimento Humano”, que tinham como objetivo o estímulo aos pequenos e grandes negócios locais. Além de conversarmos e colocarmos em prática ideias para a melhoria dos negócios, nos aprofundamos em outro tema também muito significativo: o incentivo ao crescimento pessoal. Essas práticas foram muito importantes para que a comunidade se tornasse ainda mais unida e conectada por um propósito em comum – ‘Todos somos um’. Nunca vou me esquecer de toda a troca que tivemos, dos dias recheados de histórias e das experiências sempre regadas com muito estímulo e energia. Os moradores nos receberam de braços abertos e fizeram com que logo nos sentíssemos parte da comunidade.”

Quer ter uma verdadeira experiência de Turismo de Base Comunitária?

A Adventure Club se uniu a uma equipe especialista em Turismo Sustentável para promover expedições de Turismo de Base Comunitária no Brasil. 

Se você quer se conectar de verdade com o destino e a sua comunidade, estimular a economia local e viver uma experiência profunda e transformadora, a hora é agora! Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.   

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu