Skip to main content
search

Penhascos envoltos em neblina, abismos de mais de mil metros de altura que descortinam-se à sua frente, cachoeiras que escoam em direção à planície. A região de Aparados da Serra, na parte mais alta da Serra Gaúcha, oferece aos turistas uma variedade de atrações que vão de trilhas panorâmicas até caminhadas pelo leito de pedras dos rios e aventuras cheias de adrenalina — como o rafting. Para explorar o local, uma opção bem localizada e que oferece um serviço completo para quem quer conhecer os atrativos dos parques nacionais é o Refúgio Ecológico Pedra Afiada.

 

Canion Itaimbezinho no Refúgio Ecológico Pedra Afiada

Criado há 12 anos, o Refúgio possui uma estrutura de hospedagem próxima aos paredões de mil metros de altura do cânion Malacara. Localizado a 215 km de Porto Alegre, o local também conta com uma equipe de guias e equipamentos disponíveis para que o hóspede experimente caminhadas no topo e dentro dos cânions, além de prática de rafting, rapel nas cachoeiras, circuito pela copa de árvores centenárias, tirolesa e outras atividades.

O Refúgio conta com 19 acomodações: uma suíte e nove apartamentos localizados na sede principal, cinco apartamentos localizados no Casarão Jaguarundi (distante 80 metros da sede principal) e cinco cabanas espalhadas pelo jardim. No prédio principal, encontra-se um amplo salão social com loja, bar, restaurante, muro de escalada, lareira, fogão a lenha e uma pequena biblioteca. Terraço, mirante, zdeck e redário são os ambientes para apreciar a vista do cânion Malacara. Além disso, existem trilhas dentro da área sinalizadas para caminhadas curtas e um mini-arvorismo para as crianças brincarem.

O local é privilegiado para quem pretende explorar as belezas dos parques nacionais. Lá, é possível conhecer o cânion mais famoso do Brasil: o Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra. Entre as trilhas da região, algumas exigem condicionamento físico e resistência, como a do Rio do Boi. São aproximadamente 6 a 7 horas de caminhada pelo leito de pedras, com travessias de rio. Durante os 10 km do percurso, cruzam-se rios, cachoeiras, piscinas e escorregas naturais.

Entre outros passeios imperdíveis está o Poço Encantado (parte de cima da Cachoeira da Onça), uma sequência de piscinas naturais onde é possível banhar-se. A Cachoeira da Onça, de 25 metros de altura, também oferece uma vista inesquecível, mais uma vez provando que as paisagens dos parques nacionais e a estadia no Refúgio Ecológico Pedra Afiada são experiências para ficarem gravadas na memória.

Ficou interessado em explorar a natureza do Refúgio Ecológico Pedra Afiada? Confira os pacotes de viagem da Adventure Club para este destino surpreendente!

Deixe um comentário

Close Menu