Skip to main content
search

A cada viagem, os consultores da Adventure Club descobrem os segredos e os passeios imperdíveis de cada canto do mundo. Com muita dedicação, curiosidade e paixão, esses profissionais ajudam a criar roteiros turísticos sob medida para os turistas apaixonados por aventura. Desta vez, a consultora Amanda Gallo foi conferir de perto a beleza selvagem do Quênia e da Tanzânia, na África. Confira todos os detalhes sobre esta viagem:

Principais parques do Quênia e da Tanzânia

O Masai Mara é o parque mais famoso do Quênia. Nas planícies do rio Mara é possível observar a rica fauna, com aves, antílopes, zebras e gnus. “Conseguimos ver também o guepardo, em um momento raro e emocionante”, revela Amanda. Localizado no mesmo país, o Parque Nacional de Amboseli é conhecido como o Parque dos Elefantes. Seu principal destaque é o deslumbrante Monte Kilimanjaro, o ponto mais alto da África, chegando a 5.895 metros de altura.

Na Tanzânia, o Masai Mara se estende para uma região que recebe o nome de Sereguenti, onde está localizado o parque Ndutu Safari Lodge. “Conseguimos ver uma pequena parte da migração dos gnus e zebras, o que foi espetacular! É permitido aos veículos sair do caminho para chegar mais perto dos animais, como fizemos com um leão”, relata.

Ainda na Tanzânia, a consultora da Adventure Club visitou o Parque Nacional Tarangire, famoso pelos imensos baobás e pelos elefantes. Lá, é possível fazer um voo de balão e ter o privilégio de apreciar toda a beleza da região do alto. Amanda também conheceu o Ngorongoro, uma área de conservação na cratera de um vulcão. “É onde se encontra a maior quantidade de animais e variedade de espécies. Na nossa visita, conseguimos ver leoas com filhotes e um leão sozinho, sem contar os gnus, zebras, flamingos e tantos outros”, conta ela.

O que fazer no Quênia e na Tanzânia

Como as regiões visitadas durante a viagem eram essencialmente “selvagens”, não há nenhum tipo de entretenimento noturno fora do hotel. Durante o dia, a dica é fazer safáris e explorar os parques. “Todos são incríveis e têm características próprias. É impossível não se apaixonar pelos animais, paisagens e as cenas selvagens que presenciamos”, diz Amanda, que destacou também o pôr do sol como um dos pontos altos da viagem.

Clima no Quênia e Tanzânia

De acordo com Amanda, os dois países são muito parecidos no que diz respeito à temperatura: quente durante o dia, enquanto a noite é um pouco mais fria. “Nada muito brusco. O único lugar frio é Ngorongoro que, por causa de sua localização e altitude, possui clima frio durante todo o dia”, explica.

Cultura e culinária africanas

Tanto o Quênia como a Tanzânia possuem diversas tribos, cada qual com seu dialeto. Porém, nas escolas é ensinada a língua oficial, o swahili, e o inglês — considerado idioma secundário. Segundo Amanda, o contato com os guias e funcionários dos hotéis permite que o turista aprenda algumas expressões básicas, como “Jambo” (olá), “Asanti” (obrigada) e “Hakuna Matata” (sem problemas).

O contato cultural com a tribo Masai, que habita os dois países, é uma experiência à parte. “Como os nômades, eles montam seus acampamentos no campo e têm tradições e costumes próprios. Os Masais possuem cabeças de gado que servem para a alimentação e até como moeda de troca. As mulheres também fazem artesanatos, sendo a maioria das peças com miçangas. A atividade ajuda na renda e todo o dinheiro arrecadado é dividido entre as famílias da tribo”.

Amanda notou, ainda, que a população local é bastante alegre e se veste com roupas bem coloridas. “Em todas as estradas por onde passamos, as crianças e até alguns adultos começam a acenar e sorrir para o carro. Isso é muito legal!”, conta.

Por que vale a pena?

“A viagem é sensacional. Qualquer pessoa que goste de animais e da vida selvagem com certeza vai adorar”, recomenda Amanda. “Algumas cenas são inesquecíveis, como a leoa prenhe subindo em uma árvore, o guepardo com três filhotes, a família de elefantes protegendo seus filhotes, a migração de zebras e gnus”.

Ficou interessado? Então, confira os pacotes de viagem para o Quênia e Tanzânia.

Deixe um comentário

Close Menu