Skip to main content
search

Em comemoração ao Dia dos Pais deste ano (agosto de 2022), nós da Adventure Club convidamos nossos amigos, clientes e seguidores a compartilharem momentos em família que mais os marcaram. O espaço era livre: poderia ser um relato sobre viagens, rotina, aprendizados, novas experiências… 

Nosso intuito com essa ação era abrir espaço para troca, informação e, talvez, o mais interessante: inspiração. Afinal, não é gostoso quando lemos ou ouvimos uma história que, tamanha identificação, sentimos como se fôssemos nós a narrando? 

Dentre tantos relatos lindos, foi assim que escolhemos o da Carla Martignoni contando sobre sua viagem em família para o Chile. Vamos conferir?

Uma viagem em família para o Chile

Texto escrito por Carla Martignoni em um convite da Adventure Club para clientes, amigos e viajantes apaixonados compartilharem suas histórias!

Meu nome é Carla e, para mim, as viagens têm que ser culturais, no sentido amplo da ideia, e com contato com a natureza sempre que possível. 

Eu e meu marido fomos para o Chile em 2009. Meu filho tinha 5 anos. Procuramos despertar seu interesse em atividades que não eram particularmente infantis e fazer brincadeiras no carro nas longas horas de viagem.

Vimos neve, oferecemos uma maçã ao boneco de neve, nos surpreendemos com o calor em meio a tanto gelo, e vimos deserto, numa cadeia infindável de montanhas.

No Mercado Central de Santiago comemos picorocos em suas conchas e durante uma modesta manifestação do povo mapuche, reivindicando seus direitos, um picolé colorido que girava no palitinho foi uma experiência interessante. Ambos ficaram na memória do meu pequeno por muitos anos. Os picorocos ainda estão lá.

Em algum lugar também comemos vienesas com palta y mayo, que era um sanduíche com salsicha, abacate e maionese. O abacate salgado caiu no gosto da nossa família e hoje é bastante comum, principalmente em uma saladinha simples e rápida de fazer com tomate, manjericão, sal, azeite e abacate.

Na estrada, em La Ligua, compramos doces regionais de um dos vendedores que, tipicamente, vestem-se de branco e abanam um punhado de tiras brancas amarradas, para chamar a atenção dos passantes. Um lanchinho bem vindo!

Vimos florestas, grutas, flores incrivelmente coloridas, mariscos enormes, maravilhosos insetos (no museu), artesanato e arte dos povos originais, parquinhos modernos e parquinhos com “brinquedos” indígenas.

Vimos o mar do norte, em La Serena, cheio de gaivotas e caranguejos e o mar do sul, em Lota, cheio de leões marinhos que pegavam sol nas pedras.

No sul visitamos um assentamento que retrata a vida dos mineiros que trabalharam na extração de carvão através da mina Chiflón Del Diablo. Ela se estende alguns quilômetros sob o mar, sendo a única de seu tipo no mundo. Hoje, os mineiros viraram guias e sobrevivem do turismo. Meu corajoso explorador adentrou a mina alheio à exortação de jamais nos afastarmos do guia.

No norte, nos hospedamos na Termas Socos, que produz uma deliciosa água saborizada de maçã, levemente frizante, e fica praticamente dentro do sítio arqueológico Valle del Encanto. Lá, vimos vários petroglifos e contamos histórias sobre como deveria ser a vida dos homens pré-históricos. Ao encontramos umas bagas vermelhas, dissemos que eles deviam usá-las para temperar a comida, e até hoje, quando meu filho quer se referir à pimenta-rosa aroeira, ele fala daquele tempero que os homens da caverna usavam.

Sempre que viajamos trazemos memórias lindas! Algumas de aventuras, outras descobrimentos, outras de surpresas, de encantamentos…memórias que evocam sentimentos. Essas que aqui partilho trazem alegria, mas uma doce e nostálgica saudade do passeio em si, mas principalmente do meu pequeno, que hoje já é um pequeno adulto e logo fará suas próprias viagens.

Lindo relato da Carla, não é? 

Ficamos muito felizes por poder compartilhar essa história inspiradora aqui no nosso blog. Como agradecimento, nós a presenteamos com uma camiseta exclusiva da Adventure Club!

E se você ficou com ainda mais vontade de conhecer o Chile ou, então, repetir esse destino que tem infinitas atrações, vem conferir os nossos roteiros. Quem sabe você também não vem aqui contar sobre a sua experiência?

Deixe um comentário

Close Menu