Skip to main content
search

Explorar o mundo por meio de histórias — reais ou fictícias — tem sido uma experiência bastante positiva para quem gosta de estar em contato com outras culturas e novos cenários. Se você é uma dessas pessoas, provavelmente irá gostar muito da nossa seleção de hoje. 

Separamos 7 livros com diferentes lugares do mundo como cenário para verdadeiras viagens virtuais e literárias. Vamos lá?

1. Até o fim do mundo | Paul Theroux

Conhecido por best sellers como O grande bazar ferroviário, que inclusive já indicamos aqui, Paul Theroux em Até o fim do mundo reúne crônicas de viagens que têm como temática deslocamentos, de trem ou de carro, em experiências distantes do turismo “tradicional”. 

Conhece um Vietnã ainda em guerra onde crianças brincam sem o olhar protetor de adultos, porque nenhum sobreviveu; atravessa a China na precária ferrovia “Galo de Ferro” com um inconveniente acompanhante governamental e explora a América Latina da fronteira sul do Texas à extremidade da Patagônia, fazendo uma pausa em El Salvador para uma violenta partida de futebol. 

Para viajar em casa - 7 livros em diferentes cenários do mundo

2. Expedição Oriente | Heloísa Schurmann

Em Expedição Oriente, Heloisa Schurmann, integrante da primeira família brasileira a percorrer o mundo em um veleiro por três vezes, narra em detalhes uma aventura que começou em setembro de 2014 e durou 812 dias.

Inspirados no livro 1421 – o ano em que a China descobriu o mundo, de Gavin Menzies, foram quatro oceanos, cinco continentes e 50 mil quilômetros a bordo do veleiro Kat, passando por locais como Patagônia, Ushuaia, Antártica, Papua-Nova Guiné, Austrália e China.

3. Noites brancas | Fiódor Dostoiévski

Noites brancas é considerada a obra-prima de Dostoiévski no gênero breve. O nome refere-se ao fenômeno climático comum na Rússia, especialmente em São Petersburgo onde se passa a história , em que o sol se põe um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando as noites mais claras. 

A narrativa gira em torno de uma sequência de quatro encontros entre o protagonista, um rapaz solitário a quem não é atribuído um nome, e uma bela mulher, a Nástienka. Quanto mais o anônimo narrador se aproxima da jovem, mais parece se distanciar da sua triste vida. No entanto, quando a última noite termina, acontece um inesperado desfecho.

 4. Viagem de um naturalista ao redor do mundo | Charles Darwin

Em 1831, o naturalista britânico Charles Darwin, com apenas 22 anos, embarcou em uma expedição cuja experiência foi determinante para a sua carreira: enquanto colecionava espécies em terras pouco exploradas, desenvolvia as ideias que, anos mais tarde, resultariam em A origem das espécies.

Viagem de um naturalista ao redor do mundo, lançado em dois volumes, traz os diários mantidos pelo cientista durante essa longa jornada que aconteceu em cenários como África, América do Sul (inclusive o Brasil), Andes, Ilhas Galápagos e Austrália.

Conheça o roteiro de bike pela Rota Charles Darwin 

Bike pela Rota Charles Darwin

5. O Alforje | Bahiyyih Nakhjavani

O livro conta a história sob a perspectiva de nove personagens diferentes que se encontram enquanto cruzam o deserto entre Meca e Medina. Uma noiva que viaja para encontrar o futuro marido, um padre em peregrinação, um beduíno de alma livre e uma escrava falacha são alguns desses retratos.

Mesmo com origens, crenças e desejos muito distintos, todos os viajantes terão a vida transformada pelas escrituras sagradas. É uma história sobre fé, tradição, desejo por poder, solidão e capacidade de destruição. 

6. Budapeste | Chico Buarque

Ganhador do Prêmio Jabuti de melhor livro de 2003, Budapeste conta a história do carioca José Costa, um ghost-writer que em determinado momento se vê diante de um impasse criativo e existencial. 

Voltando para casa depois de participar de um congresso internacional de escritores anônimos, o escritor precisa fazer uma parada imprevista em Budapeste. A partir daí, oscila entre duas cidades, dois idiomas, dois livros e duas mulheres: sua esposa, Vanda, e sua professora de Húngaro, Kriska.

7. Não conta lá em casa: uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo | André Fran

Em um relato cheio de fotos e histórias, o jornalista André Fran, um dos quatro apresentadores do programa que dá nome ao livro, conta sobre as suas experiências de viagem junto com a equipe de gravação. Muitas aventuras e curiosidades sobre alguns dos destinos mais excepcionais, mas pouco convencionais, do mundo. 

Gostou da nossa seleção de livros para viajar sem sair de casa?

Se você já leu algum, conta pra gente o que achou aqui nos comentários! 

2 Comentários

  • Cleuza disse:

    Olá!
    Li “Não Conta Lá em Casa”. Ler este livro foi como ouvir um amigo contando alguns dos acontecimentos mais incríveis das suas viagens.
    Não é um guia cheio de dicas, portanto, nada de relatos minuciosos. Mesmo assim, são relatos surpreendentes como por exemplo, Mianmar, vizinha da badaladíssima Tailândia, onde contar piadas sobre o governo dá cadeia; a consciência de preservação ambiental do povo de Tuvalu, o quarto menor país do mundo, ameaçado de se tornar o primeiro país a sumir do mapa em consequência da poluição mundial. Por isso, “ao deixar Tuvalu, você não sairá com sacolas dos últimos lançamentos da moda ou novos gadgets eletrônicos, mas com os detritos gerados em sua passagem por ali. Uma atitude fundamental para não perturbar o equilíbrio ecológico local. E que faz refletir.”
    Simplesmente amei!

  • Adventure Club disse:

    Cleuza, que bacana a sua experiência com o livro! O autor realmente nos passa essa sensação de proximidade, como se fosse um grande amigo contando suas histórias. Adoramos saber que você gostou. Seu comentário com certeza irá inspirar outras pessoas a lerem também!

    Um abraço,
    Adventure Club

Deixe um comentário

Close Menu