Skip to main content
search
Texto escrito por Eliane Leite, Diretora da Adventure Club

Quando recebi o convite para fazer uma expedição ao Ártico pela The Global Nomads e pela Quark Expeditions, a primeira coisa que senti foi muita euforia. Mesmo trabalhando há tanto tempo com turismo e com esse destino, para mim essa viagem parecia ser um sonho muito distante – em todos os sentidos. 

São poucas as pessoas que têm a oportunidade de realizar uma viagem tão grandiosa e exclusiva como essa, então imagine só a minha alegria ao receber o convite. E se eu já estava lisonjeada, fiquei ainda mais quando descobri que somente eu e uma amiga do segmento iríamos representar o Brasil nesse grupo de agentes de viagem do mundo todo. Nem acreditei… as únicas duas brasileiras!

Expedição ao Ártico pela The Global Nomads e pela Quark Expeditions

Estava eu prestes a embarcar para outro planeta?

Quando a ficha começou a cair, fui ver qual era a programação que eu iria fazer. Mais uma surpresa: eu iria para Spitsbergen, Noruega. Uau!

Sempre que eu pensava nesse destino, imaginava outro planeta. E convenhamos que receber um convite para ir a outro planeta é algo que nos deixa em êxtase, não? Bom, pelo menos para quem gosta de viajar para lugares inóspitos, com certeza sim! 

A expedição é muito excitante em todos os sentidos. “O que vou fazer?”, “Pra onde eu vou?”, “Como é?”, “Que roupa eu visto?”, “Que horas vou acordar?”, “O que será que vou encontrar?”. Essa com certeza não é uma viagem comum, então naturalmente surgem dúvidas assim. Sabe aquela sensação gostosa de não saber o que esperar? Eu amo!

Mais detalhes do roteiro dessa aventura pelo Polo Norte

Mais detalhes do roteiro dessa aventura pelo Polo Norte

Nossa viagem ao Ártico começou em Oslo, a capital da Noruega, uma cidade moderna, vibrante e muito sofisticada. Há diversos museus, restaurantes e parques espalhados, além dos famosos fiordes e outras tantas paisagens de tirar o fôlego.

Logo na manhã seguinte, nos deslocamos até o aeroporto, de onde voamos em um voo charter privado para Longyearbyen, a capital do arquipélago noruguês de Svalbard, e a cidade mais ao norte do planeta. De lá, embarcamos no Ultramarine, o mais novo barco da Quark Expeditions.

As comodidades do Ultramarine são projetadas para nos deixar o tempo todo conectados com o ambiente polar enquanto relaxamos a bordo. Tudo é impecável: a organização, o atendimento, a estrutura, os espaços, a calefação, os equipamentos, as refeições… Tudo, tudo, tudo! 

Logo na primeira entrada no barco, ganhamos uma parka amarela, que é o uniforme diário de saída ao solo, e todas as informações e instruções necessárias. 

A programação de atividades é bem variável, já que precisamos acompanhar e nos adaptar às condições climáticas dia a dia. Mas é mais ou menos assim: acordar cedo, tomar um café da manhã delicioso, fazer passeios fora do barco (quando possível), como caminhadas, avistagem de aves, caiaque e stand up paddle, apreciar as mais diversas paisagens e curtir a noite no bar com boa música, boas companhias e boas histórias.

Durante os dias navegando por esta ilha mágica chamada Spitsbergen, tivemos o prazer de contemplar diversas maravilhas naturais como montanhas cobertas de neve, enormes geleiras, fiordes e flora e fauna únicas. E claro: câmera sempre à mão, porque era impossível não querer registrar cada detalhe dessa experiência. 

Outro detalhe muito importante: nós fomos no verão, época em que os dias chegam a ter 24 horas de luz. Já ouviu falar no sol da meia-noite? Mais uma experiência memorável para a minha bagagem! Por isso friso que é uma viagem muito excitante… É totalmente diferente de tudo… Era como se eu realmente estivesse em outro planeta.

Uma experiência para ser compartilhada

Na minha opinião, uma viagem ao Ártico é uma experiência para ser compartilhada; seja com a família, com os amigos ou em casal. É claro que, dependendo do foco da viagem, não há impeditivos para explorar a região sozinho(a), mas não é aquele tipo de destino onde você conhece um monte de gente durante os passeios. Por isso, recomendo que o grupo já esteja formado já aqui no Brasil. 

E o urso polar?

Como a maior parte de Svalbard é desabitada e bem protegida, este arquipélago remoto é um dos melhores lugares do mundo para avistar animais selvagens, como a morsa e a mais icônica das criaturas do Ártico: o urso polar. 

Mas, para isso, é necessário considerar a época do ano para a viagem. Nós não fomos na época mais indicada para isso, então só conseguimos ver dois ursos bem de longe. Se esse for o foco da sua viagem, vamos te ajudar a decidir quando ir. Entre em contato conosco.

Também é importante ter em mente que se trata de uma expedição onde a natureza é quem dita as regras, então, por mais que aumentem as chances de avistar a vida selvagem na época mais indicada, não é uma experiência garantida, assim como um safári, por exemplo. Mas aí é que está a graça, não é? A expectativa, a imaginação, a emoção, o entusiasmo, a alegria e o prazer de contemplar as surpresas que aparecem ao longo do percurso.

Já imaginou embarcar nessa extraordinária viagem pela Noruega?

Já imaginou embarcar nessa extraordinária viagem pela Noruega?

É impossível descrever tudo que se sente nessa jornada, mas, assim como li uma vez, uma coisa é certa: “a partir do momento em que você vai, viaja, conhece e desfruta, mesmo que involuntariamente, está perdido: as coisas não voltarão a ser mais as mesmas e você próprio já não será mais o mesmo”.

Da flora polar às imensas geleiras, passando por locais históricos abandonados séculos atrás, cada expedição apresenta novas paisagens e diferentes experiências. Conheça os nossos roteiros para o Ártico e venha viver o inusitado.

Deixe um comentário

Close Menu