Skip to main content
search

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí, foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991 devido à sua importância histórica e cultural até mesmo em nível mundial, mas infelizmente é ainda pouco conhecido e explorado turisticamente. Muitos brasileiros, inclusive, nunca ouviram falar sobre a região.

Mas esse é um fato que deve ficar para trás, já que a Serra da Capivara, além de ter a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados, é repleta de belezas naturais, como chapadas, cânions e vales, e diferentes espécies de plantas e animais.

Ficou com vontade de conhecer?

 


Saiba quais são as 5 trilhas na Serra da Capivara que você não pode deixar de fazer

1. Circuito Baixão da Pedra Furada

É no Circuito Baixão da Pedra Furada, principal passeio da região, que se encontram os vestígios mais antigos da presença humana nas Américas, como uma fogueira de mais de 50 mil anos, e as famosas pinturas rupestres gravadas em um paredão de 100 metros de altura. São diversas trilhas com níveis de dificuldade variados para atender todos os perfis de visitantes. O passeio dura o dia todo, incluindo outras atrações como a Pedra Furada, o Alto da Pedra e o Sítio do Meio.

Circuito Baixão da Pedra Furada, uma das trilhas imperdíveis da Serra da Capivara

2. Desfiladeiro da Capivara

Outro circuito bastante conhecido, o Desfiladeiro da Capivara é ideal para quem quer apreciar as pinturas rupestres em um contato próximo com a vegetação nativa da região. O nível de dificuldade é médio e, para quem tem mais tempo e disposição, vale estender a caminhada até o Boqueirão do Papagaio e o Circuito dos Veadinhos Azuis. Muitos ainda aproveitam o cenário para praticar esportes de aventura como escalada e bike. Passeio para um dia inteiro.

3. Circuito da Serra Branca

Até pouco tempo atrás, só era possível percorrer as estradas da Serra Branca com veículos 4×4, mas atualmente carros de passeio também são capazes de explorar os 60 sítios arqueológicos que se concentram ali. Nesse circuito, as trilhas a pé são leves e curtas, mas as estradas são consideravelmente longas e podem deixar o passeio um pouco cansativo. Portanto, o ideal é reservar um dia inteiro para esse tour.

Circuito da Serra Branca, uma das trilhas imperdíveis da Serra da Capivara

4. Baixão das Andorinhas

Como já sugere o nome, trata-se de um enorme desfiladeiro de onde é possível assistir, todos os dias, por volta das 17h30, um grupo enorme de andorinhas descendo em direção às fendas de um cânion de 90 metros de profundidade. Além desse belíssimo espetáculo da natureza, o circuito compreende o Baixão do Perna, com 12 sítios arqueológicos, que pode ser feito antes. Passeio para meio período do dia.

5. Trilha Interpretativa Hombu

Nas subidas e descidas da serra, ao passar por boqueirões, planícies e sítios arqueológicos, você encontra placas com informações importantes sobre o meio ambiente e a cultura da região. Para chegar ao Circuito da Pedra Preta e à Toca dos Caititus, oito lances de escadas cravadas das rochas te esperam, mas o esforço vale a pena já que a vista lá de cima é incrível! Passeio para um dia inteiro.

Saiba mais sobre os nossos roteiros de trilhas na Serra da Capivara e fale com um de nossos especialistas clicando aqui. Há mais de 26 anos estamos promovendo as mais autênticas e inesquecíveis experiências em viagens pelo Brasil e pelo mundo!

Deixe um comentário

Close Menu