Skip to main content
search

Localizada no sul do estado do Maranhão, a Chapada das Mesas encanta pela beleza de suas paisagens exuberantes e únicas. Trata-se de um destino incrível, com formações rochosas surpreendentes e cachoeiras inesquecíveis, além de belíssimos bosques de buritizais e cânions esculpidos por centenas de anos.

chapada das mesas

A Chapada das Mesas fica dentro do complexo natural do Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de proteção ambiental com mais de 106 hectares de Cerrado. O Santuário da Pedra Caída é uma das principais atrações turísticas do local, e é um verdadeiro cartão-postal com três quedas d’água que se revelam após uma trilha que passa por dentro de um cânion de 300 metros.

Ao longo do caminho, é possível se refrescar em poços e trechos de rios. Para quem gosta de aventura, existem áreas com infraestrutura para a prática de rapel. Para quem gosta de mergulhar, a dica é ir até os poços Encanto Azul e Poço Azul, que contam com águas cristalinas perfeitas. Outras atrações que valem a pena visitar são as cachoeiras, com destaque para a São Romão (22 metros de altura), Prata (26 metros) e Santa Bárbara (76 metros).

Chapada das Mesas: quando visitar?

O período entre os meses de junho e dezembro é considerado de seca e, por isso, é a melhor época do ano para conhecer o Parque Nacional da Chapada das Mesas com tranquilidade e segurança. Para quem tem interesse em acompanhar as celebrações folclóricas do Boi-bumbá e a festa do Menino Jesus de Praga, o mês de junho é ideal.

Deixe um comentário

Close Menu