Curiosidades

Entenda as cores dos passaportes de cada país

out, 14

O passaporte é um documento pessoal e intransferível, direcionado para o livre trânsito das pessoas em outros países. O que poucos sabem é que esse documento pode apresentar cores distintas, de acordo com o país de origem do viajante.

Os parâmetros oficiais para a tonalidade dos passaportes são estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Interacional (ICAO) e é a partir deste órgão que a nação escolhe sua cor entre as possíveis azul, preto, verde e vermelho. Conheça abaixo os significados dessas cores nos passaportes:

Quais são as cores dos passaportes de cada país?

Vermelho

© Depositphotos.com / BrianAJackson O passaporte vermelho é utilizado por membros da União Europeia (menos Croácia).

Utilizado pelos membros da União Europeia (menos Croácia), essa cor antigamente era usada nos passaportes de cidadãos das nações comunistas. Outros países como Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Peru e China utilizam a cor vermelha em seus passaportes.

Azul

© Depositphotos.com / ckellyphoto O Brasil utiliza o passaporte azul desde 2009.

Tonalidade utilizada na maioria dos países do continente americano, como Canadá, Brasil, Argentina e Uruguai. Os Estados Unidos adotaram a coloração azul em 1976, para combinar com a cor de sua bandeira.

Verde

© Depositphotos.com / shinobi O passaporte de cor verde é utilizado pelos estados islâmicos.

O verde é utilizado pela maioria dos estados islâmicos devido à importância do verde em sua religião e por acreditarem que esta era a cor preferida do profeta Maomé. Algumas variações na tonalidade do verde também são usadas pelos membros da “ECOWAS-Economic Community of West African States”.  No Brasil o passaporte teve a cor verde até o ano de 2008.

Preto

© Depositphotos.com / andrewsound95 A cor preta é uma das mais raras.

Uma das cores mais raras, o passaporte de cor preta, é utilizada em países como Nova Zelândia e México. Além disso, ela é bem comum no continente africano, em países como Congo, Botsuana e Angola. Nos Estados Unidos essa coloração é usada somente por pessoas com autorização especial, dotado de benefícios diplomáticos.

No Reino Unido, ele é capaz de autorizar a entrada de uma pessoa em quase 150 países, sem ser preciso o visto.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *