Curiosidades / Pontos Turísticos

Qual a melhor época para ver a aurora boreal no Canadá?

set, 03

A aurora boreal é resultado de uma explosão solar que libera incontáveis partículas no espaço. Quando estas partículas entram em contato com o campo magnético da Terra, e com os gases da atmosfera terrestre, é criado um impressionante efeito de luzes e cores. Este fenômeno pode ser visto no extremo norte do globo, especialmente na Islândia e no Canadá.

flickr.com / Emmanuel Milou A cidade de Churchill é um dos três melhores lugares do mundo para assistir ao espetáculo da aurora boreal.

Melhor época para ver a aurora boreal no Canadá

A melhor época para conferir este incrível espetáculo no Canadá é entre os meses de setembro e outubro ou entre março e abril, justamente os períodos do ano em que a região norte da Terra está na melhor posição em relação aos ventos solares.

Onde ver a aurora boreal no Canadá?

As cidades mais indicadas para presenciar a aurora boreal no Canadá são Churchill e Whitehorse, ambas localizadas em uma região chamada Yukon — que fica quase na fronteira com o Alasca. Embora estes dois municípios apresentem temperaturas baixas nesta época do ano, possuem ótimos locais de observação.

iStockphoto.com / surangaw As áreas naturais do Canadá oferecem numerosas opções para observar a beleza das auroras boreais.

Existem outros destinos para quem deseja ver a aurora boreal no Canadá, como British Columbia, nos pontos de Dawson Creek e Muncho Lake Provincial Park. Também recebem muitos turistas as cidades de Fort McMurray, Edmonton e Athabasca, as três localidades situadas em Alberta, e a província de Saskatoon, localizada em Northern Saskatchewan.

Todas as cidades citadas possuem boa infraestrutura, porém nenhuma delas oferece tudo o que Vancouver apresenta. Nesta populosa cidade do Canadá, os pontos ideais para observação da aurora boreal são Moose Factory e North Shore of Lake Superior. Além disso, a infraestrutura de hotéis e restaurantes é bem ampla. Em Québec, outra grande cidade canadense, o melhor ponto para observação é na região nordeste, em Kuujjuaq.

flickr.com / Ian Mackenzie A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *