Pontos Turísticos

Conheça a Mesquita Azul em Istambul

jun, 04

Considerada a maior mesquita de Istambul, a Mesquita Azul é um importantíssimo símbolo religioso para muçulmanos de todo o mundo e, em especial, aos muçulmanos que visitam a Turquia.

flickr.com / Leandro’s World Tour A Mesquital Azul, é a única mesquita em Istambul que possui seis minaretes (torres).

Construída pelo Sultão Ahmed I, entre 1609-1616, estrategicamente nas margens do mar de Mármara, com o objetivo claro de sobrepor o poder islâmico sobre o cristianismo, a Mesquita Azul é tida como uma das maiores obras-primas do mundo islâmico, além de ser a mais admirável construção arquitetônica de Istambul e uma das mais belas mesquitas já construídas em todos os tempos.

Inicialmente, a mesquita tinha o nome de Mesquita do Sultão Ahmed, sendo ela a parte principal de um enorme complexo arquitetônico composto por túmulos, medreses, fontes, cozinhas públicas, armazéns, salas, um hospital e, obviamente, o túmulo do próprio sultão Ahmed I.

Todavia, devido aos azulejos azuis que compõe a impressionante decoração das paredes da mesquita, seu nome foi mudado definitivamente para Mesquita Azul.

flickr.com / Leandro’s World Tour A mesquita recebeu este nome por conta dos azulejos e também dos vitrais em tons azulados que a revestem.

A importante construção da Mesquita Azul se deu em um enorme pátio, com cinco portais, sendo o portão principal localizado em frente ao Hipódromo.

Para se ter ideia da grandiosidade da construção e da sofisticada elaboração arquitetônica empregada, somente a cúpula principal mede impressionantes 43 metros de altura, e o diâmetro chega a 23 metros de comprimento.

As belíssimas janelas localizadas a volta da base da cúpula proporcionam um lindo espetáculo de propagação de luz natural por toda a mesquita, revelando aos turistas de primeira viagem as belezas harmônicas de um lugar sagrado, místico e repleto de encantos.

flickr.com / Leandro’s World Tour Está localizada no bairro de Eminönü, e chama a atenção dos turistas que passam por lá.

Já a decoração interna das paredes é dotada de belíssimos azulejos azuis. Todavia, essa não é a coloração original da mesquita. Segundo estudiosos, a coloração azul foi empregada a partir de projetos de reconstrução da mesquita.

As paredes mais altas da Mesquita são todas adornadas com pinturas diversas, que dividem espaço com inscrições do Corão. Pelo chão, uma infinidade de tapetes, de cores e formatos diferentes, todos doados por peregrinos de todo o mundo compõe a decoração.

Para os turistas é possível visitação sempre fora dos horários de oração. As mulheres, em sinal de respeito, devem cobrir os cabelos ao entrar na mesquita.

Quer ver de perto a Mesquita Azul? Confira nossos pacotes de viagem para a Turquia!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *