Ecoturismo / Pontos Turísticos

Turismo na Islândia: o que ver, o que fazer e quais lugares visitar

ago, 28

A Islândia é um país nórdico localizado na parte insular do continente europeu, bem próximo à Groenlândia, e reserva boas e inesquecíveis atrações turísticas. Conheça a seguir mais detalhes sobre o que ver, o que fazer e quais lugares visitar na Islândia.

flickr.com / Diana Robinson Apesar da grande beleza, o Vatnajökull está diminuindo de tamanho há alguns anos, possivelmente devido a alterações climáticas e à atividade vulcânica recente.

O que fazer na Islândia?

A Islândia abriga diversas paisagens incríveis, que combinam geleiras, montanhas, vulcões (são mais de 200!), cachoeiras, rios e planaltos. A geleira de Vatnajökull, localizada na região sudeste, é a maior massa de gelo de toda a Europa, com mais de 8.100 quilômetros quadrados que cobrem 8% de toda a Islândia. No interior do país, vale a pena visitar o Hvannadalshnúkur, um monte com mais de dois mil metros de altitude.

Outra boa dica de passeio é o Parque Nacional Thingvellir e suas famosas e impressionantes falhas geológicas. A maior delas, Almannagjá, é resultado de constantes derivas continentais (movimentação dos continentes) e de terremotos que atingiram a ilha.

Algumas destas falhas geológicas abrigam enormes lagos de água cristalina que seguem até o oceano. É o caso de Nikulásargjá, onde há uma tradição afirmando que se uma pessoa jogar uma moeda no fundo do lago e fazer um desejo, ele se tornará realidade. Outras paradas obrigatórias no Parque Nacional Thingvellir são a cascata de Gullfoss e os impressionantes gêiseres de Haukadalur, que explodem do interior da terra e criam um espetáculo inesquecível.

flickr.com / CGP Grey A duração das erupções dos gêiseres do Vale Haukadalur varia de 3 a 6 minutos.

Turismo na Islândia: Golden Circle Route e aurora boreal

Com pouco mais de 120.000 habitantes, Reykjavík — a capital da Islândia — reserva diversas atrações para o turista. O museu a céu aberto de Arbaejarsafn, por exemplo, é a melhor opção para conhecer a história da ilha.

Outras atrações turísticas bastante populares são as águas termais de Blue Lagoon, um spa ao ar livre que reúne muitos visitantes, e a Golden Circle Route, que começa em Reykjavík e dá uma volta percorrendo 300 km por vilarejos e cidades históricas, terminando em Reykjavík.

A aurora boreal é uma marca desta região do mundo e pode ser vista principalmente nos meses que vão de outubro a março, justamente durante o inverno na Islândia. Trata-se de um espetáculo incrível, gerado por uma explosão solar na qual bilhões de partículas energizadas são disparadas no espaço.

flickr.com / Andrés Nieto Porras Diferentemente do Canadá e da Noruega, os turistas não precisam fazer grandes jornadas para a contemplação das auroras boreais na Islândia.

Pacote de viagem para Islândia

Ficou com vontade de conhecer estes incríveis pontos turísticos? Então confira os pacotes de viagem para a Islândia oferecidos pela Adventure Club.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *