Skip to main content
search

Você já leu algum livro que te deu vontade de fazer as malas, colocar o pé na estrada e partir para uma grande e especial viagem? Para quem já tem espírito aventureiro, ter contato com uma história inspiradora pode ser o estímulo que faltava, e para quem tem vontade, mas ainda tem receio, pode ditar um caminho revolucionário.

Livros de viagem e turismo inspiradores

Viaje com estes 5 relatos que ensinam, inspiram e entretêm sobre a experiência de viajar:

1. Sete anos no Tibet | Heinrich Harrer

Sete anos no Tibet conta a história de Heinrich Harrer, alpinista austríaco, que, junto ao seu companheiro de expedição Peter Aufschnaiter, percorre as montanhas do Himalaia e chega à Cidade Proibida de Lhasa, no Tibet, durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de terem sido presos e fugido do campo de prisioneiros na Índia em 1943, os amigos atravessaram as montanhas do Himalaia enfrentando a rejeição das autoridades tibetanas, as baixas temperaturas e todos os perigos imagináveis. Ao fim de dois anos de uma difícil travessia, chegaram às portas de Lhasa, famintos e quase congelados.

Diante do estado em que se encontravam, foram recolhidos e acolhidos pelas autoridades tibetanas e, graças aos seus conhecimentos de ciências, Heinrich Harrer, depois de conquistar a confiança dos monges e nobres tibetanos, foi contratado para ser o professor de Dalai Lama. O livro foi traduzido para diversas línguas e adaptado para o cinema com Brad Pitt no papel do autor.

2. A incrível viagem de Shackleton – A mais extraordinária aventura de todos os tempos | Alfred Lansing

Em 1914, o navegador Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul, com outros 27 tripulantes, com o objetivo de cruzar o continente antártico.  Porém, a apenas um dia do desembarque planejado, o navio ficou aprisionado num banco de gelo no mar de Weddell e acabou destruído.

Por quase seis meses em uma das mais inóspitas regiões do mundo, Shackleton e sua tripulação sobreviveram em placas de gelo até que conseguiram iniciar a tentativa de retorno nos botes salva-vidas. Por meio dos relatos e entrevistas com membros da expedição, Alfred Lansing conta detalhadamente como Shackleton conseguiu que todos retornassem com vida mesmo após quase dois anos do início da viagem e reconstrói as dificuldades que a tripulação do Endurance enfrentou, como tristeza, fome, medo e desespero.

Além de toda essa narrativa de aventura fascinante que te prende do começo ao fim, A Incrível viagem de Shackleton, traz um grande exemplo de liderança.

Continue a leitura para conhecer outros três livros de viagens e turismo encantadores!

3. Mar sem fim | Amyr Klink

A viagem relatada em Mar sem fim começa no dia em que Amyr Klink deixa sua esposa, Marina, e suas filhas em Paraty, decidido a realizar o grande sonho da sua vida: sua primeira volta ao mundo, realizada nas águas da Convergência Antártica – notável e precisa fronteira entre as águas frias do Norte e as águas geladas da Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta.

Navegando sozinho no veleiro Paratii, Amyr foi o primeiro a realizar esse percurso desafiador. Foram 141 dias no mar, um verão inteiro viajando em latitudes onde o sol nunca se esconde, enfrentando um mar temperamental, às vezes extremamente violento, com períodos de nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, e o tempo todo submetido a uma rotina em que não era possível dormir mais do que cinco horas contínuas por dia. Mas, ao mesmo tempo, todo o deslumbramento: miragens de ilhas, a visão de um cachalote e da rica fauna marinha.

4. O grande bazar ferroviário – De trem pela Ásia | Paul Theroux

Em O grande bazar ferroviário – De trem pela Ásia, dos elegantes vagões do Expresso do Oriente aos vagarosos e surrados trens indianos, dos luxuriantes arrozais vietnamitas às imaculadas estepes da Sibéria, o que interessa ao autor, mais do que os países em si, são os trens e seus passageiros.

Partindo de Londres em uma tarde de outono, Theroux segue pela Itália, Iugoslávia e Bulgária até a Turquia e as belíssimas mesquitas de Istambul. Atravessa o Irã, Afeganistão e Paquistão para chegar à Índia, onde fica impressionado com a multidão e a pobreza. Adentra o Extremo Oriente pela Birmânia e passa por Tailândia, Malásia, Cingapura, Camboja e Vietnã, onde constata as marcas profundas deixadas pela recém-terminada guerra contra os Estados Unidos.

Sua viagem conclui com uma passagem pelos trens-bala do Japão e um derradeiro e interminável trajeto a bordo do mítico Expresso Transiberiano, cruzando as paisagens desoladas do interior da União Soviética.

5. A caminho do Atacama: uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo | Rômulo Provetti 

A caminho do Atacama: uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo é um relato da emocionante viagem de moto que Rômulo Provetti fez de Belo Horizonte até o Deserto do Atacama, no Chile, atravessando o Norte da Argentina, subindo a Cordilheira dos Andes e conhecendo algumas das paisagens mais bonitas do planeta.

Foram 24 dias na estrada para percorrer pouco mais de 10.500 km, encontrar e fazer muitos amigos pelo caminho e descobrir que a pessoa que volta para casa depois de uma longa viagem de moto nunca é a mesma que partiu.

Com centenas de belíssimas e impressionantes fotos que ilustram o texto na medida em que os eventos ocorrem, o livro tem uma escrita leve e simples, que faz o leitor viajar junto ao Rômulo. O livro ainda contém informações sobre o roteiro, dicas e um método de planejamento para uma viagem de moto.

Caso queira conversar com a Adventure Club e explorar opções de roteiro de viagens para algum dos destinos citados ao longo deste artigo, basta clicar aqui e entrar em contato conosco.

Já leu algum desses livros de viagens e turismo? Tem algum pra indicar pra gente? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Close Menu