Skip to main content
search

Turismo de natureza é uma forma de viagem que proporciona aos visitantes a oportunidade não apenas de conhecer, mas, mais que isso, se conectar profundamente com ambientes naturais, sejam eles cachoeiras, montanhas, rios, florestas, praias, entre outros. 

Pode-se entender o turismo de natureza como uma modalidade mais abrangente que engloba outros estilos relacionados, como birdwatching, turismo de aventura, turismo educacional, ecoturismo e turismo regenerativo. 

O tipo de experiência vai depender do gosto do viajante. Em geral, os roteiros podem incluir trilhas, observação da fauna e flora, banhos de cachoeira, mergulho, rafting, ciclismo, arvorismo e outras muitas possibilidades.

Turismo de natureza é uma modalidade cada vez mais procurada

Nos últimos anos, tem sido notável um aumento significativo do interesse dos viajantes pelo turismo de natureza. 

Isso se deve aos diversos benefícios que estar em contato com a natureza gera para a saúde física e mental, como redução do estresse e da ansiedade, aumento dos níveis de satisfação e felicidade, fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo estímulo da criatividade.

Dessa forma, especialmente diante de rotinas cada vez mais agitadas, é fácil entender por que os turistas estão preferindo experiências que promovam conexão com a natureza.

Além de conhecerem lugares com paisagens naturais exuberantes, os viajantes podem experimentar sensações revitalizantes e voltar para casa com a mente “descansada”, ainda que, dependendo do roteiro escolhido, demande um esforço físico.

Turismo de natureza no Brasil e mundo afora

Agora que você já sabe o que é turismo de natureza, é hora de conhecer alguns destinos nacionais e internacionais onde a natureza tem grande destaque.

Amazônia 

A Amazônia é uma das regiões com maior biodiversidade do mundo, onde é possível encontrar muitas espécies de plantas e animais. Sem dúvidas, é um dos destinos que mais proporcionam a seus visitantes uma forte conexão com a natureza. As atividades mudam conforme a época do ano, mas, em geral, há trilhas, passeios de barco, observação da fauna e flora e visita às comunidades ribeirinhas. 

Amazônia é um dos locais de maior biodiversidade do mundo

Pantanal

O Pantanal, a maior planície alagável do mundo, é outro destino que tem como uma de suas principais características a rica biodiversidade, com diversas espécies de fauna e flora. Observar os animais é o grande atrativo e, para isso, há diferentes modalidades de passeio: trilhas, passeios de barco, safári fotográfico, focagem noturna e projetos de preservação como o Arara Azul, que o turista pode visitar. 

Pantanal é um dos principais destinos do Brasil para turismo de natureza

Fernando de Noronha, Pernambuco

O arquipélago mais bonito do Brasil e um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo, Fernando de Noronha tem paisagens para visitante nenhum colocar defeito. Lar dos famosos golfinhos rotadores e enormes tartarugas marinhas, o destino é muito procurado pelos praticantes de snorkeling e mergulho. 

Mergulho em Fernando de Noronha

Jalapão, Tocantins

O Jalapão é um dos destinos de ecoturismo mais procurados do Brasil. Suas paisagens variadas, formadas por dunas, cânions, grutas, cachoeiras, chapadões e os famosos fervedouros, oferecem diferentes experiências para os visitantes. É um destino recomendado tanto para quem busca aventuras e atividades na natureza quanto para deseja apenas relaxar.

Fervedouro no Jalapão

Patagônia Argentina

A Patagônia Argentina, localizada no extremo sul do nosso continente, é uma região de natureza exuberante, com montanhas, bosques, lagos, glaciares e uma fauna marinha bastante rica. Cidades como El Calafate, porta de entrada para o Glaciar Perito Moreno, El Chaltén, um dos destinos de trekking mais famosos do mundo, e Ushuaia, a cidade mais austral do planeta, fazem parte da região.

Glaciar Perito Moreno, na Patagônia Argentina

África do Sul

Um país com paisagens muito diversas, a África do Sul é um destino que agrada viajantes de todos os estilos e idades. No país, encontra-se o icônico Parque Nacional Kruger, um dos destinos mais famosos de safári, a Table Mountain, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo, e outras experiências memoráveis como mergulho com tubarão branco e praia repleta de pinguins. 

Cape Town, na África do Sul

Galápagos

Formado por 19 ilhas principais e outras diversas ilhotas, o arquipélago de Galápagos é um dos lugares mais preservados do planeta. O grande destaque e atrativo do destino é a sua fauna super variada, composta por focas, pinguins, raias-mantas, leões-marinhos, tartarugas-gigantes, tubarões-martelo e outras diversas espécies. Não à toa, Galápagos foi o cenário onde Darwin se inspirou para dar forma à Teoria da Evolução.

Ilhas Galápagos como destino para turismo de natureza

Islândia

Também conhecida como a Terra do Fogo e Gelo, a Islândia impressiona com suas paisagens naturais. Há geleiras, vulcões, glaciares, cachoeiras, cânions, montanhas, lagoas termais, campos de lava, caverna de gelo e até mesmo uma praia de diamantes. O país, que é super estruturado para o turismo, ainda conta com dois fenômenos naturais a depender da época do ano: aurora boreal e sol da meia-noite.

Islândia, a Terra do Fogo e Gelo

Gostou de saber mais sobre turismo de natureza?

Se você ficou com vontade de planejar uma experiência em algum desses destinos ou outros, entre em contato com a nossa equipe. A Adventure Club é uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza e tem como diferencial oferecer roteiros que mesclam “cartões-postais” com outros atrativos menos visitados.

Deixe um comentário

Close Menu