Curiosidades / Dicas de Viagem

Conheça a arquitetura monumental do Parque Nacional de Tikal, na Guatemala

nov, 07

Localizado onde já foi a maior cidade Maia, o Parque Nacional de Tikal é um dos principais sítios arqueológicos do mundo. Quem visita o local tem a oportunidade de entrar em contato com uma cultura impressionante e que marcou a história da humanidade. Além de ser um ponto turístico incrível, Tikal também oferece a oportunidade de aprender e compreender um pouco do passado por meio da arquitetura monumental de suas construções.

flickr.com / USAID U.S Agency for International Develepment o Parque Nacional de Tikal é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.

O Parque Nacional de Tikal fica na região de Petén, na região norte da Guatemala, e oferece ao turista a oportunidade de conferir ruínas de casas, templos, palácios e até mesmo alguns objetos da civilização Maia.  Todo o parque é considerado um patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, ou seja, é uma área protegida e que tem o turismo supervisionado pelas autoridades locais — justamente por conta de seu valor inestimável.

Ao todo, são mais de 570 metros quadrados de diversos monumentos, dentre os quais se destacam seis pirâmides que serviam como templos dos Maias.  A maior de todas, chamada “Templo IV”, mede 64 metros e conta com um local de orações em seu topo. Os arqueólogos calculam que foram necessárias mais de 60 mil pessoas para construir todas as pirâmides entre 200 e 850 d.C., justamente o período em que a sociedade Maia estava em seu auge.

flickr.com / Devin Crawford O Parque Nacional de Tikal fica localizado na região de Petén, na região norte da Guatemala, e dá ao turista a possibilidade de conhecer ruínas de casas, templos, palácios e até mesmo alguns objetos da civilização Maia.

 

Além destas seis principais pirâmides, o Parque Nacional de Tikal também abriga diversas outras construções históricas, como palácios reais, residências e te monumentos esculpidos em pedra e uma construção que acredita-se ter sido uma prisão Maia.

Mundo perdido Maia

As pirâmides são as principais atrações do Parque Nacional de Tikal, porém o turista também pode conhecer um complexo com mais de 60 metros quadrados que abriga cerca de 40 estruturas de pedra: o Mundo Perdido. Especula-se que este local era utilizado para estudos astronômicos da sociedade Maia, como a observação das estrelas e do sol.

Veja nossos pacotes de viagem para a Guatemala!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *