Skip to main content
search

A expedição para a Antártica me levou para longe. Longe no sentido físico-geográfico mesmo, mas também longe no sentido relacional e afetivo. Foram muitos pensamentos e sensações boas durante esses 10 dias a bordo.

Eliane Leite em sua viagem à Antártica

Eu sempre volto das minhas viagens agradecendo. E dessa vez não foi diferente. Voltei pensando no quão abençoada eu sou em poder conhecer destinos tão remotos e viver experiências tão diferentes. Já vivi e experimentei tanta coisa boa por conta do meu trabalho e dos convites que recebo, que não tem como não querer agradecer o tempo todo.

Já participei de expedições polares – tanto para a Antártica quanto para o Ártico –, fiz safári com urso polar no Canadá, vi aurora boreal também no Canadá, fiz trekking com os gorilas da Uganda e da Ruanda, viajei de motorhome pela costa oeste dos Estados Unidos, velejei na Tailândia e nas Ilhas Virgens… Que mais? O que falta? Começo a fazer o movimento ao contrário… Quais experiências de viagem eu ainda não fiz? Acho que hoje falta o Alasca.

Recapitulando tudo isso, me dei conta de que já estive em todos os continentes. Que baita oportunidade e benção! Eu realmente voltei muito feliz com tudo isso que posso experienciar a partir do meu trabalho e depois compartilhar com os meus clientes e amigos.

Expedição Antártica: como é conhecer o continente branco?

Eu confesso que fui com a expectativa que criei a partir do que ouvi dos clientes que já foram. Todos foram unânimes em dizer que a Antártica é maravilhosa, magnífica, excepcional. Então, minha empolgação que já era grande triplicou!

Mas algo que eu sempre falo sobre qualquer destino é que só você indo para realmente conseguir compreender e sentir o lugar. Por mais que você tenha uma ideia, um cenário montado na cabeça, imagens criadas a partir de fotos e vídeos, chegar no destino é muito diferente. É assim que você tem a real percepção do que é tudo aquilo.

Enfim, fui com as expectativas lá no alto e mesmo assim a Antártica me surpreendeu muito.

Vi baleias jubarte, focas, leões marinhos, aves e pinguins; fiz passeio de caiaque com várias jubartes subindo bem na minha frente; andei na lateral de uma cratera de vulcão (nem sabia que tinha cratera de vulcão na Antártica!), todo lindo, preto, cheio de pedra de erupção; e ainda mergulhei! Sim! Pulei nas águas geladas da Antártica!

Passeio de caiaque na Antártica

Antártica e Silver Endeavour: uma combinação fantástica

Quem me levou para essa expedição foi a Silversea, uma empresa referência mundial em cruzeiros de expedição de luxo. E o navio em que embarcamos foi o Silver Endeavour – o navio de expedição mais luxuoso já construído –, que começou a navegar em novembro de 2022.

Silver Endeavour, o navio de expedição polar mais luxuoso do mundo

Falando sobre a rotina a bordo, por dia são feitos dois desembarques (duas excursões); um de manhã e outro à tarde. Então a rotina é café da manhã, saída, retorno, almoço, saída, retorno, final de tarde livre para descansar e jantar. Tem bar, restaurante, deck, spa, sauna, hidromassagem e uma sala onde todo dia acontece uma palestra diferente sobre a Antártica.

Ainda em relação às saídas para os passeios, os grupos são divididos por horário: um bote sai às 8h, outro às 8h15, outro às 8h30 e outro às 8h45. No período da tarde, a mesma coisa: 14h, 14h15, 14h30 e 14h45 – e os retornos de acordo com as saídas. Cada bote tem uma cor; o meu era o vermelho.

Outro ponto importantíssimo de falar sobre essa expedição com a Silversea é que tudo é incluído, tanto alimentação quanto bebida. Se no final do dia você quiser um caviar com champagne, é só pedir! Gorjetas também estão incluídas, então não tem gastos extras lá.

E o frio? É muito congelante?

Como dentro do navio tem calefação, o frio mesmo você só sente nas excursões em terra. Mas até nesses momentos é de certa forma tranquilo, porque a Silversea nos entrega um uniforme apropriado, com botas de borracha, calça impermeável, parka à prova de vento, óculos, toucas e luvas.

Por isso, em relação às roupas, não há muito com o que se preocupar. Antes da viagem, recebemos um manual com várias dicas e, dentre elas, “o que levar para sua aventura”. Dentro do navio, você irá usar roupas confortáveis, como calças, camisetas de mangas compridas e uma blusa tipo suéter fino. Se for usar a piscina ou a academia, é preciso também levar roupas fitness.

Em resumo: é frio? Sim, afinal estamos falando do continente mais frio do planeta. Mas como dentro do navio é quente e fora do navio nos vestimos com roupas especiais, você não sente tanto assim. Quer dizer… pelo menos eu não senti!

Você também tem vontade de conhecer a Antártica?

No nosso site você pode conferir todos os detalhes desse roteiro que eu fiz. São 10 dias contemplando paisagens inóspitas, avistando animais, fotografando glaciares e curtindo boa comida e bons vinhos junto com novos amigos. Recomendo demais!

Viagem à Antártica, uma experiência para a vida toda

2 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu