Skip to main content
search

San Cristobal de Las Casas é um dos tesouros do México. Localizada no estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, a cidade é rodeada por vilas indígenas e exala a tradição dos povos Tzotzil e Tzeltal. Repleta de ruelas e mercados, a cidade tem cerca de 200 mil habitantes e foi a capital de Chiapas antes de ser substituída por Tuxtla Gutiérrez.

A mágica de San Cristobal está na paisagem: das ruas de paralelepípedos repletas de casinhas coloridas, avistam-se as montanhas verdejantes de Chiapas, berço do movimento zapatista e que possuem forte tradição indígena. A mais de dois mil metros de altitude, o lugar possui também um clima ameno – um verdadeiro alento para quem viaja em meio ao calor mexicano. No inverno, chega a fazer 2°C.

catedral de San Cristobal de las Casas

Catedral de San Cristobal de las Casas.

A gastronomia é farta. Há opções de restaurantes, cafés, bares charmosos e de boa qualidade. Um dos destaques fica com o café produzido na região, de onde vêm alguns dos melhores grãos do país.

Entre as atrações de San Cristobal está a catedral que leva o nome do padroeiro da cidade, conhecido também por ser o protetor dos viajantes. Além disso, destaca-se a igreja barroca de Santo Domingo e o Mercado Municipal.

O mercado reúne diariamente barracas de comida, vegetais, frutas, legumes, flores, animais domésticos e ervas medicinais. Os produtos preferidos dos turistas, porém, são os artesanatos feitos pelos índios e vendidos a um bom preço. É possível se perder durante horas explorando (e pechinchando) as peças.

A partir de San Cristobal, também é possível fazer passeios como o Canion del Sumidero, com paredes que chegam a 1km de altura e uma rica fauna local de crocodilos, garças e pelicanos. Formado há 12 milhões de anos, o local pode ser visitado de barco. Navegar entre os imponentes paredões traz a certeza: o México nunca para de nos surpreender.

Ficou interessado? Então, conheça nossos pacotes de viagem para o México!

Deixe um comentário

Close Menu