Skip to main content
search

Localizada no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na região central da Bahia entre os municípios de Andaraí e Mucugê, a trilha do Vale do Pati é considerada um dos locais mais bonitos do Brasil graças à sua riqueza natural e as incontáveis paisagens de tirar o fôlego.

Com cenário perfeito para a prática do trekking, a trilha tem início no Vale do Capão e chegada na região de Andaraí. Pelo caminho, o turista passa por jardins naturais de vegetação rupestre, pelos Gerais do Vieira e Rio Preto, Mirante da Igrejinha, Ladeira do Império, Morro do Castelo e pelos 150 metros de desnível do Cachoeirão.

Desafios da trilha do Vale do Pati

O terreno de grande parte da trilha do Pati é plano, ou seja, não exige tanto esforço dos participantes. Entretanto, é necessário estar preparado para enfrentar alguns pontos de subidas e descidas bem íngremes.

Em situações assim, todo cuidado é necessário para evitar escorregões e torções de joelhos e tornozelos. Lembre-se que a trilha do Vale do Pati é repleta de cenários exuberantes e você está ali para curtir a natureza. Pelo caminho também é possível encontrar rios e lagos para descansar alguns minutos, recarregar a energia e desfrutar de momentos incríveis.

Em um bom ritmo, sem deixar de lado as paradas para descanso e apreciação da natureza, a trilha do Vale do Patí pode ser finalizada entre quatro a cinco dias, dependendo das condições climáticas.

Dicas para fazer a trilha do Vale do Pati

• Escolha um calçado bem confortável e resistente;
• Protetor solar e óculos escuros são fundamentais;
• Praticamente não existe sinal de telefonia e internet na região. Vá preparado para se desligar;
• Reabasteça suas garrafas com água de rios em cada parada. Procure se hidratar com grande frequência.

Ficou interessado em conhecer a trilha do Vale do Pati? A Adventure Club trabalha com exclusivos pacotes de viagem para a Chapada Diamantina, confira!

Deixe um comentário

Close Menu