Skip to main content
search

Se você está planejando fazer uma viagem para Argentina pela primeira vez, podem surgir dúvidas sobre a melhor época, quais lugares conhecer e outros pontos importantes como documentação, moeda e seguro-viagem. Para que você encontre todas as informações em um único lugar, reunimos aqui tudo que você precisa saber para embarcar para a terra dos nossos hermanos. Confira a seguir! 

Dicas e sugestões de destinos para a sua primeira viagem à Terra do Tango e dos Vinhos

A Argentina é um destino que tem muito a oferecer: atrações naturais, históricas, culturais e gastronômicas. De norte a sul do país, entre paisagens desérticas e nevadas, não faltam boas experiências, lindas paisagens e ótimos vinhos. Aproveite o melhor da Argentina com as nossas dicas!

Dica 1 de viagem para Argentina: documentação necessária

Para entrar na Argentina, qualquer cidadão brasileiro deve estar portando apenas o RG, desde que o documento esteja com boas condições de conservação e tenha foto atual. Importante: RGs com emissão superior a 10 anos podem não ser aceitos. 

Outra opção é entrar com o passaporte (não é um documento exigido – pode ser usado em substituição ao RG, desde que esteja válido). 

Quer conhecer melhor a Argentina? Confira nosso pacote de Viagem para a Argentina.

Uma dúvida muito comum ainda em relação à documentação é se a CNH pode substituir o RG. A resposta é: não. Somente RG e passaporte são considerados documentos de viagem válidos para entrada e circulação de turistas. 

Menores de 18 anos devem portar a mesma documentação de um adulto. Se o menor estiver desacompanhado dos pais, também é obrigatória a apresentação de uma autorização firmada e reconhecida em cartório.

Dica 2 de viagem para Argentina: seguro-viagem

A Argentina não exige que o turista apresente um seguro-viagem, porém, assim como para qualquer outro país do mundo, é importante viajar com esse respaldo. O seguro-viagem oferece uma série de benefícios, como assistência médica e odontológica, assistência jurídica, custos cobertos em caso de extravio de bagagem, entre outros. 

Dica 3 de viagem para Argentina: dinheiro ou cartão

A moeda oficial da Argentina é o peso argentino. Dessa forma, se você deseja utilizar dinheiro físico no país, é necessário fazer um câmbio de moedas. 

Há três formas para isso: 1) fazer a troca de real por peso no Brasil, 2) levar o dinheiro em real e fazer o câmbio para pesos argentinos na Argentina ou 3) levar o dinheiro em dólar ou euro e fazer o câmbio na Argentina. A dica é verificar com certa antecedência a cotação e ver qual a opção mais vantajosa para o período em que for viajar.  

Além do dinheiro “em espécie”, você pode utilizar cartões de débito, crédito ou pré-pagos internacionais de bancos ou contas digitais.

Dica 4 de viagem para Argentina: tomadas e voltagens 

No Brasil, alguns estados têm a voltagem de 110V / 60Hz e outros de 220V / 60Hz. Já a Argentina, 220V / 50Hz. Para que não corra o risco de queimar o seu aparelho eletrodoméstico, verifique se é bivolt. 

Mas além da voltagem, o plugue de contato também costuma ser diferente do Brasil. Em vez de as tomadas terem dois ou três pinos redondos como estamos acostumados, as tomadas na Argentina têm três pinos achatados; dois na diagonal e outro na posição vertical, na parte inferior. Para solucionar esse problema, basta comprar um adaptador universal.

Para onde ir e o que fazer na Argentina?

Agora que você conferiu algumas dicas importantes para planejar sua viagem à Argentina, chegou a hora de descobrir alguns dos lugares mais incríveis do país. 

Buenos Aires 

Buenos Aires, a capital, costuma ser a porta de entrada ao país, principalmente para quem chega de avião. A cidade oferece muitas opções de passeios entre praças, parques, lojas, museus, prédios históricos, restaurantes e cafeterias. Uma das grandes atrações são os shows de tango, que podem ser apreciados desde espetáculos de rua até os renomados jantares-shows. Dentre os principais pontos turísticos estão a Casa Rosada, o Museu de Arte Latino-Americana, o Caminito e a Floralis Genérica.

Viagem para Argentina: Buenos Aires

Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina reúne algumas das mais belas paisagens da América do Sul. A região é famosa por suas altas montanhas, bosques, glaciares, lagos e vulcões. Bariloche, um destino muito visitado por brasileiros, é uma das portas de entrada para a Patagônia. Outras cidades que englobam a região e não podem ficar de fora do roteiro são El Calafate, base para conhecer o Glaciar Perito Moreno, e El Chaltén, conhecida como a capital argentina do trekking. Ushuaia, outra porta de entrada (pelo extremo-sul) é um destino que oferece muitas atividades como trekking, mountain biking e ski.

Viagem para Argentina: Patagônia Argentina

Mendoza

Principal cidade da Rota do Vinho na Argentina e um dos principais destinos da América do Sul para o enoturismo, Mendoza é outra ótima opção de destino para uma primeira viagem à Argentina. Nos Caminhos do Vinho, além de degustar os mais diferentes tipos, você pode conhecer de perto todo o processo de produção e fabricação. São mais de 1200 vinícolas, das quais mais de 100 estão abertas à visitação. Além dos passeios pelas vinícolas, Mendoza atrai muitos visitantes por conta de suas belas paisagens naturais e diversas opções de atividades ao ar livre.

Viagem para Argentina: Mendoza

Salta e Jujuy

Salta e Jujuy, no norte da Argentina, têm paisagens muito mais semelhantes às de seus vizinhos andinos Chile e Bolívia do que às do restante do país: há montanhas coloridas, extensas planícies, cactos gigantes e pequenas vilas com ruas sem asfalto e casas construídas de adobe. Além de famosa por suas paisagens naturais, a região tem uma cultura muito rica, com tradições preservadas, e uma importante zona vinícola, com destaque para o cultivo da uva Torrontés.

Viagem para Argentina: Salta e Jujuy

Qual a melhor época para conhecer a Argentina? 

Devido à extensão do país e seus variados climas, é difícil dizer qual a melhor época para conhecer a Argentina – isso vai depender de que parte do país você deseja conhecer. Se o foco for ver neve e esquiar em Bariloche, por exemplo, você deve viajar nos meses de inverno, que vão de maio/junho até agosto/setembro. 

Se o intuito é conhecer outras cidades da Patagônia Argentina, como El Calafate e El Chaltén, e curtir todas as atividades ao ar livre que a região tem a oferecer, a melhor época é o verão, entre novembro e março. Durante os meses de inverno, alguns passeios e trekkings podem ser prejudicados e até mesmo cancelados. 

Por outro lado, para quem deseja conhecer Ushuaia, o inverno é uma ótima época. Além da neve, que é um grande atrativo na cidade e nas regiões próximas, esse período é ótimo para a observação de animais como baleias, pinguins, leões-marinhos e lobos-marinhos.

Já para quem quer as vinícolas de Mendoza, a melhor época é o verão, entre outubro e abril. Durante esses meses, a região fica com muitas flores, frutos e paisagens mais verdes. Ainda assim, o inverno também é uma ótima época para visitar Mendoza, mas, nesse caso, para quem busca atividades na neve e temperaturas mais baixas.

O norte da Argentina, que, dentre outras cidades, abrange as famosas Salta e Jujuy, tem a alta temporada concentrada nos meses de seca, que acontecem de abril a outubro. Este é o período ideal para visitar as vinícolas e fazer a maioria das atividades ao ar livre.

Quer planejar sua viagem para Argentina?

A Adventure Club pode te ajudar! Entre em contato com um dos nossos especialistas para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre os nossos roteiros. Somos uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza e prezamos por oferecer roteiros diferenciados, ressaltando o que há de mais autêntico em cada destino.

Deixe um comentário

Close Menu