Antes de Viajar / Dicas de Viagem

Tudo sobre a Ilha da Madagascar: onde fica e curiosidades

maio, 27

flickr.com / Frontierofficial Praias como a Fort Dauphin, Anakao ou Ifaty-Manguily são as melhores em Madagascar.

Madagascar é uma ilha que fica localizada no Oceano Índico, na Costa Leste africana, sendo considerada a quarta maior ilha do mundo. Esta porção de terra foi separada do restante do continente há mais de 150 milhões de anos e, por este motivo, a maioria das plantas e animais que são encontrados no local não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A ilha é muito remota e passou a ser povoada por humanos apenas nos últimos 2 mil anos — o que é considerado muito recente para a história da humanidade.

Povos da Ilha de Madagascar

O povo de Madagascar é chamado de Malagasy e, em geral, é composto por descendentes de povos da Indonésia que atravessaram o Oceano Índico e acabaram na região, talvez por acaso. O local também foi visitado por povos árabes e africanos, que contribuíram significativamente para a cultura da ilha.

Na costa leste de Madagascar temos a famosa região dos piratas, onde muitas lendas e histórias sobre o assunto são contadas, até que os franceses colonizaram a ilha, no final do século XIX. A independência da ilha aconteceu no ano de 1960 e, atualmente, Madagascar é considerada um estado democrático mundial.

flickr.com / oledoe Bombetoka Bay é uma baía na costa noroeste de Madagascar. Numerosas ilhas e bancos de areia formaram o estuário com uma grande quantidade de sedimentos transportados pelo Rio Betsiboka.

banner e-book 7 coisas que toda mulher que viaja sozinha aprende sobre a vida

Baixe nosso E-book: 7 Coisas que toda mulher que viaja sozinha aprende sobre a vida.

Vida selvagem de Madagascar

Calcula-se que mais de 75% das espécies de plantas e animais que podem ser encontrados em Madagascar são exclusividade da ilha e não existem em qualquer outro lugar do mundo. A ilha é considerada um elo perdido e é moradia de animais bastante peculiares, como os lêmures, tenrecs (que são parecidos com porcos-espinhos), camaleões de várias cores, entre vários outros animais.

No que diz respeito ao clima, Madagascar tem duas estações bem definidas: uma quente e úmida, que pode ser conferida no período entre novembro e abril, e outra mais seca, que ocorre entre os meses de maio até outubro.

flickr.com / Steve Indícios fósseis indicam que os lêmures atravessaram o mar após Madagascar ter se separado da África e, sem ameaças, surgiu uma grande variedade de espécies.

Ficou interessado em conhecer esta exótica ilha? Então, confira nossos pacotes de viagem para Madagascar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *