Skip to main content
search

A saga conta com três filmes de grande sucesso de bilheteria e a ilha que inspirou a trilogia apresenta curiosidades que você precisa descobrir

Você gosta de animações? Se a resposta é “sim”, certamente você adora a saga Madagascar, da DreamWorks. Não há dúvidas que esta é uma das animações de maior sucesso em todos os tempos, tanto para as crianças como junto aos adultos. O que pouca gente sabe, é que realmente existe um local chamado Madagascar e que inspirou a saga. E no post de hoje, aqui blog da Adventure Club, você fica por dentro das curiosidades mais incríveis desta ilha localizada no continente africano. Continue a leitura e descubra!

Madagascar: 13 curiosidades sobre a ilha que inspirou a animação

1. Localização: como vimos, esta é uma ilha localizada no continente africano, mais precisamente na costa leste (próxima à Moçambique) e no Oceano Índico. A ilha foi separada do continente há mais de 150 milhões de anos e é quarta maior ilha do mundo.

2. Colonização e independência: como outras nações do continente africano, a ilha de Madagascar foi colônia europeia (francesa) por muitos anos. Sua independência ocorreu somente 1960.

3. Exclusividade de fauna e flora: a separação do continente há milhões de anos é a principal responsável pela presença exclusiva (cerca de 75%) de algumas espécies de animais e plantas na ilha. Justamente por isso, a ilha é considerada como um “elo perdido” por especialistas da área e isso explica a presença de animais exóticos, como o lêmure e o tenrec.

4. Observação de aves: das 265 espécies de aves já catalogadas na ilha, 120 são exclusivas de lá, o que atrai a atenção de observadores de aves de todo o mundo. A melhor época para encontrar aves raras na ilha é entre a primavera e o verão.

5. Répteis: existem mais de 300 espécies de répteis em Madagascar e o maior camaleão do mundo, o Caluma Parsonii (ou Camaleão de Parson) é natural de lá.

6. Clima: entre novembro e abril, o clima local é úmido e quente. Já entre maio e outubro, mais seco.

7. O que fazer por lá: além de contemplar a natureza e as formas de vida que habitam a ilha, Madagascar também é conhecida como uma das principais regiões para a prática do trekking. Se você gosta de trilhas, deve considerar este destino para a próxima viagem. Os caminhos passam por regiões incríveis e cenários de rara beleza, inclusive por áreas com vulcões extintos. Os parques nacionais de Madagascar figuram nas principais listas mundiais de melhores locais para caminhar.

8. Presença humana: mesmo existindo há milhões de anos como ilha, Madagascar conta com presença humana “há pouco” tempo, cerca de 2 mil anos.

9. Cidades mais populosas: Antananarivo (capital), Toamasina, Antsirabe, Fianarantsoa e Mahajanga. As cinco cidades contabilizam mais de 1,3 milhão de habitantes.

10. Malagasy: é o nome da principal etnia local, um povo com descendência indonésia e que os historiadores não sabem ao certo como chegam na ilha. Também há registros de exploradores árabes e africanos no passado, mas que não conseguiram se estabelecer por lá.

11. Tradições: uma das celebrações religiosas mais icônicas da ilha é a Famadihana de Tana. Durante a festa, as famílias retiram os corpos dos mortos da sepultura e cantam e dançam com eles.

12. Economia: grande parte é relacionada à agricultura, sobretudo café (maior produto de exportação da ilha) e arroz.

13. Piratas: está localizada na costa leste da ilha (não confundir com a costa leste do continente africano) uma das mais famosas regiões que registraram a presença de piratas, principalmente no final do século XIX.

Sobre o filme: a saga, até a publicação deste post, conta com três filmes, sendo o primeiro datado de 2005 e figura entre as 20 maiores bilheterias de todos os tempos e considerando filmes de todas as categorias. Foram mais de 1.8 bilhão de dólares arrecadados somente com venda de ingresso de cinema. Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer e Jada Pinkett Smith são os atores principais que dão as vozes aos personagens.

Pensando em conhecer Madagascar?

Fale com a Adventure Club! Nosso time é formado por pessoas apaixonadas por viajar e isso garante muito mais segurança na hora de indicar os melhores pacotes e roteiros para você que deseja conhecer o mundo. Então, aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

 

Deixe um comentário

Close Menu