Skip to main content
search

Existe um local do mundo em que o padrão de beleza está longe de ser uma barriga sarada e um corpo esguio. Trata-se da região de Bodi, na Etiópia, onde vive a tribo Me’en: para eles, quanto maior a barriga de um homem, mais ele é respeitado e reverenciado pela comunidade.

Esta tribo realiza uma cerimônia anual chamada Ka’el, celebrada sempre em junho. Seis meses antes do evento, cada família da região indica um homem solteiro para participar de um concurso que escolhe o mais gordo da tribo. Durante as semanas seguintes à indicação, os candidatos são superalimentados com uma dieta à base de sangue e leite de vaca.

Ao longo dos seis meses, o participante fica isolado em uma cabana, onde bebe a mistura ao longo de todo o dia. Quando chega o dia do Ka’el, esses homens aparecem para exibir sua nova aparência recém-inchada. Utilizando acessórios e penteados feitos com búzios e plumas de avestruz, além de pulseiras e colares coloridos, os candidatos desfilam, dançam e cantam para glorificar a ferocidade de seu grupo.

O homem escolhido como campeão é considerado um herói, e a cerimônia termina com o abate de uma vaca — considerada sagrada. Os anciãos da aldeia examinam o estômago e o sangue do animal para verificar se o futuro da tribo vai ser brilhante ou não. Após o término da cerimônia, a vida e a alimentação dos participantes volta ao normal e, aos poucos, eles perdem a enorme barriga.

Deixe um comentário

Close Menu