Skip to main content
search
Trekking em Machu Picchu, vista do alto

Na rota para Machu Picchu, rios e ladeiras íngremes são alguns dos desafios para os turistas, mas ao chegar no destino final, a vista compensa todo o esforço.

Mundialmente conhecida como “a cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu é a principal atração turística do Peru. Situada a 2.400 metros de altitude, este Patrimônio Mundial da UNESCO foi descoberto em 1911 pelo arqueólogo Hiram Bingham e abriga diversos resquícios da civilização Inca.

O trekking é uma das principais atividades para o turista que deseja conhecer Machu Picchu. Para chegar na cidade, o viajante pode percorrer trilhas guiadas, atravessando o “Caminho Inca a Machu Picchu”. Com quase 50 quilômetros de extensão, este passeio tem início em Piscacucho e demanda de quatro a cinco dias de caminhada.

Ao longo da trilha, o turista conhece diversos vilarejos com construções e símbolos da civilização Inca, inclusive as fortalezas de Ollantaytambo e Puca-Pucara. Além disso, é possível desfrutar da beleza magnífica da Cordilheira dos Andes e ainda ser recompensado no destino final, que é justamente Machu Picchu.

Turistas fazendo a Trilha Inca

O trajeto clássico da Trilha Inca dura quatro dias e tem aproximadamente 45 quilômetros.

O “Caminho dos Incas”, como é popularmente conhecido este trekking, foi criado como estratégia para preservar a cidade dos colonizadores espanhóis — que invadiram e destruíram vários locais sob o pretexto de buscar ouro e prata. Machu Picchu, por outro lado, acolheu os Incas e não foi atacada.

Para percorrer as trilhas que levam à cidade, é necessário preparo físico para enfrentar seus diferentes níveis de dificuldade. Na região de Warmihuañusca, por exemplo, o visitante estará a 4.200 metros de altura e sentirá falta de oxigênio. A dica é nunca exagerar no esforço, respeitando os próprios limites.

Ao visitar Machu Picchu, recomenda-se levar roupas leves e confortáveis, ideais para longas caminhadas. Não esqueça de chapéus ou bonés, óculos de sol, protetor solar, repelente contra insetos e garrafas de água. Como a temperatura cai bastante durante a noite, é indicado levar blusas, calças, gorros e luvas.

Deixe um comentário

Close Menu