Skip to main content
search

Viajar sem dúvida é uma das atividades mais gostosas para fazer durante as férias ou final de semana. Mas, para garantir que a diversão não acabe antes da hora ou que surja algum problema é imprescindível fazer um planejamento e prestar atenção em algumas questões antes de cair na estrada:

Vistoria mecânica

É muito importante levar o carro no mecânico antes de viajar para constatar se não há nenhum problema. Calibrar os pneus; checar o óleo, fluídos de freio, os faróis, lanternas, limpador de para-brisa e etc também não podem ser esquecidos.

Em relação aos pneus, André Horta, analista de segurança viária do Centro de Experimentação e Segurança Viária reforça o fato de que os pneus que não se encontram em bom estado prejudicam a estabilidade e a frenagem. Ele ainda alerta que se seu carro estiver com um par de pneus mais gasto, é importante colocá-los na frente, porque na traseira, com os pneus neste estado é difícil perceber alguma anormalidade.

Animais de estimação

Caso você vá viajar com seu animalzinho de estimação não o leve no colo. Independentemente de ser cachorro, gato e etc, coloque-os nas casinhas de transporte e prenda-as com o cinto de segurança. É mais seguro.

Cinto de segurança

É imprescindível viajar com cinto de segurança. Ele, assim como as cadeirinhas para as crianças, é um dispositivo obrigatório por lei e garante a segurança do passageiro.

Cadeirinha para crianças

Nunca viaje com crianças soltas no banco, além de ser proibido por lei é muito perigoso. Todas as crianças até os sete anos devem viajar na cadeirinha, bebê conforto, enfim, com o dispositivo adequado para a idade delas.

Consulte as condições de tempo

Antes de viajar, ligue a televisão, rádio ou veja na internet as condições do tempo. Caso a previsão seja de chuva forte, talvez a melhor opção seja esperar um pouco para sair, porque viajar com a estrada molhada é perigoso, sem contar que tira a visibilidade do motorista.

Também não se esqueça de verificar a existência ou não de neblina que é um fenômeno natural audacioso para viajar. Agora, se durante a viagem, você for surpreendido por ela, diminua a velocidade e deixe o farol baixo ligado.

Deixe um comentário

Close Menu