Skip to main content
search

Nas férias de janeiro, muitas pessoas buscam aproveitar as altas temperaturas das praias brasileiras – e também fora do Brasil. No entanto, para além das opções destinadas aos amantes do calor, existem destinos incríveis para quem deseja curtir um friozinho ou explorar lugares que não estejam necessariamente centrados em praias.

Pensando nisso, fizemos uma seleção minuciosa de destinos interessantes para visitar em janeiro, tanto em território nacional quanto em terras exteriores, com atrativos para todos os gostos. Caso ainda não saiba para onde ir no primeiro mês do ano, não deixe de conferir nossas dicas!

Férias de janeiro: destinos nacionais

Amazônia

A Amazônia é um dos ecossistemas mais importantes do planeta e reserva experiências únicas para quem deseja uma imersão profunda na natureza. Em janeiro, o período de cheia começa a transformar as paisagens: rios ficam mais altos, a floresta se reflete como um espelho e os passeios de canoa entre as copas das árvores oferecem uma perspectiva completamente diferente da região. Além do contato direto com a fauna e a flora, é possível vivenciar a cultura ribeirinha, visitar comunidades tradicionais, explorar igarapés e se hospedar em lodges sustentáveis integrados à mata.

Férias de janeiro: Amazônia é um excelente destino

Monte Roraima – Roraima

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é um dos locais mais antigos, remotos e surpreendentes do planeta. Seu tipo de relevo raro em forma de mesa, com paredes verticais extensas e topo plano, é conhecido como Tepui – morada dos deuses no idioma indígena pemon. Diferentemente de outros montes, o Monte Roraima abriga muitos atrativos em seu topo, como piscinas naturais, mirantes, queda d’água e até mesmo um campo coberto por mini cristais. A melhor época para conhecer o destino é de setembro a março, quando há menos incidência de chuvas – portanto, recomendado para as férias de janeiro. Além de as caminhadas ficarem mais agradáveis, a visibilidade fica melhor por conta da baixa nebulosidade.

Monte Roraima: para conhecer nas férias de janeiro

Península de Maraú – Bahia

A Península de Maraú reúne algumas das praias mais lindas e bem conservadas do litoral brasileiro. As piscinas naturais de Taipu de Fora, a Lagoa do Cassange, os manguezais, a Mata Atlântica e o encontro entre rio e mar criam cenários surpreendentes. Janeiro é mês de mar quente, dias ensolarados e visibilidade excelente nas piscinas naturais — ideal para snorkel e passeios de lancha. Para quem busca um destino praiano, mas com pegada mais tranquila e natureza preservada, Maraú é uma escolha certeira.

Península de Marau, na Bahia

Serra da Capivara – Piauí

O Parque Nacional Serra da Capivara foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1991 em razão de sua importância arqueológica. Com mais de 30 mil pinturas rupestres e mais de 1.000 sítios arqueológicos registrados, a região abriga o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas. Além dos atrativos históricos, a paisagem local é outra grande atração, com cânions, chapadas, vales, cavernas e uma vegetação típica da Caatinga. Em janeiro, com maior possibilidade de chuvas, é baixa temporada no destino. Porém, o clima é mais ameno e a vegetação apresenta mais folhas, tornando o ambiente mais sombreado para caminhadas.

Serra da Capivara: para conhecer nas férias de janeiro

Leia também: Serra da Capivara, uma surpresa além do esperado

Serra do Cipó – Minas Gerais

Localizada no sul da Serra do Espinhaço, a Serra do Cipó revela-se como um refúgio natural encantador, repleto de trilhas deslumbrantes, cachoeiras cristalinas e uma vegetação exuberante. Protegida pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, a região proporciona aos visitantes uma imersão completa na natureza, com oportunidades para caminhadas, práticas de rapel ou tirolesa, observação de aves e momentos de pura contemplação das paisagens. Janeiro é mês de média temporada na Serra do Cipó. Há maiores chances de chuvas, porém as cachoeiras ficam ainda mais exuberantes.

Serra do Cipó: para conhecer nas férias de janeiro

Aparados da Serra – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação brasileira localizada nas encostas da Serra Geral, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A região se destaca pelos cânions, sendo o Itaimbezinho o mais famoso deles. Aparados tem uma grande variedade de atrativos tanto para crianças como para adultos, como trekking leves e pesados, passeios de bicicleta, passeios a cavalo e experiências gastronômicas. De dezembro a março, no verão, há maior probabilidade de chuvas repentinas, mas normalmente são leves pancadas e não prejudicam os passeios.

Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul

Urubici – Santa Catarina

Urubici, uma charmosa cidade situada nas deslumbrantes montanhas da Serra Catarinense, é conhecida por seu clima frio e paisagens compostas por cachoeiras, cânions, vales, florestas de araucárias e o famoso Morro da Igreja, onde, anualmente, nos meses de inverno, a neve marca presença. Janeiro é um mês interessante para viajar para Urubici se o intuito é fugir do frio extremo. O clima permanece ameno, porém mais agradável para fazer trilhas e outras atividades ao ar livre. 

Urubici: para conhecer nas férias de janeiro

Férias de janeiro: destinos internacionais

Equador 

O Equador é um país que oferece muitos atrativos históricos, culturais e naturais. Dentre as principais atrações, está a capital Quito – de onde é possível visitar dois importantes pontos turísticos: a Metade do Mundo, um monumento que marca a divisão do nosso planeta em hemisfério norte e sul; e a Avenida dos Vulcões, um grande “corredor natural” com mais de 300 km de extensão, onde se encontra o imponente Cotopaxi, o vulcão mais ativo do Equador. Outro grande atrativo são as Ilhas Galápagos, um local com uma fauna riquíssima, belas paisagens naturais e muitas opções de atividades tanto para crianças como para adultos. Janeiro é um ótimo mês tanto para visitar Quito e outras cidades como para conhecer as fantásticas Ilhas Galápagos.

Ilhas Galápagos: para conhecer nas férias de janeiro

Colômbia

A Colômbia é um país com praias paradisíacas, florestas exuberantes, vilarejos históricos, cidades vibrantes e pessoas extremamente acolhedoras. Entre os destinos de destaque, estão as cidades de Bogotá, Medellín e Cartagena, além, é claro, das praias caribenhas. É um destino que oferece programações completas tanto para quem tem como foco paisagens naturais quanto para quem busca atrativos culturais. De forma geral, a melhor época para conhecer a Colômbia é de dezembro a abril, período com menos incidência de chuvas. Sendo assim, as férias de janeiro são um ótimo período para visitar o destino.

Colômbia: para conhecer nas férias de janeiro

Costa Rica 

A Costa Rica, um dos principais destinos turísticos da América Central, é um país abençoado com uma biodiversidade riquíssima. Suas florestas tropicais, vulcões majestosos e praias paradisíacas oferecem uma experiência inigualável aos visitantes. O país da “Pura Vida” proporciona, ainda, muitas opções de atividades de aventura como surf, rafting, canopy e rapel. Janeiro é um excelente mês para conhecer a Costa Rica pois é época de seca, com clima mais agradável e propício para curtir as praias e outras infinitas maravilhas naturais.

Costa Rica: para conhecer nas férias de janeiro

Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina é um verdadeiro espetáculo natural – e janeiro marca o auge do verão patagônico, quando os dias são mais longos e as temperaturas mais amigáveis para caminhadas e navegações. Torres imponentes, glaciares monumentais como o Glaciar Perito Moreno, lagos azul-turquesa e montanhas exuberantes formam alguns dos cenários mais bonitos e fotogênicos da América do Sul. As férias de janeiro são um excelente período para trilhas em El Chaltén, passeios pelo Parque Nacional Los Glaciares e atividades ao ar livre em El Calafate.

El Chaltén, na Patagônia Argentina

Lapônia

A Lapônia é um território que abrange a Noruega, a Finlândia e a Suécia, além da península de Kola, na Rússia. Essa região, que fica acima do Círculo Polar Ártico, é um dos melhores lugares para caçadas à aurora boreal, um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta. Para ver as luzes do norte, se as condições climáticas permitirem, a viagem deve ocorrer nos meses mais frios, que vão de novembro a início de março. É uma programação muito bacana de fazer entre amigos ou com a família – mesmo famílias com crianças pequenas. 

Lapônia: para conhecer nas férias de janeiro

África do Sul 

Frequentemente descrita como um “mundo em um único país”, a África do Sul reúne uma grande variedade de paisagens, atividades e atrações. Do Parque Nacional Kruger, um dos safáris mais emblemáticos do continente africano, à Table Mountain, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, sem deixar de citar a icônica Garden Route, as famosas vinícolas locais e os inúmeros museus, o país é um prato cheio tanto para quem tem como foco atrativos naturais como para quem busca experiências culturais. Janeiro é um excelente mês para curtir as praias e atividades ao ar livre – para safáris, o melhor é evitar esse período e ir de março a novembro.

África do Sul: para conhecer nas férias de janeiro

Benin

O Benin é um destino culturalmente riquíssimo e profundamente ligado às tradições do oeste africano. Janeiro é um mês especialmente interessante para conhecê-lo, pois acontece o Festival do Vodu, uma celebração que reúne danças, rituais, música e performances ligadas à espiritualidade e à força cultural do país. Além do festival, é possível explorar cidades históricas, mercados, a Rota dos Escravos e paisagens que vão de praias a florestas tropicais. Importante: o Benin não é um destino recomendado para crianças, especialmente durante o Festival do Vodu, devido à intensidade da programação, à grande circulação de pessoas e à complexidade cultural do evento.

Ganvie, no Benin

Você pode se interessar por: Benin: um país de sorrisos genuínos e histórias profundas

Antártica

A Antártica é o continente mais frio, seco e ventoso do planeta. As expedições para lá só acontecem entre novembro e março, quando os visitantes podem avistar de perto os pinguins, leões marinhos, focas, baleias e aves, além de contemplar os enormes icebergs e fazer atividades inusitadas como passeios de caiaque, trekking, mergulho, acampamento no gelo e workshops de fotografia e astronomia. É uma viagem incrivelmente surpreendente para quem gosta de observar paisagens um tanto quanto incomuns e ter a oportunidade de encontrar uma fauna bastante única.

Antártica: para conhecer nas férias de janeiro

Leia também: Antártica: a experiência de pisar em um lugar quase intocado

Quer conhecer algum desses destinos nas férias de janeiro?

Então não perca tempo e entre em contato com a equipe da Adventure Club. Somos especialistas em promover viagens que exaltam o que há de mais autêntico em cada destino, proporcionando experiências diferentes e marcantes para os nossos clientes!

Deixe um comentário

Close Menu