Skip to main content
search

Enigmática, histórica e deslumbrante, Istambul é uma verdadeira joia do turismo europeu e asiático — afinal, a Turquia está localizada exatamente na divisa entre os dois continentes. Além disso, Istambul também tem grande importância histórica, já que foi capital do império Otomano até 1923. Até os dias de hoje é possível perceber referências culturais das sociedades que dominaram o território turco.

Mesquita Azul, na Turquia - Médio Oriente, Vista da Cidade, Istambul, Mesquita do Sultão Ahmed.

A Mesquita Azul é considerada uma das obras-primas do mundo islâmico e uma das maiores criações arquitetônicas de Istambul.

Turismo em Istambul: o que fazer na capital turca?

Um dos passeios obrigatórios em Istambul é a incrível visita à Mesquita Azul. Com azulejos pintados à mão e uma arquitetura impressionante, a mesquita foi concluída em 1616, para rivalizar com a grande mesquita de Mecca (cidade sagrada para os muçulmanos). O local preserva um ótimo estado de conservação e atrai turistas de todo o mundo. Mas, atenção: existem alguns ambientes em que apenas os homens podem entrar. Além disso, é obrigatório tirar os calçados ao entrar na Mesquita Azul de Istambul.

Outro ponto turístico que vale a pena ser visitado é o Topkapi Palace Museum, que foi construído durante o Império Otomano entre 1459 e 1465, sendo residência oficial de diversos sultões ao longo dos séculos. Hoje é um museu composto por várias relíquias históricas que contam a trajetória da cidade, além de uma coleção de joias que inclui a maior pedra de diamante do planeta. Ainda na lista de museus, o Hagia Sofia (Santa Sofia) traz mosaicos católicos do período Bizantino e símbolos muçulmanos que imortalizam os principais nomes da religião.

Harem (quarto) no palácio de Topkapi Palace Museum, Istambul, Turquia.

O Palácio Topkapi é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro, cerâmicas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.

Mercado de especiarias e Beyoglu Street

Uma viagem para Istambul não seria completa sem um passeio pelo famoso e marcante mercado de especiarias da capital turca. Organizado, limpo e seguro, o local recebe visitantes de várias partes do mundo, que buscam por temperos e sabores da culinária árabe, europeia e asiática. Não deixe de experimentar e pechinchar por bons preços em doces típicos, como o Baklavas (massa folhada com pistache), ou por uma porção de caviar Beluga.

Falando em culinária, outro ponto para matar a fome em Istambul é em Beyoglu Street — um centro movimentado, moderno e com opções variadas para todos os paladares. Além de bares e restaurantes, o local também conta com centenas de vendedores ambulantes que comercializam doces e pratos deliciosos, como o kebab.

Vários tipos de especiarias no Mercado de especiarias, em Istambul, Turquia.

O Mercado de especiarias oferece um festival de cores, sabores e aromas que dominam o ambiente e tornam a visita um passeio muito agradável.

Grand Baazar

Corredor do Grand Baazar, em Istambul, Turquia.

O complexo do Grand Baazar abriga não só lojas de comércio, mas também casas de câmbio, duas mesquitas, fontes de água, delegacia, cafés e restaurantes, entre outros tipos de estabelecimentos.

Pechinchar por melhores preços é um importante traço da identidade cultural turca, portanto não tenha vergonha de “desafiar” o vendedor ao comprar uma lembrancinha, por mais barata que seja. No Grand Baazar você irá encontrar um dos maiores mercados cobertos de todo o mundo, com mais de 5.000 lojas que vendem tudo o que você puder imaginar — de cultura turca, como eletrônicos da Ásia a elementos da cultura pop dos Estados Unidos. Para quem deseja comprar presentes para toda a família, este é o lugar certo!

Deixe um comentário

Close Menu