Skip to main content
search

Muita gente aproveita o feriado de outubro para descansar, curtir praia, estar entre amigos ou com a família, conhecer lugares novos, sair da rotina e se reenergizar para os últimos meses do ano, que costumam ser bem agitados.

O feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é considerado feriado nacional. Em 2023, a data irá cair em uma quinta-feira – ótima notícia para quem pode emendar e está pensando em viajar para algum destino interessante.

Para te ajudar na decisão, trouxemos uma lista com 7 destinos, entre opções nacionais e internacionais. Confira a seguir!

Sugestões de destinos nacionais para o feriado de outubro

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu, cidade localizada no estado do Paraná, é a principal porta de entrada para visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores quedas d’água do mundo. Ao todo, são 275 quedas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 metros de altura. Tamanha beleza concedeu às Cataratas do Iguaçu o título de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu

Esse é o principal atrativo turístico de Foz do Iguaçu, porém longe de ser o único. O próprio Parque Nacional do Iguaçu, onde as quedas d’água estão inseridas, é uma atração e tanto. Outros pontos de interesse são a Usina Hidrelétrica de Itaipu – a maior em produção do mundo – e o Marco das Três Fronteiras, onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram.

Viagem em outubro: Foz do Iguaçu é uma cidade bem quente. Entre março e outubro, porém, as temperaturas ficam mais amenas – e, consequentemente, os passeios, mais agradáveis. Além do clima mais propício, nesse período a região é tomada por belíssimas paisagens floridas.

Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha é um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo. Lar de golfinhos rotadores, peixes multicoloridos e enormes tartarugas marinhas, o local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Em Fernando de Noronha, o turismo é desenvolvido de forma sustentável. 

Mergulho em Fernando de Noronha

Suas 21 ilhas apresentam-se em cenários variados: praias paradisíacas, falésias, morros, baías, cachoeiras, mirantes, grutas, cachoeiras e vida marinha abundante. E ainda tem mais: gastronomia requintada à base de frutos do mar, monumentos históricos, vida noturna animada e exposições de trabalhos de artistas locais. 

Viagem em outubro: o mergulho é um dos atrativos mais famosos de Fernando de Noronha. Para quem deseja viver essa experiência, os meses de agosto a novembro são os melhores. Isso porque o mar fica mais tranquilo e a visibilidade da água chega a 50 metros.

Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara, uma antiga aldeia de pescadores, é uma excelente opção de lugar para descansar no feriado. Mesmo tornando-se cada vez mais famoso e procurado, o destino ainda preserva sua atmosfera sossegada. Não há estresse e agitação. Somente a natureza, em paisagens diversas e exuberantes. 

Pedra Furada em Jericoacoara

É um lugar com praias de águas cristalinas, lagoas, manguezais, dunas e formações rochosas interessantes – como a Pedra Furada, um dos cartões-postais. Jeri, como é carinhosamente chamada, frequentemente é apontada por turistas como um dos melhores destinos do mundo para assistir ao pôr do sol. 

Viagem em outubro: ainda que outubro possa trazer chuvas a Jeri, é um bom mês para quem deseja visitar o destino em uma época com menos turistas. A alta temporada vai de dezembro a fevereiro. 

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito, com todas as suas paisagens e atrações fascinantes, faz jus ao seu nome. A cidade conta com cavernas, grutas, cachoeiras, rios, piscinas naturais, lagoas e uma fauna e flora bastante diversificadas. O principal atrativo, e cartão-postal da região, é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração azulada impressionante.

Gruta do Lago Azul, em Bonito

Tanto para quem deseja descansar quanto para quem busca aventura, Bonito é uma ótima sugestão de destino. Suas inúmeras atividades, dentre elas trilhas, rapel, cavalgada, passeio de bote, passeio de caiaque, flutuação, boia cross, tirolesa e mergulho nos rios, fizeram do lugar um dos principais pontos de ecoturismo do Brasil. 

Viagem em outubro: a estação seca, que vai de maio a setembro, é a melhor época para visitar Bonito. As condições para a prática de mergulho e flutuação nesses meses são excelentes. Outubro, porém, ainda é um bom mês para marcar a viagem – considerado mês de média temporada. As chuvas começam a aparecer a partir de dezembro. 

Sugestões de destinos internacionais para o feriado de outubro

Mendoza, Argentina

Considerada a capital argentina do vinho e um dos principais destinos de enoturismo da América do Sul, Mendoza tem como foco roteiros voltados à visitação de adegas e vinícolas, bem como programações que envolvem o lado cultural e gastronômico da região. Nos “Caminhos do Vinho”, é possível degustar os mais diferentes tipos e conhecer o processo de suas fabricações.

Mendoza, na Argentina

No entanto, a charmosa cidade também encanta visitantes com as suas belíssimas paisagens naturais. Mendoza está situada aos pés da Cordilheira dos Andes e atrai turistas em busca de atividades ao ar livre como trekkings, passeios de bike e até mesmo esqui – a cidade é sede da estação Los Penitentes. 

Viagem em outubro: outubro marca o mês de início da alta temporada de Mendoza, que se estende até abril. Nesses meses de verão, a cidade fica tomada por flores, frutos e muito verde, ressaltando ainda mais a sua beleza. 

Salar de Uyuni, Bolívia

O Salar de Uyuni, situado a 3656 metros acima do nível do mar, no sudoeste da Bolívia, compreende uma área de mais de 11 mil quilômetros quadrados de sal, contornada por vulcões inativos e pequenas ilhas. Como é de se imaginar, é considerado o maior deserto de sal do planeta. 

Salar de Uyuni, na Bolívia

A própria paisagem local é o grande atrativo, mas há também incríveis formações rochosas, lagoa com água cristalina de tons esverdeados, gêiseres, hospedagens construídas totalmente de sal, cactos gigantes e um pôr do sol magnífico. Outra grande atração do Uyuni, e que os turistas adoram, é “brincar” com fotos criativas, feitas a partir do efeito de perspectiva forçada. 

Confira também: Salar de Uyuni: o paraíso espelhado

Viagem em outubro: o Salar de Uyuni tem duas épocas bem distintas: a de seca e a de chuvas. Outubro, finalzinho da estação seca, ainda conta com céu limpo e dias ensolarados. Nessa época, é comum que o solo fique em formato de lajotas hexagonais, como se fosse uma grande colméia.

Costa Rica

Além de abrigar uma fauna e flora exuberantes, a Costa Rica se destaca por suas incontáveis belezas naturais, que vão de rios, praias e lagos a termas e vulcões. Curiosidade: mais de 30% da área do país é protegida por Parques Nacionais e Reservas Biológicas.

Costa Rica, um país de inúmeras belezas naturais

O país da “Pura Vida”, expressão local utilizada como uma referência à arte de apreciar a vida, é considerado um dos melhores destinos do mundo para o ecoturismo. Há diversas opções de atividades em meio à natureza, como surf, rafting, trilhas, canopy e rapel. E, para aqueles que desejam somente descansar, o cenário é mais do que convidativo. 

Viagem em outubro: o mês de outubro marca o finalzinho da baixa temporada e começo da alta. Nesse período, as paisagens estão bem verdes e floridas, e as cachoeiras, cheias. Nessa época também, as chances de ver as famosas desovas de tartaruga são maiores.

E aí, qual a sua escolha para a viagem do feriado de outubro?

Caso queira já começar a planejar essa experiência, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Somos especialistas em destinos de natureza e oferecemos roteiros super diferenciados. 

Deixe um comentário

Close Menu