Skip to main content
search

Não há lugar no mundo que se compare aos Lençóis Maranhenses.

A imensidão de dunas brancas, muitas vezes interrompidas por lagoas temporárias de água cristalina, forma um cenário único e fascinante, capaz de impressionar mesmo os viajantes mais experientes, que já rodaram o mundo em busca de paisagens naturais deslumbrantes. 

Somente estando lá, caminhando sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescando nas lagoas ora verdes, ora azuis e assistindo ao pôr-do-sol no alto das dunas, para entender por que o nosso “deserto brasileiro” é tão amado por todos. 

Se você tem vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses, confira a seguir um guia com tudo que você precisa saber: quando ir, o que fazer, como chegar e outros detalhes importantes sobre o destino.

Onde ficam os Lençóis Maranhenses e características gerais  

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange três municípios do estado do Maranhão: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Principal destino indutor do turismo no estado, o parque ocupa uma área de 155 mil hectares, abrigando dunas, lagoas interdunares temporárias, restinga e manguezal.

Embora inserido no Cerrado, o parque também apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo possível encontrar por lá espécies comuns desses três biomas. 

Quando ir ao Lençóis Maranhenses 

A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre maio e setembro, quando o parque se apresenta em seu cenário mais belo.

Linda paisagem dos Lençois Maranhenses

Isso porque a região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem duas estações bem definidas ao longo do ano: a de chuvas, que vai de janeiro a abril, e a de seca, que vai de maio a dezembro (sendo outubro, novembro e dezembro meses de extrema seca).

Durante os primeiros meses do ano com as chuvas intensas, as lagoas vão se enchendo até que atinjam seu nível máximo de água no começo do segundo semestre, entre maio e setembro. Esse é o melhor período para curtir as lagoas e as paisagens, que ficam ainda mais exuberantes.

Conforme o período de estiagem avança, as lagoas vão aos poucos secando até que, por volta de novembro, sequem por completo ou cheguem a um nível de água bem baixo. 

Importante ressaltar que essas condições dependem do regime de chuva do ano, assim, antes de planejar a sua viagem, o ideal é buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local. 

O que fazer nos Lençóis Maranhenses 

As lagoas temporárias interdunares que se formam logo após o período chuvoso na região são as grandes atrações dos Lençóis Maranhenses. Entre os passeios mais famosos estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita e a Lagoa das Emendadas.

No entanto, as atividades por lá não se restringem “apenas” às lagoas. Quem visita os Lençóis Maranhenses pode aproveitar para passar dias na praia de Atins, praticar kitesurfe, modalidade que vem crescendo na região, fazer piqueniques nas áreas abertas à visitação, observar a fauna e passear pelo Rio Preguiças e Rio Formiga. Há, também, a opção de contemplar a imensidão dos Lençóis Maranhenses em uma linda experiência de sobrevoo.

Para quem desejar ir ainda mais além, o parque oferece um dos mais belos trekkings do Brasil. A travessia a pé por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses leva de três a cinco dias e proporciona ao visitante a oportunidade do contato mais próximo com os moradores e a cultura local. 

Trekking nos Lençóis Maranhenses

Como chegar aos Lençóis Maranhenses 

Há três bases principais para fazer os passeios pelos Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. E o interessante, se possível, é conhecer todos eles.

Existe um aeroporto na região, que está em Barreirinhas, porém por lá chegam apenas voos de São Luís a um custo mais elevado. Dessa forma, a melhor opção para quem deseja conhecer os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ). 

Para chegar às três portas de entrada principais, são necessários diferentes trajetos e meios de transporte. Partindo de São Luís, a base mais fácil para chegar de transporte público é Barreirinhas. Para Santo Amaro, é possível contratar um transfer particular a partir do aeroporto ou de Barreirinhas. Já quem vai a Atins deve pegar uma lancha ou um 4×4 a partir de Barreirinhas.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins

Embora estejam na mesma região, as cidades que funcionam como porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses têm características diferentes entre si. 

Barreirinhas é a que oferece melhor estrutura para o turismo, com muitas opções de hospedagens, restaurantes, comércios em geral e operadores de passeios. É de lá que sai a maioria dos passeios pelos Lençóis Maranhenses, como os roteiros da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, o boia-cross no rio Formiga, o passeio de lancha ou quadriciclo até Caburé (com Vassouras e Mandacaru), o sobrevoo pelos Lençóis e também passeios para Atins e Santo Amaro.

Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses

Em Barreirinhas, o visitante também pode experimentar muitas delícias dos sabores locais, como o famoso arroz Cuxá, prato típico maranhense feito com vinagreira, gergelim, camarão seco e farinha de mandioca seca.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses

Atins, próximo a Barreirinhas, é um pequeno vilarejo, mais rústico, especialmente interessante por proporcionar uma combinação única de lagoas e praia em um só lugar. O local é mais procurado por quem busca ótimas oportunidades para relaxar, apreciar a natureza e, ainda, praticar kitesurfe. 

Atins, nos Lençóis Maranhenses

Em Atins, os visitantes também podem testemunhar um espetáculo fascinante: a revoada dos guarás. Essas aves, conhecidas por sua plumagem vermelha, adquirem essa coloração porque se alimentam de caranguejos que contêm um pigmento que tinge suas plumas.

Santo Amaro não costuma ser a primeira opção de hospedagem, porém é legal saber que as lagoas nessa região dos Lençóis Maranhenses são belíssimas. Outro ponto muito positivo de Santo Amaro é que a cidade está praticamente dentro do Parque Nacional, já que fica a menos de 2 km de distância. É uma cidade com características de interior, bastante tranquila, mas com muitas opções de pousadas e restaurantes. 

Entre os passeios mais famosos e imperdíveis estão a Lagoa das Andorinhas, Lagoa da Gaivota, Betânia, Emendadas, Lagoa América e Lagoa da Serra. Todos os locais oferecem cenários cinematográficos!

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses 

A região dos Lençóis Maranhenses é enorme e cheia de atrações para conhecer, portanto, quanto mais tempo você puder ficar, melhor. 

Mas, de forma geral, para conhecer os principais atrativos de Barreirinhas, são necessários de quatro a cinco dias. Para se hospedar em outra base e conhecer Atins ou Santo Amaro, o ideal é ficar pelo menos uma semana. Já aqueles que desejam visitar tudo e ainda ter tempo para relaxar, recomenda-se dez dias. 

Cenário deslumbrante dos Lençóis Maranhenses

E, se o plano é fazer a Rota das Emoções, circuito que combina os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara em um mesmo roteiro, é necessário considerar pelo menos 12 dias de viagem. 

Quer conhecer os Lençóis Maranhenses?

Conte com a Adventure Club, agência de viagens especializada em turismo de natureza.

Nossos roteiros são elaborados para destacar não apenas os pontos turísticos mais famosos do destino – aqueles cartões-postais que todo mundo precisa conhecer –, mas também lugares menos conhecidos que oferecem experiências super autênticas. Fale com um dos nossos especialistas clicando aqui e comece agora mesmo a planejar a sua viagem para um dos destinos mais fascinantes do Brasil.

Deixe um comentário

Close Menu