Skip to main content
search

A Chapada Diamantina, na Bahia, é um dos destinos brasileiros mais recomendados para quem gosta de experimentar diferentes atividades em meio à natureza. O que não falta por lá são paisagens deslumbrantes, formadas por enormes paredões rochosos, grutas, cachoeiras e diferentes tipos de vegetação que se estendem entre seus vales.

Você que chegou a este texto já deve saber disso e inclusive talvez esteja planejando uma viagem para a Chapada Diamantina. Mas será que você já tinha cogitado desbravar a região pedalando? Isso mesmo, embora os roteiros de trekking e carro sejam os mais comuns, é possível conhecer as atrações a partir de um delicioso pedal.  

Confira 5 motivos para você pedalar na Chapada Diamantina

1. Caminhos com rios e cachoeiras

Na Chapada Diamantina, há diversos lugares para tomar um bom banho de rio ou de cachoeira. Entre Lençóis e Ibicoara, por exemplo, existem por volta de 200 quedas d’água, cada uma com belezas naturais e características únicas. 

Uma das cachoeiras mais famosas da região é a Cachoeira do Buracão, um conjunto de quedas localizadas ao final de um pequeno cânion inundado. Para acessá-la, é obrigatório contar com a companhia de um guia credenciado e contratar um equipamento especial para flutuação.

Outra cachoeira que se destaca na Chapada Diamantina é a Cachoeira do Roncador, que tem banheiras de hidromassagem naturais e escorregadores em pedras que levam a um enorme poço, onde é possível relaxar e se recuperar do dia agitado. 

Também vale conhecer e tomar um banho no Poço do Diabo, que, além de refrescante, conta com infraestrutura de lanchonete, banheiro e lojinha de souvenires.

2. Passeios por diferentes cidades

Além de contemplar cenários naturais deslumbrantes, o roteiro de cicloturismo na Chapada Diamantina passa por cidades com uma carga histórica, cultural e arquitetônica muito forte; construídas em meados dos séculos XVII e XVIII por barões do garimpo.

Igatu, por exemplo, foi um dos maiores produtores mundiais de carbonado, atendendo à alta demanda das construções do Canal de Panamá, do Metrô de Londres e de túneis que cortam os Alpes europeus. Hoje, a região é conhecida como “Machu Picchu brasileira” em razão das ruínas de construções feitas com pedras.

Outro exemplo é Mucugê, que, além de outras peculiaridades, abriga um belo e curioso cemitério bizantino datado do século XIX. Até mesmo à noite e de longe, suas lápides brancas chamam a atenção dos visitantes!

3. Roteiro para iniciantes, intermediários e avançados

O mais legal de pensar em fazer uma viagem de bike pela Chapada Diamantina é que o roteiro é indicado tanto para quem não tem tanta experiência quanto para quem já está acostumado a pedalar. 

O caminho abrange um total de 141 km, feitos ao longo de quatro dias. Alguns trechos são em estradas secundárias pavimentadas, outros em estradas de terra batida; uns sem grandes dificuldades, outros mais técnicos e desafiadores. O importante é apenas contar com bom condicionamento físico e muita vontade de desbravar essa que é uma das regiões mais bonitas do Brasil.

4. Pernoites em pousadas super aconchegantes

Depois de um dia pedalando, nada melhor do que poder descansar em uma pousada aconchegante, não é? Esta é mais uma das razões pelas quais você deve pedalar na Chapada Diamantina: ótimas opções de hospedagem nas diferentes cidades que contornam o parque. 

Em Mucugê, por exemplo, encontra-se o Hotel Alpina. Além de super charmoso, o hotel conta com piscina, bar e quartos com minibar. Em Andaraí, uma boa sugestão é a Pousada Sincorá, que tem como ponto alto a gastronomia, feita à base de ingredientes locais, retirados da própria horta da pousada. 

Em Lençóis, o Hotel de Lençóis, além de proporcionar aos seus hóspedes uma bela vista da cidade, conta com um bosque cheio de árvores, piscina com jacuzzi, sauna, adega e salão de jogos. Já no Vale do Capão, na Pousada Casa da Trilha, cercada pelo Morro Branco e com vista para a Cachoeira do Batista, o hóspede aproveita de uma estadia em total conexão com a natureza. 

5. Rota turística menos convencional  

Nem mesmo um destino clássico e tão procurado como a Chapada Diamantina precisa ser feito de forma convencional. Por isso, se você tem vontade de conhecer a região, mas não gosta de seguir rotas turísticas tradicionais, pedalar pela Chapada Diamantina é uma excelente opção.

Ao optar por percorrer a região sobre duas rodas, você terá a oportunidade de visitar lugares pouco conhecidos, já que de bicicleta é possível passar por trilhas no meio da vegetação e chegar a lugares onde carros não são permitidos. Você irá mergulhar em cachoeiras deliciosas e pernoitar em pousadas super charmosas e confortáveis. 

Se você tem bom condicionamento físico e busca uma viagem de conexão com a natureza e com a cultura local, vale a pena pensar nessa programação. Certamente será uma viagem incrível em um dos parques nacionais mais bonitos do Brasil!

Agora que você descobriu os 5 motivos para pedalar na Chapada Diamantina, chegou o momento de tirar a sua viagem do papel. 

Para isso, fale com um dos especialistas da Adventure Club, agência especializada em ecoturismo. Teremos o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas e desenhar um programa especial para você!   

Deixe um comentário

Close Menu