Skip to main content
search

Verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza e aventura, a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, é muito conhecida por sua beleza e riqueza ambiental – você já deve ter escutado e talvez até visitado suas belas cachoeiras, rios e formações rochosas –, mas é também uma parte essencial do patrimônio histórico e cultural brasileiro. 

Na região, mais especificamente no município de Cavalcante, está localizado o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, que, no sentido dado pelos moradores, é um “lugar sagrado que não pode pertencer a uma só pessoa ou família”, ou “lugar onde nunca seca, arável, sendo bom para as horas de dificuldade”. Kalunga justamente significa lugar sagrado, de proteção.

O povo Kalunga é uma comunidade formada por descendentes de africanos escravizados que fugiram e organizaram o quilombo na região da Chapada dos Veadeiros há muitos anos, mas oficialmente reconhecido pelo governo de Goiás no ano de 2001, e mantêm vivas algumas das tradições mais antigas da cultura afro-brasileira. São três comunidades quilombolas separadas entre si por diversas serras de onde caem inúmeras cachoeiras em ambientes ainda preservados.

Chapada dos Veadeiros, um dos patrimônios históricos, culturais e naturais brasileiro

Cachoeira Santa Bárbara

Por falar nisso, a Cachoeira Santa Bárbara, considerada por muitos a mais bonita da região, está localizada dentro da área habitada pelos quilombolas, então, em um mesmo dia, pode-se visitar os dois lugares. A queda não é tão alta, conta com 30 metros, mas o seu poço de água cristalina é o responsável por deixar qualquer visitante sem palavras. Vale lembrar que, durante os meses de verão, a cachoeira recebe mais luz e por isso o poço fica mais iluminado, mas as frequentes chuvas podem deixar a água mais turva. Já nos meses de inverno, o transparente da água é garantido mesmo que haja menor quantidade de luz.

Cachoeira Santa Bárbara, um dos patrimônios históricos, culturais e naturais brasileiro

Cachoeira do Label

Outra cachoeira que vale muito conhecer é a Cachoeira do Label, a maior queda d’água de GO e uma das maiores do país – com 187 metros de altura. Apesar de ser visitada por moradores da região desde 1980, a abertura ao público aconteceu recentemente e, portanto, o lugar ainda é pouco explorado. Mas justamente para atrair mais turistas, a fazenda onde se localiza a cachoeira, que foi comprada no ano de 2016, nos últimos anos vem sendo transformada em uma reserva com trilha, sinalização, restaurante e espaço para camping. Segundo a entrevista concedida pelo proprietário Marcelo Nissen ao Guia Alto Paraíso, “esta área fazia parte dos atrativos da Chapada dos Veadeiros, mas era meio abandonada. Nosso trabalho é para promover o turismo sustentável e a preservação da área”.

Cachoeira do Macacão

E para quem gosta de um pouco mais de adrenalina e emoção, a Cachoeira do Macacão é uma atração e tanto, embora de difícil acesso – para chegar lá, somente com veículos 4×4 e ainda assim é preciso caminhar por um trecho. Mas é claro que os benefícios desse caminho restrito se refletem nas suas belezas naturais: mata virgem em seu entorno e água cristalina nos locais para banho, que são vários até chegar ao último poço, localizado em um grande mirante.

Cachoeira do Segredo

De nome curioso, essa cachoeira também fica dentro de uma propriedade particular, chamada Fazenda Segredo, e não pode ficar de fora do roteiro. Diz a história que anos atrás o lugar era escondido pelos garimpeiros de cristais, que não o revelavam justamente por ser um local de extração de pedras preciosas. Hoje, sem as pedras, mas com uma queda de 100 metros de água em meio a um cânion repleto de verde, a Cachoeira do Segredo, além de ser surpreendente, conta com uma das mais bonitas trilhas de acesso, com passagens por rios e paisagens encantadoras. A água é extremamente fria, mas na lateral da queda principal encontra-se outra queda de temperatura morna. Segundo dizem, é uma fonte de água termal conhecida por ser rica em sais minerais e ótima para a pele. 

Cachoeira do Segredo, um dos patrimônios históricos, culturais e naturais brasileiro

Ficou com vontade de programar uma viagem para a Chapada dos Veadeiros? Não é à toa que o destino vem conquistando cada vez mais o coração dos aventureiros e amantes da natureza. Clique aqui e fale com os nossos consultores de viagem e comece hoje mesmo a pensar nessa experiência!

Deixe um comentário

Close Menu