Skip to main content
search

Alguns países são exemplo para o resto do mundo quando o tema é sustentabilidade. É isso que aponta o Índice de Desempenho Ambiental (EPI), que tem como objetivo fornecer dados para comparar, analisar e compreender a saúde ambiental de 180 países e a vitalidade de seus ecossistemas.

Com base em 32 indicadores, divididos em 11 categorias, a pesquisa é publicada a cada dois anos. Sua última versão, divulgada em 2020, traz os novos líderes no desempenho ambiental e fornece orientação prática para os países que desejam avançar em direção a um futuro sustentável e se tornar cada vez mais lugares limpos. 

Confira a lista dos 7 países mais sustentáveis do mundo

1. Dinamarca

Dinamarca um dos países mais felizes do mundo 2021

A Dinamarca lidera o ranking dos lugares mais sustentáveis do planeta, tem bons índices de emprego, um sistema de aposentadoria robusto e ainda é famosa pelo alto grau de felicidade dos seus habitantes. O país se destaca entre todas as nações pelo forte compromisso com a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Há planos para que a capital, Copenhague, se torne a primeira cidade neutra em carbono nos próximos anos.

2. Luxemburgo

Confira a lista dos 7 países mais sustentáveis do mundo - Luxemburgo

Luxemburgo foi o primeiro país europeu a emitir dívida sustentável. As obrigações em questão referem-se a projetos de caráter ambiental e social, como a construção de habitação ecológica, a transição energética, o desenvolvimento de transportes com baixas emissões de dióxido de carbono, uma gestão mais eficiente da água e projetos em setores de educação, mercado de trabalho e saúde.  

3. Suíça

Confira a lista dos 7 países mais sustentáveis do mundo - Suíça

A Suíça já aparece entre os países mais sustentáveis do mundo há algum tempo. Entre as medidas que o país adota, estão as usinas geotérmicas, fontes de energia pouco poluentes que se utilizam do calor vindo do interior do subterrâneo para suprir o frio constante; o processo inovador de agricultura, que utiliza água do derretimento das geleiras; e programas para controle de consumo da madeira nas suas florestas.   

4. Reino Unido

Confira a lista dos 7 países mais sustentáveis do mundo - Reino Unido

Recentemente, o Reino Unido deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade: instituiu um painel que irá garantir que os investimentos financeiros sejam ambientalmente sustentáveis. Mas não é de agora que os países se destacam pela sustentabilidade. No ano de 2020, por exemplo, a primavera britânica foi marcada por uma importante conquista — por mais de 67 dias, o país não queimou um grama sequer de carvão na geração de sua eletricidade. Toda a demanda foi atendida por fontes renováveis, em especial energias solar e eólica. 

5. França

Confira a lista dos 7 países mais sustentáveis do mundo - França

A França é um dos primeiros países a adotar medidas em prol da sustentabilidade. Um dos exemplos é em relação aos transportes: há um grande incentivo governamental ao uso de bicicletas e, em algumas cidades, como Bordeaux e Lille, as frotas de ônibus foram substituídas por bondes elétricos. Outro fator muito importante para a população francesa é a alimentação; os cardápios são, rigorosamente, orgânicos e balanceados, de acordo com as políticas ambientais e alimentares. 

6. Áustria

Áustria um dos países mais felizes do mundo 2021

Outro país que se sobressai no ranking dos países mais sustentáveis do mundo é a Áustria, principalmente em relação à energia limpa e acessível e comunidades sustentáveis.  Cortada pelos rios Danúbio e Inn, o país também se destaca fortemente pela conservação de suas reservas naturais nesses locais, em suas florestas e parques.

7. Finlândia

Finlândia um dos países mais felizes do mundo 2021

A Finlândia vem para completar a lista dos países líderes em consciência e responsabilidade no que se refere à preservação do meio ambiente. O país, conhecido como o principal do mundo em eco-inovação e líder mundial em bioenergia, comprometeu-se a acabar com o lixo orgânico nos próximos dois anos e neutralizar 100% de suas emissões de carbono até o ano de 2035.

E aí, você já conhecia o Índice de Desempenho Ambiental (EPI)? Tem vontade de viajar para algum desses (ou todos esses) países sustentáveis?

Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Close Menu