Skip to main content
search

Alter do Chão, no Pará, é uma vila que esconde rios, praias, paisagens exuberantes e um pedaço da Amazônia, com muita fauna e flora para explorar e apreciar. 

O local já fez até mesmo parte da lista do jornal inglês The Guardian, sobre as 10 praias mais belas do Brasil. Por lá, é possível entrar em contato com a natureza de forma única e relaxar com passeios enriquecedores.

O que ver e fazer em Alter do Chão?

O que fazer em Alter do Chão, no Pará?

Conhecido como Caribe de Água Doce ou Caribe Amazônico, Alter do Chão, no Pará, conta com belíssimas faixas de areia branca, águas cristalinas do Rio Tapajós, uma população local respectiva e mais de 570 mil hectares de floresta preservada.

Para você que ama a natureza, quer descansar, conhecer lugares novos e se encantar com paisagens surreais, esse é o destino perfeito. 

A seguir, confira algumas dicas do que fazer por lá:

Conhecer a comunidade de Urucureá

Com aproximadamente 500 habitantes, a comunidade conta com um projeto de artesanato cooperativo por meio do uso da palha do tucumã (fruta típica). Você pode chegar lá de barco e participar da oficina de artesanato de cestarias!

Fazer trilha até o Morro da Piraoca

Considerado o maior morro da região, você terá uma vista 360º privilegiada em meio à vegetação da Amazônia. De lá, é possível ver Alter do Chão por inteiro e seus arredores. Uma visão incrível! 

Ir até a Ilha do Amor

Essa é uma das praias mais famosas da região e você pode ir até lá de canoa ou caminhando, caso a maré esteja baixa. O Lago Verde banha a Ilha e você consegue conhecer dois lugares incríveis em um só passeio. De um lado, o Lago, e, do outro, o Rio Tapajós.

Outras praias recomendadas são Ponta do Cururu (onde verá os botos e um pôr do sol incrível) e Ponta do Jutuba (onde de um lado o mar é calmo e sereno, e do outro tem ondas e agito).

Fazer um passeio pela Floresta Nacional do Tapajós

Essa floresta preservada tem mais de 500.000 mil hectares e uma vasta flora para apreciar. Espécies da Amazônia como a sumaúma e a seringueira, poderão ser contempladas, além de outros tipos. 

Conhecer os Munduruku

Os Munduruku são povos indígenas que moram no vale do Rio Tapajós. Escute histórias, participe de oficinas de arco e flecha, aprenda pintura corporal e outros rituais. 

Experimentar pratos típicos

Conheça as comidas de Alter do Chão e experimente pratos famosos como o tucunaré na manteiga e a caldeirada de pirarucu. Além, é claro, do açaí com farinha de tapioca.

Recomendamos o restaurante Casa do Saulo na praia de Carapanari que fica um pouco afastada da vila, mas vale a visita. 

Qual a melhor época para visitar Alter do Chão, no Pará?

Os melhores meses para embarcar nessa viagem são entre setembro e novembro. 

Alter do Chão como ir?

A melhor forma de chegar até a vila é embarcando do aeroporto de Santarém. De carro, você levará aproximadamente 40 minutos nesse percurso. 

Gostou de saber mais sobre Alter do Chão, no Pará? Programe sua viagem e não deixe de conhecer as belezas do lugar. Entre em contato com a Adventure Club e tenha um roteiro feito para você!

Deixe um comentário

Close Menu