Curiosidades / Dicas de Viagem

Descubra todas as curiosidades sobre Botsuana

out, 09

Já ouviu falar em Botsuana? Localizado na região sul do continente africano, este país possui pouco mais de dois milhões de habitantes e faz fronteira com África do Sul, Zimbábue e Namíbia. Botsuana foi uma colônia britânica até 1966, quando se tornou independente e passou a apresentar crescimento econômico que se destacava entre seus vizinhos africanos.

flickr.com / Justin Hall O Delta de Okavango, em Botsuana, é o maior delta interno do mundo. Toda a água que o atinge é evaporada, não chegando a nenhum mar ou oceano.

O que fazer em Botsuana?

Botsuana abriga o maior delta do mundo: o delta de Okavango, onde é possível conferir de perto um incrível ecossistema de savana, rios, canais e ilhas, assim como diversos animais — como zebras, elefantes, girafas, hipopótamos, entre outros.

Para aproveitar bem a natureza de Botsuana, os safáris são uma boa opção para ver todos os animais de perto, sem perder nenhum detalhe. Ao explorar o Parque Nacional de Chobe, por exemplo, é possível ver elefantes africanos que cruzam a região em busca de alimento e locais para descanso. Somente neste parque existem mais de 60 mil elefantes, além de diversos búfalos e gazelas.

flickr.com / Joachim Huber O sítio arqueológico de Tsodilo, no noroeste de Botsuana, exibe uma das mais importantes coleções de arte rupestre do mundo e já foi chamado o “Louvre do Deserto”.

Outro passeio imperdível para quem visita Botsuana é pelo deserto de Kalahari, onde existe uma reserva natural com o mesmo nome. Neste local, o visitante pode embarcar em um passeio em busca de hienas, leões, girafas e até aborígenes de tribos San. No Parque Nacional de Kalahari, existem ainda as colinas de Tsodilo, com mais de mil metros de altura e centenas de pinturas rupestres que contam a história e trajetória da região ao longo de séculos.

Conhecidos na língua local como Makgadikgadi Pans, os desertos salinos de Botsuana compreendem uma área superior a 12 mil km², onde é possível vivenciar a experiência de viver em um ambiente extremo e de vital importância para a evolução do país e dos costumes da população.

flickr.com / abi.bhattachan O Makgadikgadi Pans é tudo o que sobrou de um antigo lago que cobria uma área maior do que a Suíça, mas secou há milhares de anos atrás.

Curiosidades de Botsuana

• Devido às cheias dos rios, os leões de Botsuana são nadadores muito habilidosos;
• A maioria das vilas e cidades de Botsuana contam com espaços exclusivos para que a população desabafe sobre qualquer assunto. Este local é chamado de Kgotla;
• Ao pegar um táxi em Botsuana, você raramente estará sozinho no veículo. O costume local é dividir a viagem com outras pessoas. Além disso, os táxis possuem rotas pré-definidas e os passageiros podem subir e descer dos veículos em qualquer ponto, como se fosse um ônibus. Para ir até um destino específico, como um restaurante ou hotel, a viagem é um pouco mais cara.

Confira os pacotes de viagem para Botsuana, que são oferecidos pela Adventure Club.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *