Skip to main content
search

Assim como todos (ou quase todos) os setores do mercado, o turismo busca rastrear as tendências para oferecer ao público aquilo que ele deseja/busca. Diferentes plataformas levantaram as preferências dos viajantes para 2024, e os resultados mostraram diversas possibilidades e caminhos interessantes para novas experiências. Confira a seguir!

Tendências do turismo 2024 – descubra experiências e diferentes formas de viajar

Turismo histórico e cultural

Viajar para conhecer profundamente a história e a cultura de um determinado lugar é uma das preferências apontadas pelos viajantes para 2024, que desejam viver experiências imersivas e apreciar o destino de uma forma mais profunda e autêntica. O turismo histórico e cultural, além de promover conexão com o destino e as tradições locais e apresentar novas atividades e percepções, contribui com a preservação das culturas locais.

Ouro Preto, em Minas Gerais - Sugestão de destino para turismo histórico e cultural

Leia também: 7 cidades históricas de Minas Gerais que você precisa conhecer 

Turismo gastronômico

O turismo gastronômico já há tempos é preferência de boa parte dos viajantes, mas, em 2024, é provável que a busca por experiências culturais gastronômicas tenha um aumento considerável. Essa forma de viajar explora a culinária, os sabores e muitas vezes modos de preparar um alimento específicos do lugar. Os viajantes têm a oportunidade de conhecer ingredientes e iguarias locais, bem como técnicas e conhecimentos das pessoas que estão no comando – que, no caso, podem ser em mercados, barracas de rua, cafés, restaurantes e até mesmo na casa dos próprios moradores locais.

Gastronomia mexicana, sugestão para quem deseja fazer turismo gastronômico

Ecoturismo 

O ecoturismo é uma forma de viajar que vai muito além de conhecer destinos de natureza. O propósito é oferecer experiências que busquem minimizar impactos ambientais e promovam a conscientização. Ao optar pelo ecoturismo, os viajantes, além de se conectarem com ambientes naturais únicos, têm a oportunidade de aprender com guias locais e especialistas, participando de atividades de preservação, trilhas ecológicas e observação da fauna e flora. Além disso, o ecoturismo pode beneficiar comunidades locais, proporcionando fontes de renda sustentáveis. A “tendência” do ecoturismo tem relação com o maior desejo das pessoas de priorizarem experiências que não apenas proporcionam momentos especiais, mas também contribuem para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Chapada dos Veadeiros - Sugestão de destino para ecoturismo

Saiba mais: Qual a diferença entre turismo e ecoturismo?

Turismo de bem-estar

O turismo de bem-estar, também conhecido como “wellness travel”, aparece como uma das principais tendências de viagem de 2024. A procura começou a ganhar destaque no pós-pandemia, período em que ficou ainda mais evidente a importância do equilíbrio entre corpo e mente. Palavras como “descansar”, “relaxar” e “recarregar” são algumas das mais usadas pelos viajantes de acordo com o relatório de tendências. Por isso, destinos e roteiros que oferecem práticas de relaxamento e desconexão, como ioga e meditação, terão uma procura bastante significativa.

Prática de yoga, meditação - Turismo de bem-estar

Turismo de esportes e aventuras

O turismo de esportes e aventuras é outra tendência que vem crescendo bastante nos últimos anos e irá se fortalecer ainda mais em 2024. Atividades como trekking, rafting, mountain bike e escalada são algumas das mais procuradas pelos viajantes que buscam emoções e desafios além de contemplação e conexão com a natureza. Para quem busca experiências autênticas, com muita adrenalina, essa é a modalidade que mais se destaca.

Turismo de esportes e aventura - Experiência de trekking

Turismo regenerativo

O turismo regenerativo vai além do conceito de turismo sustentável, que busca minimizar o impacto negativo e deixar um impacto positivo e duradouro. O turismo regenerativo se concentra em restaurar, melhorar e regenerar os ambientes naturais e as comunidades locais afetadas pelas atividades turísticas, proporcionando experiências significativas para os viajantes, mas principalmente para as pessoas que os recebem. Alguns princípios-chave do turismo regenerativo incluem restauração ambiental, fortalecimento das comunidades locais, consciência cultural e respeito, minimização do impacto, educação e conscientização.

Comunidade Indígena Acre

Turismo aquático

As mudanças climáticas terão impacto na forma como os turistas irão escolher os destinos em 2024. Segundo especialistas, os viajantes tendem a buscar lugares com climas mais amenos para se refrescar e roteiros que oferecem experiências aquáticas, como banho de mar, cachoeiras e fervedouros. 

Fervedouro no Jalapão - Experiência de turismo aquático

Viagens híbridas: a união entre trabalho e lazer 

As viagens híbridas são outra tendência que surgiu na pandemia e tendem a crescer cada vez mais. Com a dinâmica do trabalho remoto, que se mantém como possibilidade para muitos, as pessoas estão cada vez mais em busca de destinos onde possam intercalar momentos de trabalho com momentos de diversão e relaxamento. Essa forma de viajar também está muito relacionada ao nomadismo digital, que se fortaleceu no pós-pandemia. 

Viagens híbridas, um união entre trabalho e diversão

Diversificação de destinos 

Outro ponto interessante a ser observado como tendência de viagens em 2024 é que muitos brasileiros estão preferindo desbravar destinos alternativos, fora das rotas de turismo tradicionais, e, de preferência, com pessoas desconhecidas. A diversificação de destinos é uma tendência super positiva para o turismo, já que, além de oferecer aos viajantes a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas, ajuda a promover o desenvolvimento econômico e social de destinos menos conhecidos.

Pessoas trabalhando em Cotonou, Benin

Foto tirada por nosso cliente Carlos Zanetti em sua viagem ao Benin

Sugestão de leitura: Jornadas autênticas e fascinantes: 7 viagens para criar memórias

Agora que você conferiu algumas tendências do turismo 2024, que tal começar a se planejar para viver essas experiências?

A Adventure Club te leva para lugares fascinantes, onde você poderá entrar em contato com diferentes culturas e pessoas. Fale conosco e conheça nossos roteiros, cuidadosamente elaborados para proporcionar experiências únicas. 

Deixe um comentário

Close Menu