Skip to main content
search

Localizado no sul do estado do Mato Grosso e região noroeste do Mato Grosso do Sul, o Pantanal é um bioma de clima quente e úmido, com a maior parte de seu território tomado pela água. Trata-se de uma região com biodiversidade riquíssima e, por conta da presença de tantos animais típicos do Pantanal, o local é considerado pela UNESCO um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Conheça a seguir as cinco atrações turísticas que precisam ser visitadas por todo turista que visita o Pantanal:

5 passeios imperdíveis no Pantanal

Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense

Com 135.000 hectares de extensão, o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense foi criado em 1981, com o objetivo de proteger o ecossistema pantaneiro. Seu portão de entrada fica no município de Poconé, e é necessário pedir autorização prévia para visitar o local. A melhor época para visitação é entre abril e setembro, no período de seca, quando as planícies não estão alagadas e os animais ficam nas proximidades dos rios e mais visíveis para o turista.

Pescaria

No Pantanal, a pesca é permitida apenas entre os meses de março e outubro, como forma de proteger a época de desova das mais de 200 espécies de peixe que habitam a região.

Os melhores rios para pesca são o Cuiabá, Sepotuba, Piquiri, São Lourenço, Miranda, Paraguai e Aquidauana. Apesar de a região não contar mais com a mesma quantidade de peixes de 30 anos atrás, este continua sendo um dos destinos mais procurados pelos pescadores de plantão.

Observação de pássaros

Com mais de 450 espécies diferentes, o Pantanal é um excelente local para a observação de pássaros. Os tuiutis são o símbolo da região, mas o turista também pode encontrar colhereiros, caracarás, tucanos, araras-azuis e muitas outras aves belíssimas.

O melhor horário para a observação é durante o nascer e pôr do sol. A época que vai de abril a setembro é ideal para este passeio, justamente por ser o período de reprodução.

Trem do Pantanal

Para quem gosta de tranquilidade, conforto e praticidade a dica é dar uma volta no trem turístico e conhecer melhor a fauna e a flora do Pantanal. O passeio dura quase dez horas e percorre mais de 200 quilômetros entre Campo Grande e Miranda, passando por regiões de cerrado, formações rochosas, rios, cachoeiras e construções antigas.

Passeio a cavalo

Este passeio pode ser realizado por trilhas que invadem a vegetação nativa e fazendas da região, permitindo que o turista observe de perto a fauna e a flora pantaneira. Quem gosta de emoção pode galopar entre os campos abertos, deixando o vento bater no rosto e desfrutando uma indescritível sensação de liberdade.

Ficou interessado em curtir essas atrações turísticas imperdíveis? Conheça os pacotes de viagem para o Pantanal que são oferecidos pela Adventure Club.

Deixe um comentário

Close Menu